‘Prisão dos envolvidos no caso Marielle talvez ocorra neste mês’, declara governador

Por: SentiLecto

O governador Wilson Witzel alegou, em entrevista coletiva após reunião do secretariado, que os envolvidos na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes podem ser presos ainda neste mês. Faz 10 meses, o caso ocorreu de o ano passado e já são quase dez meses sem respostas.

— O caso Marielle está próximo sim de uma solução, não tenho atribuição legal para olhar os autos do processo que estão sob sigilo. Só quem pode ter acesso são os delegados lotados na delegacia com atribuição para investigar. A informação que eu tenho é a que a solução do caso e a prisão dos envolvidos talvez ocorra ainda até o final desse mês. Foi só essa informação que eu pedi, porque existe a questão da federalização. Então perguntei ao secretário a situação do caso, e ele declarou que está próximo da elucidação. Agora quem está envolvido, eu não sei — alegou o governador.

Giniton Lages está cuidando exclusivamente da apuração dos homicídios. Giniton Lages é o titular da Delegacia de Homicídios da Capital . Outra novidade é a retomada e reanálise de investigações de assassinatos dos últimos 20 anos que se os esclareceram não . Entre eles, estão homicídios cometidos pela milícia e a mando da contravenção. Entre os casos, estão os assassinatos do presidente do Portela Marcos Falcon, em 2016; o do sargento da reserva Geraldo Pereira, no mesmo ano; e o do contraventor Haylton Carlos Gomes Escafura, em 2017.

Um dos alvos da Delegacia de Homicídios da Capital , nas operações realizadas em dois estados nesta quinta-feira, é um expert em clonagem de veículos. O homem é suspeito de ter ligação com o homicídio da vereadora Marielle. A partir desta prisão, os investigadores desejam obter provas contra os integrantes do Escritório do Crime, grupo de matadores de aluguel formado principalmente por policiais expulsos da PM.

Na sua vez, – Matou policial, vamos buscar o autor do crime, vinculando-o ao chefe. Adotaremos a teoria final do fato. Se houver informações de que aquela liderança deu a ordem para o crime, será indiciado – explicou o delegado.Os crimes cujo alvo são policiais também ganham atenção do novo setor. Segundo Antônio Ricardo, o núcleo de inquéritos voltado para os assassinatos de agentes vai ser reformulado. Uma estratégia a ser usada é vincular o homicida ao chefe da facção criminosa. O objetivo é imputar à liderança o dtransgressão fazendo com que a justiça aumente a pena na hora de julgar o caso.

Na quinta-feira 03 de janeiro o vereador Marcello Siciliano havia prestado testemunho na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente , nesta quinta-feira, sobre a munição encontrada em seu apartamento, na Barra da Tijuca, no último dia 14, durante uma operação. A polícia desejava saber também onde estavam as duas armas, cujas notas fiscais haviam sido apreendidas no imóvel. A investigação de Polinesia Francesa investigava grilagem de terras na Zona Oeste, uma das linhas de inquérito que a Delegacia de Homicídios da Capital e o Ministério Público do Rio têm seguido para chegar aos homicidas da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Uma testemunha do caso assinalava Siciliano como um dos envolvidos nos assassinatos.

Além da munição e das notas fiscais, os agentes da DPMA apreenderam HDs, computadores e documentos em seis imóveis de Siciliano. A assessoria de jornalismo do vereador negou que ele tivesse ido prestar testemunho e informou que Siciliano foi somente buscar parte dos objetos que lhe se a devolveu .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>’Prisão dos envolvidos no caso Marielle talvez ocorra neste mês’, declara governador
>>>>>Delegado titular da DH cuidará apenas da investigação dos assassinatos de Marielle e Anderson – January 09, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 40 NONE 6 (tacit) eu: 3, eu: 3
2 informação 0 0 NONE 4 essa informação: 2, A informação: 2
3 Marcello Siciliano 0 0 PERSON 3 Siciliano: 2, o vereador Marcello_Siciliano: 1
4 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
5 assassinatos 0 160 NONE 2 assassinatos cometidos: 1, os homicídios: 1
6 crimes 0 160 NONE 2 Os crimes: 2
7 atribuição 80 0 NONE 2 atribuição legal: 1, atribuição: 1
8 Anderson Gomes 0 0 PERSON 2 o motorista Anderson_Gomes: 2
9 HDs 0 0 PERSON 2 (tacit) ela (referent: HDs): 1, (tacit) ele/ela (referent: HDs): 1
10 armas 0 0 NONE 2 as duas armas: 2