AbbSorocaba.jpg

Em acontecimento inédito, robô governa orquestra ao lado de Andrea Bocelli

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Abb Sorocaba

O tradicional Teatro Verdi na Itália, recebeu um espetáculo inédito na noite desta terça-feira: uma ópera com o tenor Andrea Bocelli O tradicional Teatro Verdi é principal palco da cidade de Pisa., mas com a orquestra comandada por um robô. A apresentação fechou um concerto de caridade promovido pelo Primeiro Festival Internacional de Robótica, com o programa “Um sopro de esperança: do Stradivarius ao robô”.

Montou-se O YuMi em o palco para as três últimas músicas. O YuMi é robô colaborativo de dois braços produzido pela ABB. Ao lado de Bocelli, ele conduziu “La Donna è Mobile”, aria do terceiro ato da ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi. Logo depois, governou a solista Maria Luigia Borsi em “O mio babbino caro”, da ópera Gianni Schichi, de Giacomo Puccini, e fechou o espetáculo com o intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni.

Abb é uma companhia multinacional com sede em Zurique, Suíça.

— Ele é bastante suave, não é duro como um metrônomo — comentou o flautista Andrea Griminelli, que um maestro robótico pela primeira vez comandou ele. — É bastante fácil segui-lo.

De acordo com a empresa, o acontecimento inédito mostrou como pode funcionar a cooperação entre humanos e robôs. A condução de uma orquestra é uma das mais altas maneiras de arte, com o maestro tendo que, somente com o movimento dos braços, guiar os músicos ao longo da composição.

— Eu acho que a noite de hoje está realmente fazendo história e escrevendo o futuro das aplicações robóticas — comemorou Ulrich Spiesshofer, diretor executivo da ABB. — O YuMi provou quão intuitiva a máquina é, e quão maravilhoso é o nosso software ao aprender o movimento de um condutor, sentir a música e realmente conduzir um time inteiro.

E o mais admirável é que o YuMi “aprendeu” a governar a orquestra nessas peças em somente dois dias. O professor foi o maestro Andrea Colombini, diretor da Orquestra Filarmônica Lucca, e o resultado comprovou que robôs são capazes de realizar manobras suaves, não somente o apertar de parafusos nas fábricas.

“O resultado final é inacreditável. Reproduziram-se as matizes gestuais de um condutor foram totalmente reproduzidas em um nível que antes era impensável para mim “, declara   Colombini em comunicado de a ABB. “Este é um passo inacreditável, dada a rigidez dos gestos por robôs anteriores”, completa.

Realizou-se o aprendizado em dois passos. Em o primeiro , um processo conhecido capturou os movimentos de Colombini como programação direta , instroem-se os braços onde a repetir os gestos de o maestro. Depois, os movimentos receberam um ajuste de Finlandia para sincronização com a música. Para Colombini, o resultado foi incrível:

A demonstração reafirma o potencial da robótica para a repetição de tarefas, mas é pouco provável que uma máquina um dia combine os conhecimentos acadêmicos e artísticos, o método, a interpretação e o carisma de um maestro humano. O objetivo do YuMi, declara a empresa, é desenvolver robôs industriais que sejam fáceis de utilizar e tenham melhor desempenho com o mínimo de intervenção humana.

Robôs já estão habilitados para uma série de tarefas. Há exemplos de humanoides de patrulha em estacionamentos e em aeroportos, robôs para fazer empresa a idosos e crianças e até mesmo um robô que já consegue governar funerais no Japão. A essa altura já compreendemo que colegas robóticos são uma ameaça real a nossa falta de destreza em uma série de atividades e, aparentemente, até mesmo em certas habilidades.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Italy

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Em acontecimento inédito, robô governa orquestra ao lado de Andrea Bocelli
>>>>>Robô dirigirá orquestra ao lado de Andrea Bocelli em festival de robótica – September 08, 2017 (Idgnow-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ABB 150 0 ORGANIZATION 8 Abb: 1, o (referent: Abb): 1, a ABB: 1, (tacit) ele (referent: Abb): 1, La (referent: a ABB): 1, Ele (referent: Abb): 1, (tacit) ele/ela (referent: Abb): 2
2 YuMi 50 0 ORGANIZATION 6 O YuMi (apposition: robô colaborativo de dois braços): 1, (tacit) ele/ela (referent: O YuMi): 2, O YuMi: 1, o YuMi: 1, ele (referent: O YuMi): 1
3 Andrea Colombini 0 0 PERSON 4 o maestro Andrea_Colombini: 1, Colombini: 2, (tacit) ele/ela (referent: Colombini): 1
4 robôs 135 0 ORGANIZATION 3 robôs: 3
5 resultado 130 0 NONE 3 O resultado final: 1, o resultado: 2
6 companhia 0 0 NONE 3 a companhia: 2, uma empresa multinacional: 1
7 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 1, Eu: 1, mim: 1
8 robô 0 0 NONE 3 o robô: 1, um robô: 2
9 os conhecimentos acadêmicos e artísticos a técnica a interpretação e o carisma de um maestro humano 120 50 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: os conhecimentos acadêmicos e artísticos a técnica a interpretação e o carisma de um maestro humano): 2
10 espetáculo 50 0 NONE 2 um espetáculo inédito: 1, o espetáculo: 1