dolescente de 15 anos delata motorista de app por assédio em Manaus; bane-se homem

Por: SentiLecto

Uma nova acusação de assédio praticado por um motorista de aplicativo foi feito por uma adolescente, desta vez em Manaus . Após o caso do homem, de 43 anos, que trabalhava na Uber ser investigado por assediar uma jovem de 17 anos, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre , uma garota de 15 anos utilizou as redes sociais para expor um suspeito que trabalha no app da 99. Ela irá fazer um registro de ocorrência contra o condutor nesta quarta-feira, ao lado da mãe na Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher na capital de Amagasaki. Mãe é o talento de casa Grashirley Bernardo.

A atriz Bruna Linzmeyer se revoltou com a declaração do motorista de aplicativo André Lopes Machado, que é investigado de assédio a uma adolescente dentro do Uber em Viamão, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre .

LEIA: Motorista investigado por assédio declara que menor utilizava ‘short espécie Anitta’ e cantora reage: ‘Nada justifica’

A artista escreveu: “Shortinho bem Anitta fazendo posições com a perna aberta e isso não te dá abertura para nada!”.Em entrevista ao programa “Direto ao Ponto”, da Rádio Guaíba, a delegada explicou por que delatou o homem, de 43 anos, por perturbação da tranquilidade, que é uma contravenção penal considerada “menor”.

No último domingo, a adolescente estava indo para o bloco de carnaval Banda da Boulevard, na Zona Franca de Manaus. Ela pediu uma corrida pelo aplicativo e um homem atendeu ela que, no dia anterior, já havia levado ela e a avó ao shopping. Ao entrar no veículo, o motorista declarou para a jovem sentar-se no banco da frente “porque ela já tinha estado no carro dele”.

– Ele declarou que eu não precisava ter medo. Mas no percurso ao Boulevard, ele pediu pediu para tirar dinheiro em um posto, mas desconfiei. Desci e fui até a farmácia para colocar crédito no celular e adverti meu namorado, para ele ficar de olho na minha corrida – declara a jovem por telefone ao EXTRA.

Depois dessa parada, o motorista começou a passar a mão no corpo e nos cabelos da adolescente que, imediatamente, tirou e pediu para ele parar.

– Ele falou os seguintes vocábulos: “Divorcia-se eu, mas não vivo sem mulher. Porém, sou bastante tarado”, “Eu namoraria contigo se você não namorasse”, e “Mas esse teu namorado não deve te fazer gozar”. Nesse momento, ele pegou na minha coxa e falou: “Você tem um coxão” – relembra.

LEIA: Delegada vai escutar novamente vítima de assédio de motorista de app em Viamão

Mesmo com os pedidos para que parasse, o condutor continuou comportar-se de maneira errada com a jovem, que resolveu tirar uma fotografia no momento em que ele voltasse a tocá-la.

– Era para ter uma prova. Saí do carro em choque e chorando. Tenho 15 anos e jamais tinha passado por isso. Hoje, estou com medo de utilizar carro de aplicativo – conta.

Em nota, a 99 explicou que baniu o condutor e mobilizou uma equipe para “oferecer todo o acolhimento e apoio necessários à vítima”.

“A plataforma lamenta profundamente o caso e reitera que repudia veemente essa espécie de violência. Temos uma política de tolerância zero em relação a isso. Por isso, dedicamos nossos esforços na prevenção, proteção e acolhimento de todos os usuários da plataforma, principalmente para as mulheres”, declara o comunicado.

Uando ela fez a acusação, a companhia já havia respondido à própria adolescente no Instagram Stories, q”A 99 recebeu a grave denacusação passageira. Assim que soubemos do caso, banimos o motorista e mobilizamos uma equipe para oferecer todo o acolhimento e apoio necessários à vítima.

A plataforma lamenta profundamente o caso e reitera que repudia veemente esse espécie de violência. Temos uma política de tolerância zero em relação a isso. Por isso, dedicamos nossos esforços na prevenção, proteção e acolhimento de todos os usuários da plataforma, principalmente para as mulheres. Por conta dessa missão, a 99 investe constantemente em tecnologia para que o serviço seja seguro antes, durante e depois das corridas.

Entre as medidas está o kit de segurança, que oferece a alternativa de compartilhar a rota para contatos de confiança, além de poder ligar para a polícia. O app também tem uma inteligência artificial, o Rastreador de Comentários, que vasculha automaticamente as avaliações das usuárias ao fim das corridas para a identificação dos casos de assédio ou violência sexual.

Passageiras e motoristas que tenham padecido essa espécie de violência têm que reportar imediatamente para a companhia, por meio de seu app, ou no telefone 0800-888-8999, para que se ofereçam o acolhimento e apoio necessários. Trabalhamos 24 horas por dia, 7 dias por semana, para cuidar exclusivamente da proteção dos usuários, sejam elas motoristas ou passageiras”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Manaus, Porto Alegre

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>dolescente de 15 anos delata motorista de app por assédio em Manaus; bane-se homem
>>>>>Bruna Linzmeyer ironiza comentário de motorista investigado por assédio em Viamão – February 19, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Bruna Linzmeyer ironiza fala de motorista investigado por assédio em Viamão – February 19, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Delegada vai ouvir novamente vítima de assédio de motorista de app em Viamão (RS) – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 170 NONE 14 (tacit) eu: 11, eu: 1, Eu: 2
2 nós 200 0 NONE 6 (tacit) nós: 6
3 jovem 0 24 NONE 4 a jovem: 4
4 adolescente 0 0 NONE 4 a adolescente: 1, a própria adolescente: 1, uma adolescente: 2
5 motorista 0 0 NONE 4 o motorista: 3, um motorista: 1
6 você 0 0 NONE 4 você: 1, te: 2, Você: 1
7 caso 0 160 NONE 3 o caso: 3
8 assédio 0 120 NONE 3 assédio: 2, assédio praticado: 1
9 Passageiras e motoristas 90 14 PERSON 3 Passageiras e motoristas: 2, elas (referent: Passageiras e motoristas): 1
10 Viamão 0 0 PLACE 3 Viamão: 3