PF satisfaz 60 mandados de prisão contra tráfico internacional de drogas

Por: SentiLecto

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, realiza, nesta terça-feira , duas operações para desmantelar grupos criminosos voltados ao tráfico internacional de cocaína por portos marítimos de Santa Catarina.

Três pessoas da mesma família foram presas pela Polícia Rodoviária Federal na noite desta quinta-feira, na BR 101 em Barra Velha, a 130 quilômetros de Florianópolis, em Santa Catarina, suspeitas de tentativa de assassinato e assalto. Faz 1 mês, mãe, filho e padrasto já tinham.

Na terça-feira 26 de setembro a Polícia Federal havia satisfeito 20 mandados judiciais, nesta terça-feira, e havia desarticulado um grupo criminoso que mandava cocaína para a Europa em blocos de mármore. Batizada de Operação Blockbuster II, a ação tinha como objetivava desarticular uma associação criminosa que traficava droga dentro de compartimentos secretos em blocos de mármore. Neste período, havia sido aprendida meia tonelada de cocaína.

As quadrilhas introduziam cargas de drogas em contêineres que exportavam mercadorias legais.

As operações, batizadas de Oceano Branco e Contentor, contam com cerca de 450 policiais federais e 25 servidores da Receita. São satisfeitos 104 mandados de busca e apreensão, 45 mandados de prisão preventiva, 15 de prisão provisória, 12 conduções coercitivas e sequestros de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas bancária.

Abordou-se o grupo em uma fiscalização de rotina alguns dias após a expedição de o mandado de prisão. A placa do veículo em que eles estavam também é da mesma cidade em que habita a vítima. A mulher, o namorado, de 24 anos, e o filho dela, de 21, foram governados à Delegacia de Polícia de Barra Velha, a 51 quilômetros de Balneário Camboriú.

Os estados atingidos são Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro. Nas duas operações houve apreensões de droga no país e no exterior.

Começada no fim de 2016 na Delegacia de Polícia Federal em Joinville , a operação apreendeu cerca de duas toneladas de cocaína. Apurou-se que a droga era comprada na fronteira com a Bolívia e entrava no Brasil em pequenas aeronaves que pousavam no aeroclube de São Francisco do Sul . De lá, era levada para chácaras, disposta em bolsas e introduzidas em contêineres que sairiam pelo porto de Itapoá.

Mar BRANCO

Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico internacional de entorpecentes, bem como adulteração de documentos e utilização de documentos falsos.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil, Bolivia

Cities: Rio Grande, Sao Paulo, Joinville

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>PF satisfaz 60 mandados de prisão contra tráfico internacional de drogas
>>>>>Mulher é presa por tentar matar ex-marido a machadadas na cabeça, em Santa Catarina – October 06, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 contêineres 0 0 NONE 4 contêineres: 4
2 grupo 0 160 NONE 3 um grupo criminoso: 2, O grupo: 1
3 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
4 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
5 operações 0 0 NONE 3 As operações: 1, operações: 1, as duas operações: 1
6 droga 0 140 NONE 2 a droga era: 1, droga: 1
7 Batizada de Operação Blockbuster II 0 80 PERSON 2 Batizada_de_Operação_Blockbuster_II: 1, (tacit) ele/ela (referent: Batizada_de_Operação_Blockbuster_II): 1
8 associação 0 80 NONE 2 associação: 1, uma associação criminosa: 1
9 a placa de o veículo 0 0 NONE 2 A placa de o veículo: 2
10 Federal 0 0 PERSON 2 A Polícia_Federal: 1, a Polícia_Federal: 1