UE multa Facebook em 110 milhões de euros por acordo com WhatsApp

Por: SentiLecto

Órgãos reguladores antitruste da União Europeia multaram o Facebook, que disse que os erros cometidos em 2014 não foram intencionais, que a multa não revogaria a resolução da Comissão de aprovar a aquisição do Whatsapp e não tem relação com inquéritos separados sobre questões de proteção de dados, em 110 milhões de euros nesta quinta-feira por fornecer falsas informações durante análise de seu acordo de aquisição do Whatsapp em 2014. Chamando a multa de “proporcional e dissuasiva”, a Comissão Europeia, que atua como fiscal da competitividade da UE, contou que o Facebook declarou que não poderia combinar as contas de usuários em sua plataforma e no Whatsapp, mas dois anos depois arremessou um serviço que faz exatamente isso.

Quando a resposta do Facebook finalmente veio, entretanto a CNIL não se persuadiu, e agora decidiu a impor uma multa  – a maior sobre a leia francesa: 150 mil euros.

Delegação é uma recompensa, na maioria das vezes financeira, oferecida pela intermediação de negócios ou cumprimento de metas ou objetivos definidos anteriormente com o intuito de incentivar os resultados comerciais.

A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que encarna e defende os interesses da União Europeia na sua globalidade.

“A Comissão descobriu que, ao contrário das declarações do Facebook em 2014 no processo de análise da fusão, as chances técnicas para combinar automaticamente as contas de usuários no Facebook e no Whatsapp já existiam em 2014, e que a equipe do Facebook estava ciente de tal chance”, declarou a Comissão.

A Comissão Nacional de Computação e Liberdade da França começou a investigar o Facebook e sua subsidiária na Irlanda depois que a empresa fez mudanças nos termos e condições de utilização em janeiro de 2015.

Na semana passada, autoridades antitruste da Itália multaram o Whatsapp em 3 milhões de euros por obrigar usuários a consenti em compartilhar seus dados pessoais com o Facebook.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Italy

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>UE multa Facebook em 110 milhões de euros por acordo com WhatsApp
>>>>>Facebook é multado na França por violar lei de privacidade – May 16, 2017 (Idgnow-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Facebook 0 0 ORGANIZATION 5 o Facebook: 4, (tacit) ele/ela (referent: o Facebook): 1
2 Comissão 60 0 ORGANIZATION 4 A Comissão: 1, (tacit) ele/ela (referent: Comissão): 1, Comissão: 1, a Comissão: 1
3 Comissão Europeia 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: a Comissão_Europeia): 1, a Comissão_Europeia: 2, A Comissão_Europeia: 1
4 Whatsapp 0 0 ORGANIZATION 3 o Whatsapp: 3
5 instituição 0 0 NONE 3 a instituição: 3
6 serviço 160 0 NONE 2 um serviço: 2
7 CNIL 0 0 ORGANIZATION 2 a CNIL: 1, (tacit) ele/ela (referent: a CNIL): 1
8 as contas de usuários 0 0 NONE 2 as contas de usuários: 2
9 euros 0 0 NONE 2 euros: 2
10 multa 0 0 NONE 2 a multa: 2