ForbiddenCityBeijingShenwumenGate.JPG

Arte ou arquitetura? 13 projetos que diluem as fronteiras

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Forbidden City Beijing Shenwumen Gate

É uma questão polêmico que faz parte dos debates do mundo da arquitetura há muito tempo, se a arquitetura é ou não é uma maneira de arte. Se nos determos à definição geral da palavra “arte”, a arquitetura poderia potencialmente se enquadrar nela: “a expressão ou a aplicação da habilidade criativa humana e da imaginação, tipicamente em uma forma visual como a pintura ou a escultura, produzindo obras a serem apreciadas principalmente por sua beleza ou poder emocional.” Como qualquer pessoa envolvida na disciplina arquitetônica possivelmente conhece, há uma abundância de definições variadas da vocábulo “arquitetura”, portanto, se seu objetivo primário é alcançar a beleza ou coordenar o espaço, isso é algo discutível.

Pergunte a Jay A. Pritzker, fundador do Prêmio Pritzker, e ele pode declarar que “a arquitetura pretende transcender a simples necessidade de alojamento e segurança, tornando-se uma expressão de arte”. Pergunte ao Jonathan Jones, do jornal The Guardian, e ele pode declarar que “a arquitetura éa arte que todos nós encontramos com mais freqüência, mais intimamente, mas precisamente porque é funcional e necessária para a vida, é difícil ser claro sobre onde começa a ‘arte’ em uma construção.” Mas essa ambiguidade é parte do que torna o campo da arquitetura desafiador e emocionante. Para festejar este aspecto complicado e rico da arquitetura, compilamos a seguir uma lista com algumas das obras que poderiam ser vistas como arte, arquitetura ou ambos, dependendo de quem olha, oferecendo algum contexto à fronteira obscura entre estes dois campos.

O acontecimento não se conterá à sua principal locação – a Usina de Arte no tradicional bairro de La Boca – mas abarcará toda a cidade com novos locais de eexibição pcaminhosarquitetônicos e mostras audiovisuais.Buenos Aires vai ser a sede internacional da arquitetura. A Bienal BA17, um dos maiores acontecimentos de arquitetura da América Latina, ocorrerá entre os dias 9 e 20 de outubro. Através de exibições, discussões e conferências com universitários, profissionais e entusiastas da arquitetura, a bienal vai oferecer um panorama da produção atual da arquitetura internacional.

O Prémio Pritzker ou Prêmio Pritzker é um prémio internacional de arquitetura.

Fonte: archdailybrasil-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Arte ou arquitetura? 13 projetos que diluem as fronteiras
>>>>>Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires 2017: de 9 a 20 de outubro – April 22, 2017 (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 fundador de o prêmio_pritzker 35 0 NONE 4 ele (referent: fundador de o Prêmio_Pritzker): 2, (tacit) ele/ela (referent: fundador de o Prêmio_Pritzker): 2
2 arquitetura 0 0 NONE 4 arquitetura: 1, a arquitetura éa: 1, a arquitetura: 2
3 questão 0 160 NONE 2 uma questão controversa: 2
4 bienal 0 0 ORGANIZATION 2 A Bienal: 2
5 celebrar este aspecto complexo 70 50 NONE 1 celebrar este aspecto complexo: 1
6 ser claro sobre onde 60 50 NONE 1 ser claro sobre onde: 1
7 transcender a simples necessidade de abrigo e segurança uma expressão de arte 110 40 NONE 1 transcender a simples necessidade de abrigo e segurança uma expressão de arte: 1
8 essa ambiguidade 0 20 NONE 1 essa ambiguidade: 1
9 profissionais e entusiastas de a arquitetura 140 0 NONE 1 profissionais e entusiastas de a arquitetura: 1
10 o campo de a arquitetura desafiador e emocionante 70 0 NONE 1 o campo de a arquitetura desafiador e emocionante: 1