Casa LP1 / Paz Arquitectura

Por: SentiLecto

Caracterização mandada pela equipe de projeto. Localizada em um condomínio próximo da cidade guatemalense, a casa LP1 ocupa a parte alta de um terreno, com tendência pronunciada, rodeado por bosques de pinheiros e ciprestes.

Localizada nos arredores da Cidade da Guatemala em um local voltado para a criação de cavalos, a casa Ayvalaan aproveita-se da vista para o vale, instituindo as melhores condições para que a dona possa conservar-se em contato com seus cavalos e o mundo da equitação.

Como o acesso se encontra na parte superior do terreno, buscou-se gerar uma ênfase física ao nível superior da casa que é ocupado pela área de dormitórios, motivo pelo qual sua volumetria e encerramentos buscam o predomínio da privacidade. O volume superior consiste numa caixa de concreto aparente que reflete declarado material na parte exterior e interior. Todos os painéis verticais exteriores são de madeira de pinheiro tratado com uma ilustração dinâmica que evoca a anormalidade da configuração florestal do entorno.

Se implantou a casa o terreno em o qual tem uma tendência apreciável, o que levou o uso de diferentes níveis em planta.  Na porção mais baixa, localizam-se os estúdios e um pequeno espaço de convívio que permite aos habitantes o contato direto com a paisagem do entorno. O nível intermediário abriga espaços abertos que se integram com a sala de estar e jantar além da cozinha, conectando o espaço para a preparação das refeições com os outros ambientes sociais. Finalmente, temos a área mais privada da casa, com a suíte principal integrada a uma extensa sala de estar. Ainda existem outros dois quartos, os quais encontram-se em um pavimento superior. Se os separaram, estes quartos servem para abrigar os visitantes e por isso foram intencionalmente separados de a dinâmica geral de a casa.

Usou-se concreto aparente nos acabamentos internos, a fim de gerar um contraste com a madeira dos pavimentos e a carpintaria. A dona da casa é uma artista de aquarela, ampliando nosso interesse na suavidade dos traços da arte que estariam vestindo a casa, que são sublinhados pelo fundo rústico e forte do concreto aparente.

Fonte: archdailybrasil-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Guatemala

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Casa LP1 / Paz Arquitectura
>>>>>Casa Ayvalaan / Paz Arquitectura – June 17, 2018 (archdailybrasil-pt)
>>>>>>>>>Casa Chesapeake / KUBE architecture – May 18, 2018 (archdailybrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>Casa BVLE / Live Incorporadora – April 25, 2018 (archdailybrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa 08 / Live Incorporadora – April 20, 2018 (archdailybrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>Casa Confusa / SO – (archdailybrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>Casa Tramuntana / Perretta Arquitectura – (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 casa 0 0 NONE 6 a casa: 6
2 Ayvalaan 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: a casa Ayvalaan): 3, a casa Ayvalaan: 1
3 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 condições 200 0 NONE 2 as melhores condições: 2
5 desenho 160 0 NONE 2 um desenho dinâmico: 2
6 espaços 160 0 NONE 2 espaços abertos: 2
7 concreto 100 0 NONE 2 concreto aparente: 1, o concreto aparente: 1
8 contato 80 0 NONE 2 contato: 1, o contato direto: 1
9 estar 0 0 NONE 2 estar: 2
10 inclinação 0 0 NONE 2 inclinação pronunciada: 1, uma inclinação considerável: 1