TheoriginalWinniethePoohtoys.jpg

Se censura Ursinho Pooh em as redes sociais chinas

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – The original Winnie the Pooh toys

O carismático Ursinho Pooh, que nas ilustrações da Disney se lamenta pela pouca inteligência, de alguma maneira enfureceu os censores de China, tanto que bloqueou-se o termo em as redes sociais de o país. Permitem-se publicações com a imagem de o personagem ainda em a rede Weibo, mas se conhece observações Pequeno Urso Winnie como observações utilizando os termos ” Pequeno Urso Winnie “, como em o país, regressam mensagem de erro declarando que o ” conteúdo é ilegal “.

As buscas regressam o comunicado: “De acordo com leis e políticas pertinentes, os resultados que você buscou não podem ser apresentados”.

O Ursinho Puff, ou Dudu-de-Puf, Joanica-Puff é um urso fictício instituído pelo escritor de Inglaterra Alan Alexander Milne e os direitos sobre as suas histórias pertencem na Disney. Joanica-Puff é ursinho Pooh.

Os stickers com o Ursinho Pooh também foram removidos da galeria oficial do aplicativo de conversas WeChat, apesar de gifs gerados pelos usuários ainda estarem disponíveis.

As autoridades não exibiram explicação para a censura. Mas o personagem, que se descreve como um “urso com cérebro pequeno”, foi utilizado no passado em memes sendo comparado com o presidente chino, Xi Jinping, informa o “Guardian”.

Liu era um conhecido ativista pelos direitos humanos na China, e faleceu nesta quinta-feira, aos 61 anos, de falência múltipla dos órgãos em decorrência de um câncer no fígado. Ele estava preso desde 2009, após ser condenado a 11 de prisão por subversão por ter assinado uma carta pedindo mais liberdade política e o fim do partido único.

Em chinês tradicional: 習近平, é um político da República Popular da China e Secretário-Geral do Partido Comunista da China.

Quando começaram a circular nas redes a imagem de Pooh com o amigo Tigrão, ao lado de uma foto de Xi Jinping com Barack Obama, presidente dos EUA na época, as comparações entre Xi Jinping e o ursinho iniciaram em 2013.

No ano seguinte, um relatório da Global Risk Insights constatou que uma imagem de Xi Jinping num carro aberto durante um desfile sendo comparada com o Ursinho Pooh num carrinho de brinquedo foi “a imagem mais censurada na China”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Se censura Ursinho Pooh em as redes sociais chinas
>>>>>China censura palavras e emojis de luto após morte de Nobel da Paz – July 14, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Ursinho Pooh 100 0 PERSON 2 O carismático Ursinho_Pooh: 2
2 Alan_Alexander_Milne e os direitos 80 0 PERSON 2 (tacit) eles (referent: Alan_Alexander_Milne e os direitos): 1, Alan_Alexander_Milne e os direitos: 1
3 Ursinho Pooh 0 0 ORGANIZATION 2 o Ursinho_Pooh: 2
4 Xi Jinping 0 0 PERSON 2 Xi_Jinping: 2
5 país 0 0 NONE 2 o país: 2
6 resultados 0 0 NONE 2 os resultados: 2
7 ser condenado a 11 de prisão por subversão 0 140 NONE 1 ser condenado a 11 de prisão por subversão: 1
8 mensagem de erro 0 90 NONE 1 mensagem de erro: 1
9 Joanica-Puff 0 80 PERSON 1 Joanica-Puff (apposition: Ursinho_Pooh): 1
10 conteúdo 0 80 NONE 1 conteúdo: 1