Moradores da Rocinha não conseguem sair de casa por causa de tiroteio e perdem prova da Uerj

Por: SentiLecto

Alunos do Projeto de Ensino Cultural e Educação Popular , um curso pré-vestibular comunitário que prepara estudantes da Rocinha, na Zona Sul do Rio, para o ingresso em universidades públicas, não conseguiram sair de casa na manhã deste domingo e perderam a prova da Uerj. Segundo os diretores do curso, cerca de 80% dos 90 estudantes do curso não conseguiram fazer o segundo exame de qualificação para a universidade, que ocorreu na manhã de hoje.

Faz 8 meses, mesmo com o tiroteio, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio ainda não fechou nenhuma via que passa por a Rocinha.Faz 8 meses, mesmo com o tiroteio, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio ainda não fechou nenhuma via que passa por a Rocinha.

“Você não acreditará, acho que não terá como fazermos a prova da Uerj… A Rocinha tá em combate… Ladrinha contra ladrinha. Acho que estudamos para nada. Parece cena de consternação… Chorei!”, escreveu um dos estudantes, na manhã deste domingo, para Mariana Alves, uma das diretoras do curso.

As aulas do curso são de segunda a sexta de 18h às 22h e aos sábados de 8h às 12h. Neste sábado, véspera da prova, na última aula antes do exame, os estudantes tiveram uma aula especial sobre sexualidade e leram textos de Clarice Lispector. Alunos de a Escola Parque fundaram em 2001 O PECEP.

Pelo menos uma pessoa faleceu e duas ficaram feridas durante o combate entre traficantes na Rocinha. Segundo a Polícia Civil, os confrontos são fruto de uma disputa entre aliados de Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, e de Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, pelo controle da favela. Rogério teria desobedecido uma ordem de Nem, que está num presídio de segurança máxima, para deixar o controle do morro. Neste domingo, ladrinhas saíram de outras favelas dominadas pela mesma facção para recomeçar o controle da favela para o bando de Nem.

Na sua vez, invasão no Juramento e nervosismo no presídioNo Presídio Jonas Lopes de Carvalho, unidade do Complexo de Gericinó que abriga os detentos da ADA, o movimento de advogados dos chefes da facção impressionou agentes penitenciários. Na unidade, estão presos Celso Luís Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, e Carlos José da Silva Fernandes, o Arafat.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Moradores da Rocinha não conseguem sair de casa por causa de tiroteio e perdem prova da Uerj
>>>>>Favela da Rocinha vive clima de tensão com disputa entre Nem e Rogério 157 – September 16, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>PM pede para população evitar região da Rocinha por causa de tiroteio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Morador faz transmissão ao vivo de tiroteio na Rocinha – September 17, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Intenso tiroteio assusta moradores de Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio – September 15, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Rocinha 0 20 ORGANIZATION 5 a Rocinha: 3, (tacit) ele/ela (referent: a Rocinha): 1, A Rocinha tá em guerra: 1
2 via 0 0 NONE 4 nenhuma via: 4
3 alunos 90 0 NONE 3 os 90 alunos: 1, os alunos: 2
4 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
5 o Centro_de_Operações_da_Prefeitura_do_Rio 0 0 PLACE 3 (tacit) ele/ela (referent: o Centro_de_Operações_da_Prefeitura_do_Rio): 1, o Centro_de_Operações_da_Prefeitura_do_Rio: 2
6 aula 90 0 NONE 2 uma aula especial: 1, a última aula: 1
7 a prova de a uerj 0 0 NONE 2 a prova de a Uerj: 2
8 curso 0 0 NONE 2 o curso: 1, um curso pré-vestibular comunitário: 1
9 nós 0 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
10 tiroteio 0 0 NONE 2 o tiroteio: 2