Apartamento Pompeia / Estúdio DEIXA

Por: SentiLecto

Caracterização mandada pela equipe de projeto. O adequado ZI está no 3º andar de uma construção na Vila Pompeia. Sendo um entre os tantos lançamentos na área, o empreendimento oferece aos futuros habitantes apartamentos prontos, com a alternativa de ser entregue no contrapiso.

Essa circunstância, aliada ao desejo de economia da habitante, que iria povoar sua primeira casa, governou a uma intervenção mínima e elementar: a mudanças do espaço através do piso e a ilustração de mobílias pontuais – prateleiras e armários em marcenaria, estante e sapateira em serralheria.

Se anexou a estante a estrutura de concreto pré-existente, em a qual , não poderia ser demolida. Dada essa situação, viga e coluninha tiveram sua materialidade crua exposta, instituindo um elemento singular na composição das salas. Se esboçaram bancadas e prateleiras em diálogo com essa intervenção, em concreto aparente para todos ambientes.

Uma estante dupla rostito, que respeita a espessura da parede existente logo na entrada do apartamento, serve o hall de entrada ao mesmo tempo em que oferece suporte para utensílios de cozinha. Esboçou-se um conjunto de duas peças também em serralheria, para armazenar sapatos ou ser apropriado de outra forma por a habitante.

Se conservou a distribuição original de os cômodos a fim de compatibilizar a privacidade e convivência de os novos habitantes – mãe e filho –, porém se modificou a comunicação entre eles . As paredes que dividiam a lavanderia da cozinha, a cozinha da sala e a sala do escritório, foram substituídas por portas de correr em madeira e policarbonato que, além de serem divisórias translúcidas que garantem a passagem de luz entre os espaços, permitem uma interação flexível entre os ambientes. Quando fechadas quando abertas unificam a área habitual, isolam a cozinha da sala ou a sala do escritório, instituindo espaços de refúgio e intimidade ,  dando espaço para maior sociabilidade.

Fonte: archdailybrasil-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Apartamento Pompeia / Estúdio DEIXA
>>>>>Apartamento MJ / Estúdio DEIXA – June 17, 2018 (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 intervenção 0 50 NONE 2 essa intervenção: 1, uma intervenção mínima: 1
2 estante 0 0 NONE 2 a estante: 1, Uma estante dupla: 1
3 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
4 face 0 0 NONE 2 face: 2
5 serralheria 0 0 NONE 2 serralheria: 2
6 tempo 0 0 NONE 2 tempo: 2
7 área 0 0 NONE 2 a área comum: 1, a área: 1
8 sua materialidade crua 0 80 NONE 1 sua materialidade crua: 1
9 a cozinha de a sala ou a sala de o escritório 80 0 NONE 1 (tacit) eles/elas (referent: a cozinha de a sala ou a sala de o escritório): 1
10 a distribuição original de os cômodos 80 0 NONE 1 a distribuição original de os cômodos: 1