Intervenção decide extinguir 12 UPPs; outras sete serão absorvidas por outras unidades

Por: SentiLecto

O Gabinete de Intervenção Federal decidiu extinguir 12 Unidades de Polícia Pacificadora . Outras sete serão absorvidas por outras unidades. Tomou-se a resolução com base em um estudo elaborado durante três meses, em meados de o ano passado, por delegação de policiais de o Estado Maior e de a Coordenadoria de Polícia Pacificadora.

Policiais do #18BPM acabaram de prender o criminoso vulgo “2N”,administradore do tráfico da Comunidade Bateau Mouche, na Rua Euvira da Fonseca, descida do Morro da Caixa D\&\#8217;Agua, Complexo da Covanca – Tanque. Se o apreendeu com o criminoso uma pistola .9mm. #PMERJ #ServireProteger pic.twitter.com/Hj3y94vqM4

No domingo 15 de abril homens do Exército e tanques ocupavam, na tarde deste domingo, os acessos à comunidade Bateu Mouche, na Praça Seca, Zona Oeste do Rio. Segundo o Comando Militar do Leste , a ação dos militares não era uma profissão. As tropas haviam sido deslocadas para dar suporte a uma operação da Polícia Militar.

Duas unidades já tiveram suas atividades concluídas: Batan e Vila Kennedy, ambas na Zona Oeste. Além dessas, também serão extintas as UPPs da Rocinha, Caju, Camarista Méier, Cidade de Deus, Coroa/Fallet/Fogueteiro, Prazeres, Lins, São Carlos, São João e Mangueirinha — próxima unidade a concluir suas atividades, segundo o calendário da intervenção.

A Secretaria de Segurança estuda modificar algumas unidades em regimentos com perfil operacional, caso da Rocinha — onde, segundo o diagnóstico da PM, agentes da UPP pararam de patrulhar 51% da favela. A unidade tem o maior contingente de policiais entre todas as UPPs: lá estão lotados cerca de 700 homens. Se aprovado, o efetivo do novo regimento seria mais enxuto, e contaria com o suporte do Batalhão de Choque e do Bope, que seguiriam ocupando a favela. PMs com perfil de proximidade seriam realocados em outras favelas onde o programa é bem-sucedido.

De acordo com a PM, o criminoso foi preso na rua Euvira da Fonseca, na descida do Morro da Caixa D’água, no Complexo da Covanca. Se a apreendeu com o criminoso uma pistola 9mm.

Após a saída das UPPs das favelas, o Comando de Operações Especiais passará a fazer uma série de ações nos locais. Todos os PMs atualmente lotados nas unidades que serão extintas vão passar a reforçar os batalhões responsáveis pelas áreas de cada UPP.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Carlos

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Intervenção decide extinguir 12 UPPs; outras sete serão absorvidas por outras unidades
>>>>>PM prende gerente do tráfico da favela Bateau Mouche, na Praça Seca – April 23, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Criminosos pulam do quinto andar de prédio em perseguição com a PM – April 18, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>PM é baleado em tentativa de assalto próximo ao Fórum de Campo Grande – April 17, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>PM baleado em tentativa de assalto não corre risco de vida – April 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Segurança de escola é baleado durante arrastão na Zona Norte do Rio – April 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Jovem é baleado em ação para checar sequestro de PM no Jacarezinho; área deve ser evitada, diz prefeitura – April 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>PM é baleado na Linha Vermelha quando ia a hospital pegar remédios para a mãe – April 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>PM baleado em tentativa de assalto tem estado de saúde estável – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Suspeito é morto por PM em assalto na Zona Norte do Rio – April 16, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Policial Militar é morto em Niterói logo após deixar o posto de trabalho – April 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Vídeo mostra PM sendo baleado em tentativa de assalto, na Zona Norte do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Vídeo mostra criminosos em fuga após balearem PM, na Zona Oeste do Rio – April 17, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mulher é atingida por bala perdida em tiroteio perto da Rodoviária Novo Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Três pessoas são mortas em comunidade no Itanhangá, Zona Oeste do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Criminosos fogem de blitz e são presos em frente a shopping da Zona Sul do Rio – April 21, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 criminoso 0 320 NONE 3 o criminoso: 3
2 unidade 0 80 NONE 2 A unidade: 1, próxima unidade: 1
3 Complexo da Covanca 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele (referent: Complexo_da_Covanca): 1, Complexo_da_Covanca: 1
4 PM 0 0 ORGANIZATION 2 a PM: 1, (tacit) ela (referent: a PM): 1
5 contaria com o apoio de o batalhão_de_choque e de o bope 0 0 NONE 2 contaria com o apoio de o Batalhão_de_Choque e de o Bope: 2
6 favelas 0 0 NONE 2 outras favelas: 1, as favelas: 1
7 pistola 0 0 NONE 2 uma pistola: 2
8 prender o criminoso vulgo 2n gerente de o tráfico de a comunidade_bateau_mouche em a rua_euvira_da_fonseca descida de o morro_da_caixa d\e\8217 0 160 NONE 1 prender o criminoso vulgo 2N gerente de o tráfico de a Comunidade_Bateau_Mouche em a Rua_Euvira_da_Fonseca descida de o Morro_da_Caixa D\e\8217: 1
9 o maior contingente 0 80 NONE 1 o maior contingente: 1
10 preso 0 80 NONE 1 preso: 1