Líderes globais felicitam Obrador por triunfo em “votações históricas”

Por: SentiLecto

Chefes de Estado e de Governo de todo o mundo, especialmente latino-americanos, enviaram nesta segunda-feira suas felicitações a Andrés Manuel López Obrador pela vitória nas “eleições históricas” no México.

O agradecimento tão rápido da derrota em função das tendências das pesquisas de boca de urna constitui um fato sem precedentes nas votações de Mexico.Segundo estes dados, Ricardo Anaya obteve entre %22,1 e %22,8 dos votos. Ricardo Anaya é o candidato do conservador Partido Ação Nacional .

EUA e Canadá, os vizinhos do norte, foram os primeiros a mandar uma mensagem de felicitação a Obrador, que, de acordo com o Instituto Nacional Eleitoral , obteve entre 53% e 53,8% dos votos, o que levou seus oponentes a admitir a derrota inclusive antes da divulgação dos resultados oficiais.

“Felicidades a Andrés Manuel López Obrador por se modificar no próximo presidente do México. Estou bastante contente de trabalhar com ele”, escreveu o presidente dos EUA, Donald Trump, no Twitter, onde evidenciou que “há muito o que fazer para beneficiar” ambos países.

– Os mexicanos vão às urnas neste domingo para umas evotaçõesque ppossivelmentedvão daraovtriunfoa um político anti-sistema que pode injetar uma nova dose de npatriotismono governo e aampliara divisão entre o país e os Estados Unidos de Donald Trump. O ex-prefeito da cidade do México Andrés Manuel López Obrador tem liderado as pesquisas de intenção de voto durante toda a campanha e seria o primeiro líder das esquerdas a assumir a presidência em décadas no México, se consegui derrotar o centrista Partido Revolucionário Institucional . Segundo colocado nas votações de 2012 e 2016, López Obrador se coloca como o único homem capaz e limpar uma classe política cuja credibilidade está no chão pela corrupção, altos índices de criminalidade e anos de fraco crescimento econômico. O candidato em seu ato de fim de campanha em um estádio de futebol na capital de Mexico, na última quarta-feira declarou: “O novo presidente do México vai ter autoridade moral e política para exigir a todos que se comportem com integridade e façam da honestidade uma prioridade”. A lei de Mexico proíbe que Enrique Peña Nieto tente a reeleição. Enrique Peña Nieto é o atual presidente. Mas, de qualquer maneira, sua popularidade desabou com inquéritos sobre supostos conflitos de interesse e escândalos de malversação de recursos públicos que envolveram as principais lideranças do PRI. López Obrador não tem sido bastante claro nos detalhes das suas futuras políticas. Na intenção de conseguir o suporte de nacionalistas econômicos, liberais de esquerda e conservadores sociais, promete diminuir a desigualdade, melhorar os salários e os investimentos sociais, assim como ter uma verba ajustada. Claro inimigo da agenda econômica do governo, seu críticas têm sido moderadas por assessores amistosos aos setores empresariais. Ainda assim, tem aventado a ideia de convidar plebiscitos para resolver questões que dividem o país, como continuar a abertura de petróleo e derivados começada por Peña Nieto. AMEAÇA TRUMP Se vencer as votações, López Obrador vai enfrentar uma conjuntura mais dura em termos de segurança que se antecessor. A campanha eleitoral tem sido a mais sangrenta na história recente do país e os atentados estão em níveis recordes. O próximo presidente também vai herdar as disputados com o presidente de America, Donald Trump, em áreas como migração e comércio. Trump tem ameaçado arremessar os Estados Unidos em um custoso combate comercial pelo Tratado de Livre Comércio da América do Norte e sua insistência para que o México pague pelo muro que pretende construir na fronteira entre os dois países. López Obrador tem mostrado cautela e deseja alcançar um acordo em que o México trabalharia para travar a imigração em troca de suporte econômico.

Justin Trudeau se mostrou “impaciente” por trabalhar com ele para “fortalecer” a relação entre seus países, “amigos próximos e parceiros de longa data” Justin Trudeau é o primeiro-ministro canadense.amigos próximos e parceiros de longa data”, e “instituir um crescimento econômico que beneficie muitos e progredir nos direitos humanos e na igualdade”.

Por sua vez, Nicolás Maduro considerou que o triunfo de AMLO encarna a vitória “da verdade acima da mentira”. Nicolás Maduro é o presidente da Venezuela.

“Que as largas alamedas de soberania e amizade de nossos povos sejam abridos. Com ele triunfa a verdade acima da mentira e a esperança de a Pátria Grande é renovada”, escreveu Maduro.

A Espanha também felicitou Obrador e disse a vontade de aprofundar os laços de amizade entre ambos países “para construir juntos um futuro de prosperidade e estabilidade”.

