Macri: “Inicia etapa de sérios inquéritos sobre acidente com submarino”

Por: SentiLecto

Mauricio Macri declarou neste sábado que a confirmação da morte, “em circunstâncias dramáticas”, dos 44 tripulantes do submarino ARA San Juan, causa “enorme dor” Mauricio Macri é o presidente argentino., mas evidenciou que inicia uma etapa de inquéritos para se saber “toda a verdade”.

O líder em um vídeo institucional disse: “Uma verdade com a qual estamos comprometidos desde o primeiro dia e que é necessária para homenagear e respeitar nossos heróis e seus familiares, aos quais quero toda a força para superar esta grande dor”.

Na madrugada passada, a Marinha confirmou que se localizaram os destroços de o ARA San Juan em o fundo de o Oceano Atlântico, justamente um ano e um dia depois de se comunicar pela última vez; e ao longo do dia, com imagens feitas no local, se detalhou que quando sumiu, o barquinho padeceu uma implosão, se dividindo em várias partes.

O navio tem que chegar a região no fim da tarde desta sexta-feira para mandar veículos autônomos com câmeras de alta definição para investigar de perto o local descoberto.Se os localizou, segundo o jornal argentino “Clarín”, as primeiras informações, confirmadas quase que imediatamente pela Marinha e pelo Governo, mencionaram que os restos do submarino, que estaria “achatado na proa” no mesmo lugar onde foi registrada, há um ano, o equívoco hidroacústica, informado na época por organizações internacionais.Segundo mencionou a Ocean Infítiny, que vai receber US$ 7.5 milhões pelo achado, o submarino estava localizado a 800 metros de profundidade, a 600 quilômetros da cidade de Comodoro Rivadavia, onde se tinha montado o centro de operações durante a busca.

O presidente explicou: “O ministério da Defesa confirmou que a equipe de busca da Ocean Infinity reportou que os destroços do submarino San Juan foram achados em uma área próxima aonde tinha se reportado pela última vez”.

Na sua vez, ainda de acordo com a publicação, a Marinha da Argentina havia anunciado há três dias que o navio de Noruega Seabed Constructor, que abriga o centro de operações montado para o resgate, iria se deslocar para a região da Península Valdés a mando da juíza Marta Yáñez. Com os novos descobrimentos, ele deve regressar a região delimitada pela Ocean Infinity.

Para Macri, que confirmou que “como homenagem” aos tripulantes vai ser decretado “luto nacional por três dias”, estes foram 366 dias “bastante difíceis para todos os argentinos, mas bastante especialmente para os familiares dos tripulantes”.

“Hoje é o dia mais triste. Trata-se de uma heroína e 43 heróis que deixaram um vazio nas vidas de seus entes desejados”, declarou Macri.

“Selecionaram um ofício de risco. Dedicaram sua vida a nos defender e cuidar de nosso oceano com dignidade e orgulho. Levaram adiante sua tarefa com nacionalismo, vocação de serviço e coragem. São um exemplo precioso para muitos argentinos”, sublinhou o presidente de Argentina.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Argentina

Cities: San Juan

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Macri: “Inicia etapa de sérios inquéritos sobre acidente com submarino”
>>>>>Argentina acha novo sinal que pode ser de submarino desaparecido há 1 ano – November 16, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Submarino argentino desaparecido com 44 tripulantes é encontrado após um ano – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Empresa americana encontra submarino argentino desaparecido há um ano – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Marinha 15 105 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: a Marinha): 2, Marinha: 1, a Marinha: 1
2 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 Ocean Infinity 0 50 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: a Ocean_Infinity): 2, a Ocean_Infinity: 1
4 Mauricio Macri 0 0 PERSON 3 Mauricio_Macri (apposition: O presidente de a Argentina): 1, Macri: 2
5 nós 0 40 NONE 2 nos: 1, (tacit) nós: 1
6 heróis 160 0 NONE 2 43 heróis: 2
7 Ocean Infítiny 0 0 ORGANIZATION 2 a Ocean_Infítiny: 2
8 Seabed Constructor 0 0 PERSON 2 Seabed_Constructor: 2
9 argentinos 0 0 NONE 2 muitos argentinos: 1, todos os argentinos: 1
10 navio 0 0 NONE 2 O navio: 1, o navio norueguês: 1