Justiça conserva preso suspeito de jogar no oceano caixas com armas de acusado de matar Marielle Franco

Por: SentiLecto

O ministro João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça , negou o pedido liminar de revogação da prisão preventiva de Josinaldo Lucas Freitas, o Djaca, assinalado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio, que assinala que Djaca teria feito parte de uma trama, supostamente liderada por Elaine Lessa, mobilizada para se desfazer das armas de Ronnie Lessa logo após sua prisão, em março do ano passado, como um dos responsáveis por ocultar armas ligadas ao sargento reformado da PM Ronnie Lessa, que também está preso, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. Faz 3 meses, Djaca foi preso de o ano passado em a Operação Submersus, junto com a mulher de Lessa, Elaine Lessa, o irmão de ela, Bruno Figueiredo e José Márcio Mantovano, o Márcio Gordo.

As pesquisas de Queiroz no Facebook estão mencionadas nas alegações finais que o MPRJ entregou no dia 18 de dezembro ao juiz Gustavo Kalil, do 4º Tribunal do Júri da capital, onde tramita o processo de assassinatos da vereadora e do motorista. Faz 2 anos, a o crime, acontecido em 14 de março de 2018, o ex-policial acessou os perfis de o ex-deputado federal Jean Wyllys e de a deputada Jandira Feghali, entre outros políticos, em datas anteriores, mas não se interessou pela conta de Marielle. Para os investigadores, isso é um sinal de que o nome da vereadora só entrou na mira dos acusados cerca de 15 dias antes do crime.O ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, preso pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, pesquisou os perfis de políticos filiados a partidos de esquerda no Facebook. Para o Ministério Público do Rio de Janeiro , o interesse por essas contas prova que Élcio tinha os mesmos interesses do amigo Ronnie Lessa, sargento reformado da PM, nutrindo o mesmo Animosidade a nomes ligados a siglas de esquerda e movimentos sociais de defesa aos direitos humanos. Queiroz e Lessa estão presos desde março do ano passado, suspeitos do crime, na Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia, no norte do estado.

Para o ministro, os fundamentos da resolução de prisão preventiva – a garantia da ordem pública e a conservação dos inquéritos criminais em curso – não exibem, em juízo preliminar, ilegalidade que justifique a concessão da soltura. O pedido de habeas corpus seguirá sendo apreciado pelo STJ, sob relatoria da ministra Laurita Vaz. Ele teria contratado os serviços de um barqueiro na Barra da Tijuca, e teria descartado uma caixa com armas de Lessa no oceano, próximo às Ilhas Tijuca. Mesmo após buscas feitas pela Marinha do Brasil, os objetos não foram encontratos até hoje.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Gambia

Cities: Barra

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Justiça conserva preso suspeito de jogar no oceano caixas com armas de acusado de matar Marielle Franco
>>>>>Acusado de dirigir carro usado na morte de Marielle tem o mesmo perfil de ódio pela esquerda que Ronnie Lessa – January 22, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o ministro 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: o ministro): 2, Ele (referent: o ministro): 1
2 ilegalidade 0 160 NONE 2 ilegalidade: 2
3 Djaca 0 80 PERSON 2 Djaca: 1, (tacit) ele/ela (referent: Djaca): 1
4 Queiroz e Lessa 0 80 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Queiroz e Lessa): 1, Queiroz e Lessa: 1
5 alegações 0 0 NONE 2 as alegações finais: 2
6 o Facebook 0 0 PLACE 2 o Facebook: 2
7 sinal 0 0 NONE 2 um sinal: 2
8 o ex-policial militar Élcio_vieira_de_queiroz preso por a morte de a vereadora marielle_franco e de o motorista anderson_gomes 0 165 NONE 1 O ex-policial militar Élcio_Vieira_de_Queiroz preso por a morte de a vereadora Marielle_Franco e de o motorista Anderson_Gomes: 1
9 suspeitos de o crime 0 160 NONE 1 suspeitos de o crime: 1
10 ódio 0 100 NONE 1 ódio: 1