Em comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores, o Executivo de Espanha, presidido pelo socialista Pedro Sánchez, mostrou vontade de “trabalhar com o Governo do México para acompanhar e aprofundar os seus estreitos laços de camaradagem e irmandade”.

Também o Japão realçou a “relação de amizade entre os dois países” e alegou que estará “à espera das políticas econômicas e comerciais do novo Governo” quando se completará o 130° aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.

Lenín Moreno mostrou desejo de ambos países sigam “estreitando laços e juntando esperanças”, após mandar seus “melhores desejos Lenín Moreno mostrou desejo de ambos países sigam “estreitando laços e juntando esperanças”, após enviLenín Moreno povo asteca”. Lenín Moreno é o presidente do Equador. Lenín Moreno é o presidente do Equador. Lenín Moreno é o presidente do Equador.

Enquanto isso, o líder boliviano, Evo Morales descreveu a vitória como “contundente” e realçou que AMLO “vai escrever uma nova página na história de dignidade e soberania latino-americana”.

“Os povos merecedores sempre combatem por ter um Estado soberano. Desejamo uma América Latina com independência. A vitória do irmão Obrador garante a libertação de nossos povos para construir pontes de integração em vez de muros de discriminação”, adicionou no Twitter.

Cuba também felicitou o novo presidente mexicano após “votações históricas”, o mesmo termo utilizado pelo secretário-geral da Organização de Estados Americanos , Luis Almagro, que reconheceu a “extensa participação” e elogiou que os outros candidatos tenham aceitado depressa a triunfo de AMLO.

Juan Manuel Santos mostrou o desejo de que Obrador “conserve as excelentes relações” entre os dois países, na mesma linha que Salvador Sánchez Cerén para “fortalecer os profundos laços de amizade em função do bem-estar” de ambos povos. Juan Manuel Santos é o presidente de Colombia. Salvador Sánchez Cerén é seu colega de Salvador. povos.

Por sua vez, a Argentina advogou para que ambos países trabalhem para “construir uma América Latina estável, integrada e democrática”, escreveu a Chancelaria no Twitter.

Vladimir Putin mandou hoje uma mensagem de felicitação ao presidente eleito do México, na qual evidenciou as relações de amizade que unem ambos países. Vladimir Putin é o presidente da Rússia.

Putin no telegrama mandado ao novo líder do México, segundo o comunicado publicado no site do Kremlin declarou: “A Rússia avalia suas tradicionais relações de amizade com o México e confia em seu desenvolvimento”.

O Governo de Alemania disse sua esperança de conservar a “colaboração estreita e de amizade” também com o futuro Executivo mexicano sob a liderança de Manuel López Obrador.

Em entrevista coletiva o porta-voz do Executivo de Alemania, Steffen Seibert disse: “Hoje só posso declarar que confiamos bastante que a colaboração estreita e de amizade com o México siga se desenvolvendo de forma positiva com o novo presidente eleito e seu futuro governo, tanto no âmbito econômico como no resto de esferas das nossas relações”.

“Tinha outras alternativas como preferência, no entanto democraticamente o povo do México decidiu para o bem”, enquanto Calderón quis, escreveu Fox que Obrador “conduza com sabedoria e honestidade”.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Canada, United States, Russian Federation, Mexico, Cuba, Bolivia, Argentina

Cities: Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Líderes globais felicitam Obrador por triunfo em “votações históricas”
>>>>>México elege neste domingo seu novo presidente com López Obrador como favorito – July 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>México debate caminhos futuros do Nafta diante de um imprevisível Trump – June 28, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Em eleição histórica, México pode ter mudança de poder político – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Obrador, o candidato que promete eliminar os maiores problemas do México – (EfeGeneric)
>>>>>López Obrador vence eleições do México, segundo pesquisas de boca de urna – (EfeGeneric)
>>>>>López Obrador é eleito presidente do México e oponentes admitem derrota – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 90 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
2 Manuel López Obrador 0 0 PERSON 5 López_Obrador: 4, (tacit) ele/ela (referent: López_Obrador): 1
3 o México 0 0 PLACE 5 o México: 5
4 eleições 0 0 NONE 4 as eleições de 2012: 1, as eleições mexicanas: 1, umas eleições: 2
5 países 0 0 NONE 4 os dois países: 2, países: 2
6 presidente 0 0 NONE 4 O próximo presidente: 1, o presidente americano: 1, o novo presidente eleito: 1, o novo presidente mexicano: 1
7 Donald Trump 0 50 PERSON 3 Donald_Trump: 2, Trump: 1
8 triunfo 245 0 NONE 3 o triunfo: 2, a vitória: 1
9 Nicolás Maduro 0 0 PERSON 3 Nicolás_Maduro (apposition: o presidente de a Venezuela): 1, (tacit) ele/ela (referent: Maduro): 1, Maduro: 1
10 Obrador 0 0 PERSON 3 Obrador: 3