RodrigoJanotsabatina.jpg

Fachin manda acusação de Dilma, Lula e Mercadante para primeira instância

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Rodrigo Janot sabatina

O ministro Edson Fachin, do STF, que acatou o pedido de Janot sobre Navarro, , mandou acusação contra os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff e o ex-ministro Aloizio Mercadante para a primeira instância do Distrito Federal. O caso é referente a apuração do crime de obstrução de Justiça envolvendo a designação de Lula para a Casa Civil ainda no governo Dilma.

Rodrigo Janot Monteiro de Barros Orb é um jurista de Brasil.

Na última quarta-feira , Rodrigo Janot delatou os petistas e, na mesma peça, pediu o arquivamento das suspeitas contra o ministro Marcelo Navarro, do STJ . Rodrigo Janot é o procurador-geral da República. Por esse motivo, o ministro compreendeu que não há mais motivos para que o processo fique no STF, já que não existem outros detentores de foro na Corte nesta investigação.

Faz 1 ano, a investigação foi aberto com diferentes frentes de inquérito.

Uma delas era para apurar se Dilma e Lula tentaram obstruir a Lava Jato por meio da designação do ex-presidente para a Casa Civil.

Na avaliação dos procuradores, a designação de Lula teria acontecido com a finalidade de dar a ele o direito de ser investigado e julgado em foro no Supremo, evitando que o ex-presidente fosse alvo do juiz Sergio Moro -o que encarna desvio de propósito. Os petistas temiam que Moro mandasse prender Lula.

Por outro lado , outro lado mandou a o Supremo devido a o foro privilegiado de um de os acusados , a senadora Gleisi Hoffmann.

Na sábado 12 de agosto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia alegado em discurso que havia sido precipitado considerar como democráticas as manifestações que tomaram o país em junho de 2013.

Janot alegou que antes de Lula ser alvo de condução coercitiva, não havia notícias de que ele fosse ocupar a Casa Civil, quando pediu a abertura da investigação.

Janot mencionou ainda que o então Jaques Wagner havia assumido a posição somente cinco meses antes e, portanto, a designação havia sido uma acomodação político-administrativa em favor de Lula para que ele voltasse a ter foro, apurou a reportagem. Jaques Wagner é ministro da Casa Civil.

Faz 2 anos, se Dilma e Mercadante tentaram impedir que Delcídio fizesse delação premiada, outra linha de inquérito apurava.

O então senador havia sido preso pela Lava Jato. Eduardo Marzagão gravou secretamente uma conversa com Mercadante que era, na época, um dos mais próximos assessores da ex-presidente. Eduardo Marzagão é seu assessor. Mercadante é ministro de Dilma.

O diálogo revela Mercadante propondo a Marzagão que o parlamentar não teria que firmar um acordo de delação premiada com o Ministério Público, o que acabou acontecendo.

No diálogo, Mercadante oferece assistência financeira e propõe a chance de o então presidente do STF , Ricardo Lewandowski, ser procurado para atuar pela soltura de Delcídio.

Em testemunho, Delcídio declarou também que outras pessoas próximas ao PT e ao governo buscaram envolvidos na Lava Jato para persuadi-los a não fechar delação premiada.

Ele realça que, além do PT, “o núcleo político de referida organização era composto também” por integrantes do PMDB e do PP, “agentes públicos cujas comportamentos são objeto de outras investigações”.”Você jamais sabe se as suas portas foram abertas se os pedidos foram priorizados porque eram lícitos ou porque tinham uma ‘monetização’ envolvida.”

Ainda no despacho, o relator da Lava Jato no STF acatou pedido de Janot para retirar sigilo dos inquéritos.

Segundo Janot, todos são suspeitos de “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”, cuja pena é de 3 a 8 anos de prisão, além de multa.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Mexico

Cities: Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fachin manda acusação de Dilma, Lula e Mercadante para primeira instância
>>>>>Janot denuncia Lula, Dilma e mais 6 do PT por organização criminosa – (EfeGeneric)
>>>>>Janot denuncia Lula e Dilma na Lava Jato – September 05, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Em áudio, Joesley fala de Dilma, Cármen Lúcia e combina gravação de Cardoso – September 05, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Lula diz que não chegou onde chegou “sem o dedo de Deus” – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Dilma diz que impeachment provocou a ‘destruição’ do PSDB – (FolhaGeneric)
>>>>>Em depoimento, Odebrecht diz que Lula sabia de conta de propina – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Rodrigo Janot 0 0 PERSON 9 (tacit) ele/ela (referent: Rodrigo_Janot): 1, Janot_Monteiro_de_Barros_Orb: 1, Janot: 4, Rodrigo_Janot (apposition: o procurador-geral de a República): 1, ele (referent: Janot): 2
2 eu 0 35 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 Delcídio 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Delcídio): 1, Ele (referent: Delcídio): 1, Delcídio: 2
4 Mercadante 0 0 PERSON 4 Mercadante: 2, Mercadante (apposition: ministro de Dilma): 1, (tacit) ele/ela (referent: Mercadante): 1
5 foro 70 0 NONE 3 o foro privilegiado: 1, foro: 2
6 Lava Jato 0 0 ORGANIZATION 3 a Lava_Jato: 3
7 inquérito 80 0 NONE 2 este inquérito: 1, O inquérito: 1
8 Edson Fachin 0 0 PERSON 2 O ministro Edson_Fachin de o STF: 2
9 Luiz Inácio Lula da Silva 0 0 PERSON 2 o ex-presidente Luiz_Inácio_Lula_da_Silva: 1, (tacit) ele/ela (referent: o ex-presidente Luiz_Inácio_Lula_da_Silva): 1
10 PT 0 0 ORGANIZATION 2 o PT: 1, PT: 1