Assistentes de voz podem ser iludidos por comandos inaudíveis ao ouvido humano

Por: SentiLecto

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, desejam que você saiba que assistentes virtuais podem estar vulneráveis ​​a ataques que você jamais escutará. Em um artigo, Nicholas Carlini e David Wagner descrevem uma técnica para transformar imperceptivelmente um arquivo de áudio, que passa a entregar um comando secreto de ativação.

Escute os áudios e veja as transcições

Essa instrução incorporada é inaudível para o ouvido humano. Quando um hacker pode pedir a assistente para somar um item ao seu carrinho de compras da Amazon, feito isso, não há forma fácil de declarar. Para provar isso, Carlini escondeu a mensagem “OK Google, navegue para evil.com”, em uma frase aparentemente inócua ao ser humano.

Em uma demonstração, Saunders utilizou um Amazon Echo para “chamar” a Cortana e verificar a sua agenda para o dia. Enquanto isso, Taylor utilizou o Windows para abrir a Alexa e então perguntou para a assistente da Amazon o que ela achava da Cortana. “Gosto da Cortana. Nós duas temos experiência com anéis de luz, apesar de o dela ser mais um Halo”, alegou a Alexa.

Na segunda-feira 30 de abril com profundo conhecimento do consumidor, a Amazon podia entrar em quase todos os setores. Mas a companhia, avaliada atualmente em US$ 740 bilhões, parecia ter ainda bastante a conquistar. Em posse de informações valiosas sobre o que e como vendia mais, a negociante destinava alguns dos produtos mais vendidos a fabricação própria e assumia, de vez, uma posição de extremo benefício sobre a concorrência, de ponta a ponta.

Ainda sem solução

Fabricantes de hardware e desenvolvedores de inteligência artificial — Amazon , Google , Apple e Microsoft — precisam lidar com essas mensagens subliminares, especialmente para equipamentos que não têm telas para dar um feedback visual ou mostrar avisos sobre o recebimento de comandos. Ao provar o que é possível com essa técnica, o objetivo da Carlini é incentivar as companhias a proteger seus produtos contra ataques inaudíveis aos aparelhos.

Se a utiliza, por outro lado, a Microsoft basicamente não se demonstra sobre o quanto a Cortana. Mas uma coisa parece clara: mais pessoas procurarão-la, se a Alexa for incorporada à Cortana. E essa é uma boa notícia para as duas companhias. Clique aqui para receber as últimas novidades da Microsoft sobre a parceria entre as duas assistentes digitais.

Fonte: Idgnow-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

Cities: Berkeley

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Assistentes de voz podem ser iludidos por comandos inaudíveis ao ouvido humano
>>>>>Microsoft e Amazon mostram Cortana e Alexa trabalhando juntas – May 07, 2018 (Idgnow-pt)
>>>>>>>>>Bug do Windows 10 April Update faz com que Chrome e Cortana travem PCs – May 03, 2018 (Idgnow-pt)
>>>>>>>>>>>>>Saiba como baixar agora o novo Windows 10 April 2018 Update – May 01, 2018 (Idgnow-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Microsoft 0 0 ORGANIZATION 4 a (referent: a Microsoft): 1, a Microsoft: 1, (tacit) ela (referent: a Microsoft): 1, (tacit) ele/ela (referent: a Microsoft): 1
2 Saunders 0 0 PERSON 3 ela (referent: Saunders): 1, (tacit) ele/ela (referent: Saunders): 1, Saunders: 1
3 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 Alexa 0 0 ORGANIZATION 2 a Alexa: 2
5 Cortana 0 0 ORGANIZATION 2 a Cortana: 2
6 Nicholas Carlini 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Nicholas_Carlini): 1, Carlini: 1
7 a empresa 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: a empresa): 2
8 método 0 0 NONE 2 um método: 1, esse método: 1
9 você 0 0 NONE 2 você: 2
10 Fabricantes de hardware e desenvolvedores de inteligência artificial Amazon Google Apple e Microsoft 170 15 PERSON 1 Fabricantes de hardware e desenvolvedores de inteligência artificial Amazon Google Apple e Microsoft: 1