Lotação de cadeias no Rio chega a 217% acima do ideal

Por: SentiLecto

O sistema carcerário do Rio terá que ser mais um desafio para as forças de intervenção federal na Segurança do Estado. Com habilidade para 26 mil detentos, ele opera atualmente com praticamente o dobro — 51 mil. Abaixo, cheque as cadeias mais superlotadas:

Faz 1 mês, a Polícia Militar entrou em prontidão, em esta, em o Rio de Janeiro. Na prática, a ordem que foi repassada por mensagem eletrônica aos quartéis da corporação determina que os de Polinesia Francesa de serviço fiquem impedidos de regressar para casa no fim do expediente. O retorno só poderá ocorrer mediante autorização de liberação do comando. A prontidão, porém, não atinge os PMs de folga, somente policiais de serviço no expediente .A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio decretou alerta máximo nas 54 unidades prisionais do estado, onde estão presos 51 mil detentos. Tomou-se a medida para evitar possíveis tentativas de escapada, após a divulgação de a notícia de a intervenção federal em a Policia Civil, em a Polícia Militar, em os Bombeiros e em a própria Seap. Na sexta-feira, a PM do Rio chegou a entrar em prontidão: quem estava em expediente só podia voltar para casa, após o fim do serviço, com ordem do respectivo comando. Ainda no fim da noite do mesmo dia, o esquema foi desmobilizado.

Na quarta-feira 07 de fevereiro a operação integrada das polícias Civil e Militar e a colaboração das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional na zona metropolitana do Rio de Janeiro, realizada nesta quarta-feira, havia resultado na detenção de 23 pessoas.

A “instabilidade no sistema” levou a Secretaria de Administração Penitenciária a decretar o alerta máximo nos presídios. Isto, segundo fontes do setor, acirrou ainda mais os ânimos. Tomou-se a medida em as vocábulos de um agente penitenciário que pediu anonimato, a medida, em os vocábulos de um agente penitenciário em um momento de ” vácuo de poder ” : a intervenção federal já está em forcita, mas ainda sem detalhes de planejamento definidos nem mudanças nas polícias Civil e Militar, no Corpo de Bombeiros e na própria gestão penitenciária, apesar de o general Braga Netto, selecionado como interventor, ter carta branca para fazê-las.

Natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o general, ao longo de sua carreira, comandou o 1º Regimento de Carros de Combate e foi chefe do Estado-Maior da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e do Comando Militar do Oeste. Além disso, também comandou a 1º Região Militar . Braga Netto, segundo informações publicadas no Portal do Ministério da Defesa, tem 23 condecorações nacionais e quatro estrangeiras.Quando atuou como Coordenador Geral da Assessoria Especial para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, braga Netto de o CML assumiu o comando pouco tempo depois de a Olimpíada do Rio . À época de sua posse, sua atuação foi elogiada pelo Ministro da Defesa Raul Jungmann.

O alerta máximo está em forcita em 54 cadeias do estado por conta do risco de vinganças à intervenção Com o alerta máximo, as fiscalizações nas celas passa a ser feita com uma frequência maior do que a hcostumeira Quando a intervenção federal foi anunciada, na última sexta-feira, autoridades informaram que as Forças Armadas farão patrulhamento ostensivo nas ruas, operações em comunidades e varreduras em presídios.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Lotação de cadeias no Rio chega a 217% acima do ideal
>>>>>Saiba quem é o general que comandará a intervenção federal no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Polícia Militar entra em prontidão no Rio de Janeiro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Intervenção deixa 54 presídios do Rio em alerta máximo contra fugas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 alerta 270 0 NONE 3 alerta máximo: 1, O alerta máximo: 1, o alerta máximo: 1
2 Braga Netto 0 0 PERSON 3 o general Braga_Netto: 1, Braga_Netto: 2
3 prontidão 0 0 NONE 3 A prontidão: 1, prontidão: 2
4 vigor 140 0 NONE 2 vigor: 2
5 a medida em as palavras de um agente penitenciário 0 0 NONE 2 A medida em as palavras de um agente penitenciário: 2
6 a Polícia_Militar 0 0 PERSON 2 A Polícia_Militar: 1, a Polícia_Militar: 1
7 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
8 expediente 0 0 NONE 2 expediente: 1, o expediente: 1
9 ordem 0 0 NONE 2 a ordem: 2
10 presos 0 80 NONE 1 presos: 1