Vice-presidente do PT cobra precaução de juiz antes de julgar Lula

Por: SentiLecto

Para o vice-presidente do PT Alexandre Padilha, Carlos Eduardo Thompson Flores teria que ser mais cuidadoso ao se declarar preocupado com possíveis ataques no dia 24, quando a corte que preside vai julgar o ex-presidente Lula. Carlos Eduardo Thompson Flores é o presidente do TRF-4 . O petista neste sábado , em ato no diretório do partido em São Paulo declarou: “Ou começa a virar falácia, tentativa de se modificar em vítima”.

Porém, a Executiva paulista do PT definiu como estratégica a organização de um séquito com 40 ônibus para o Rio Grande de Sul. Em outra reunião, centrais sindicais decidiram coordenar uma caravana também de 40 ônibus. Militantes menos otimistas acreditam que 60 ônibus vão partir do Estado de São Paulo.

Na segunda-feira 18 de dezembro o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad assumiria a coordenação do programa de governo para a eventual campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto. A escolha havia sido aprovada pela executiva nacional do PT.

Na véspera, Flores alegou a congressistas petistas que os juízes estão recebendo ameaças e que alguns deles tiraram suas famílias do Estado. Ele mencionou o caso de uma pessoa do Mato Grosso do Sul que tem declarado que vai agredi fisicamente o edifício do TRF-4.

“Já estamos advertindo de antemão: vamo estar de cara limpa. Não vamo ser os encapuzados”, alegou Vargas.

Se de fato houve ameaça, “isso é bastante grave”, e Flores teria que pedir imediatamente inquérito da Polícia Federal, segundo Padilha. “Quem foi? Somos os mais interessados em saber.” O que não dá, continuou, “é instituir clima de intolerância, de Animosidade”.

O PT precisa ficar atencioso, alegou o dirigente político, são com “infiltrados que podem atrapalhar manifestações”, com o intuito de tumultuar os vários “atos pacíficos” que a sigla coordena para os próximos 11 dias, até o julgamento. “Da nossa parte, o caldo não entornará.”

Padilha acusou o TRF-4 de “instituir um fura-fila de processos”, passando o caso de Lula à frente “inclusive do processo contra a esposa de Eduardo Cunha”, a jornalista Claudia Cruz.

O ato ocorreu num edifício na Sé que teve o frontispício coberto por uma enorme faixa com a facezinha do ex-presidente e o slogan político “votação sem Lula é fraude”. Seguiu-se a outro encontro promovido pelo PT, desta vez no diretório municipal, horas antes. Segundo Padilha, o partido já arremessou 6.000 comitês populares a favor da candidatura lulista.

“Nosso lado tem consciência perfeita que nossa luta é justa e, por ser correta, é uma luta pacífica. Nós não vamo entrar em provocações”, alega Meniccuci. A ex-ministra, contudo, reconhece que “o controle das massas é bastante difícil”.Uma mensagem do ex-ministro Gilberto Carvalho precipitou uma discussão interna no PT. Chefe de salinha de Gleisi, Carvalho mandou aos militantes a informação de que “Lula vai ficar possivelmente em São Paulo, onde vai haver profissão da Paulista desde cedo e a militância vai receber ele no final da tarde”.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Vice-presidente do PT cobra precaução de juiz antes de julgar Lula
>>>>>PT agenda reunião com presidente do tribunal que julgará Lula – January 10, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Convocado, Ciro evita assinar manifesto pró-Lula – (FolhaGeneric)
>>>>>Às vésperas de julgamento, petistas se reúnem em ato de apoio a Lula – (FolhaGeneric)
>>>>>PT diverge sobre estratégia para o dia do julgamento de Lula – January 08, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Prefeito de Porto Alegre pede apoio do Exército no dia de julgamento de Lula – January 04, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>PT fecha calendário de atos pró-Lula e discute nova caravana – January 04, 2018 (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 120 0 NONE 6 Nós: 1, (tacit) nós: 5
2 Flores 60 0 PERSON 3 Ele (referent: Flores): 1, Flores: 2
3 Carlos Eduardo Thompson Flores 40 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Carlos_Eduardo_Thompson_Flores): 2, Carlos_Eduardo_Thompson_Flores (apposition: o presidente de o TRF-4): 1
4 Lula 0 0 PERSON 3 Lula: 2, o ex-presidente Lula: 1
5 Padilha 0 0 PERSON 3 Padilha: 3
6 ônibus 0 0 NONE 3 60 ônibus: 1, 40 ônibus: 2
7 PT 0 30 ORGANIZATION 2 O PT: 1, o PT: 1
8 a Sé 0 30 PLACE 2 a Sé: 2
9 consciência 430 0 NONE 2 consciência perfeita: 2
10 militantes 70 0 NONE 2 Militantes menos otimistas: 1, militantes: 1