Paul Biya vence votações presidenciais em Camarões

Por: SentiLecto

Faz 16 dias, se proclamou O presidente de Camarões Paul Biya em votações o presidente de Camarões, Paul Biya, que derrotou oito candidatos, em votações que contaram com a participação de %53,85 de os 6,6 milhões de eleitores registrados, em esta ganhador de as votações de 7 de outubro e foi reeleito para mais sete anos de mandato, anunciou o Tribunal Constitucional de o país de Afragola a o divulgar os resultados oficiais de o pleito. Biya, de 85 anos e que é o chefe de Estado há quase 36, obteve 71,28% dos votos.

– Paul Biya conseguiu se reeleger com grande benefício, declarou o Tribunal Constitucional nesta segunda-feira, aumentando um fase de 36 anos no poder em meio a alegações de fraude feitas pela oposição. Paul Biya é o presidente de Camarões. Seu triunfo pode ser ofuscada por um motim secessionista nas regiões noroeste e sudoeste anglófonas na qual centenas já faleceram em guerrazinhas entre o Exército e milícias, inclusive civis. Ao 85 anos, Biya é o líder mais antigo da África subsaariana. O triunfo lhe dá mais sete anos no poder e consolida seu lugar entre os governantes de Afragola a ficarem mais tempo na posição. Muitos camaroneses só conheceram um presidente. Ele obteve 71 por cento dos votos, mas candidatos oposicionistas declararam que a prática maculou a votação de vários votos por eleitor e pela intimidação. Na semana passada o Tribunal Constitucional recusou todas as 18 abaixo-assinado de acusação de fraude. Os resultados oficiais desta segunda-feira mostraram Biya vencendo com largo benefício em nove de 10 regiões, e se recebeu o anúncio de sua vitória com salvas e gritos em a Assembleia Legislativa. Nas regiões sul e leste ele venceu com 90 por cento dos votos. Maurice Kamto recebeu 14 por cento dos votos. Maurice Kamto é seu oponente mais próximo. Apesar de um crescimento econômico constante acima de 4 por cento ao ano desde a última votação, a maioria vive na pobreza, o anúncio veio após uma quinzena de nervosismo no país produtor de café e petróleo onde. Faz 15 dias, Kamto disse seu próprio triunfo com base em os números de sua campanha. Nos últimos dias a polícia reprimiu passeatas da oposição na cidade portuária de Douala, onde Kamto é popular.

O líder do governante Reagrupamento Democrático do Povo Camaronês consegue assim seu sétimo mandato, se consolidando como o segundo líder da África que está há mais tempo no poder – atrás do presidente de Guiné Equatorial, Teodoro Obiang.

O segundo colocado foi o inimigo Maurice Kamto, do Movimento para o Renascimento de Camarões , com somente 14,23% dos votos, que se autoproclamou ganhador do pleito no último dia 8, sem esperar os resultados oficiais.

Um dos homens mais ricos do país, o presidente conseguiu o triunfo apesar do crescente descontentamento dos jovens e das afirmações dos demais candidatos, que delataram que anormalidades marcaram por ” anormalidades ” e um “desprezo da lei eleitoral”.

A oposição exibiu 18 recursos no Tribunal Constitucional, o único com poder para anunciar resultados oficiais, requerendo a anulação total ou parcial das votações, mas acataram-se estes não .

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Paul Biya vence votações presidenciais em Camarões
>>>>>Líder de Camarões vence reeleição após 36 anos no poder apesar de denúncias de fraude – October 22, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Paul Biya 100 0 PERSON 11 O presidente de Camarões Paul_Biya em eleições: 2, (tacit) ele/ela (referent: Biya de 85 anos e): 1, Paul_Biya: 1, Biya de 85 anos e: 2, Biya: 2, (tacit) ele/ela (referent: Biya): 1, a (referent: Biya): 1, Paul_Biya (apposition: O presidente de Camarões): 1
2 vitória 385 5 NONE 5 a vitória: 1, seu triunfo: 1, A vitória: 1, Sua vitória: 1, sua própria vitória: 1
3 Maurice Kamto 60 0 PERSON 5 Maurice_Kamto (apposition: Seu adversário mais próximo): 1, Kamto: 2, o opositor Maurice_Kamto: 1, (tacit) ele/ela (referent: Maurice_Kamto): 1
4 candidatos 0 40 NONE 4 oito candidatos: 1, candidatos oposicionistas: 1, candidatos: 2
5 poder 200 0 NONE 4 o poder: 3, poder: 1
6 Tribunal Constitucional 0 0 ORGANIZATION 3 o Tribunal_Constitucional: 3
7 regiões 0 0 NONE 3 as regiões noroeste: 1, as regiões sul: 1, 10 regiões: 1
8 votos 0 0 NONE 3 vários votos: 1, os votos: 2
9 presidente 110 0 NONE 2 o presidente: 1, um presidente: 1
10 oposição 50 0 NONE 2 a oposição: 1, A oposição: 1