Em caso que envolve premiê do Japão, dossiê assinala adulteração de documentos

Por: SentiLecto

O Ministério de Finanças do Japão falsificou documentos relacionados a um caso de assistência financeira e administrativa a uma companhia, um escândalo que teria a participação do primeiro-ministro do país, Shinzo Abe.

Documentos de um inquérito interno revelados nesta segunda-feira mostram os registros falsificados de um acordo firmado em 2016 para vender um terreno de propriedade do governo em Osaka, no oeste do país, a Moritomo Gakuen, uma instituição de educação que promove ideias ultranacionalistas e tem vínculos com a esposa do primeiro-ministro, Akie Abe.

O nome de Akie Abe teria sido suprimido dos documentos originais, de acordo com um membro do partido do próprio Abe.

Na sua vez, abe fez esse pronunciamento após conversar por telefone com o presidente dos EUA, Donald Trump, quem o informou sobre a proposta de Pyongyang de interromper seu programa nuclear e de mísseis para começar uma negociação, e de realizar um domo entre o mandatário de America e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em no próximo mês de maio.

Repassou-se o relatório de o inquérito para vários veículos de o jornalismo local, como a agência ” Kyodo ” e emissora pública ” NHK “.

A esposa do primeiro-ministro seria designada diretora honorária da creche que seria construída em Osaka pela Moritomo Gakuen, mas descartou-se a ideia quando o escândalo foi revelado em 2017.

O presidente da Moritomo Gakuen alegou, além disso, ter recebido uma doação pessoal do primeiro-ministro através da esposa. Abe nega.

O caso derrubou a popularidade do premiê, apesar de o escândalo ter permanecido em segundo plano por causa da ameaça nuclear da Coreia do Norte. No entanto, o novo descobrimento coloca o foco dos inquéritos sobre o ministro de Finanças, Tarso Aro. Em um breve pronunciamento àoijornalismo Aro,, que desconversou, que também é vice-primeiro-ministro do país, classificou os fatos como “ealtamentegraves” e aalegouque o Ministério de Finanças ccolaboraráplenamente para eelucidaro caso.

O governo liderado por Abe tinha até o momento tinha dito seu ceticismo sobre a aproximação entre as duas Coreias, começadas por causa dos Jogos Olímpicos de Inverno, em PyeongChang, e insistiu em recordar que anteriores tentativas de negociar com a Coreia do Norte para conseguir sua desnuclearização acabaram em fracassos.

Em entrevista coletiva o ministro porta-voz do governo do Japão, Yoshihide Suga declarou: “O Ministério de Finanças tem que fazer tudo o possível para investigar e elucidar o caso”.

A adulteração já provocou Nobuhisa Sagawa na sexta-feira. Nobuhisa Sagawa é a renúncia do diretor da Agência Tributária. Na época da operação, ele era responsável pela venda de terrenos do governo.

Caso forem confirmadas, abe prometeu abdicar aa posição de primeiro-ministro se sua participação ou de sua esposa no.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Em caso que envolve premiê do Japão, dossiê assinala adulteração de documentos
>>>>>Japão atribui mudança na postura da Coreia do Norte a sanções – March 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Coreia do Sul enviará delegação à Coreia do Norte, enquanto Trump sugere vontade de negociar – March 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Enviado dos EUA para Coreia do Norte irá se aposentar após Trump rejeitar conversas incondicionais – February 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Seul diz que Pyongyang tem vontade de dialogar com Washington – February 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Delegação norte-coreana para encerramento da Olimpíada inclui acusado por naufrágio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Filha de Trump desembarca na Coreia do Sul para encerramento das Olimpíadas – February 23, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump apoia esforços para melhorar verificação de antecedentes para compra de armas, diz Casa Branca – February 19, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Seul insiste em trabalhar para um diálogo entre EUA e Coreia do Norte – February 21, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia “maior conjunto” de sanções contra Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Coreia do Sul confirma que enviará representante do governo a Pyongyang – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte nega cooperação com Síria em armas químicas – March 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que pressão contra Coreia do Norte deve continuar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA esperam que oferta de diálogo de Pyongyang sirva para desnuclearização – February 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China critica sanções dos EUA a empresas chinesas vinculadas com a Coreia – February 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte insiste que “porta está aberta ao diálogo com EUA” – February 26, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Em jantar cheio de piadas, Trump sugere que EUA se reunirão com Coreia do Norte – March 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Otimismo e cautela imperam após oferta de diálogo da Coreia do Norte – March 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Enviado de Seul a Pyongyang diz que busca abrir diálogo com Washington – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Kim Jong-un recebe delegação sul-coreana em Pyongyang – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Aro 0 210 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Aro): 1, Aro: 3
2 eu 68 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 escândalo 0 210 NONE 3 o escândalo: 1, um escândalo: 2
4 documentos 80 0 NONE 3 documentos relacionados: 1, 14 documentos: 1, os documentos originais: 1
5 Ministério de Finanças 60 0 ORGANIZATION 3 O Ministério_de_Finanças: 1, o Ministério_de_Finanças: 2
6 Abe Akie 0 0 PERSON 3 Shinzo_Abe: 1, Akie_Abe: 1, Abe: 1
7 Ministério de Finanças do Japão 0 80 ORGANIZATION 2 O Ministério_de_Finanças_do_Japão: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Ministério_de_Finanças_do_Japão): 1
8 esclarecer o caso 160 0 NONE 2 esclarecer o caso: 2
9 nomeada diretora honorária de a creche 160 0 NONE 2 nomeada diretora honorária de a creche: 2
10 a esposa de o primeiro-ministro 0 0 NONE 2 A esposa de o primeiro-ministro: 1, a esposa de o primeiro-ministro: 1