Análise: Maratona do Rio é união rara de turismo com esporte

Por: SentiLecto

Realizou-se o festival de corridas que compõem a Maratona do Rio em este final de semana. E, apesar da obrigatoriedade de mudanças de caminhos nas provas maiores, por conta da proibição da Avenida Niemeyer, o acontecimento mais uma vez comprovou sua efetividade ao conseguir juntar esporte e turismo.

No total, mais de 40 mil pessoas participaram de pelo menos uma das seis provas oferecidas. Cidadãos de nove países e de todos os estados do Brasil estiveram no Rio para a prova. Faz 3 anos, o festival passou a ser visto com olhos ainda melhores por inúmeros corredores amadores, desde que começou a ser disputada em o feriado de Corpus Christi, em 2016. Afinal, fica bem melhor se deslocar a uma outra cidade e passar um feriado de quatro dias do que dever fazer tudo correndo e às pressas em um fim de semana chabitual

E é aí que entra o turismo. Os corredores conseguem aproveitar a cidade, visitam pontos turísticos, lotam bares e restaurantes e, assim, injetam ainda mais dinheiro na economia da cidade.

Neste ano, quem exibiu comprovante de matricula conseguiu desconto no passeio de bondinho do Pão de Açúcar e no AquaRio, o maior aquário da América Latina, por exemplo. Patrocinadores também utilizaram a estratégia , como a Movida que deu desconto em o aluguel de carros para os corredores inscritos ,.

Os percursos das provas em si também ajudam a alcançar esse objetivo. A Meia Maratona, por exemplo, propiciou aos corredores as bonitas imagens do nascer do dia em toda a orla do Leblon, Ipanema e Copacabana, além da vista do Pão de Açúcar por diversos ângulos ao contornar toda a Enseada de Botafogo em direção ao Aterro do Flamengo. Na Maratona, além de tudo isso, ainda passa-se bastante perto do Museu do Amanhã e do AquaRio.

É verdade que a disputa da Copa América em solo de Brasil e até a etapa da WSL em Saquarema, cidade que fica próxima ao Rio de Janeiro, auxiliaram a atrair mais gente à cidade. Mas pode-se declarar que foi uma contente coincidência.

Foi bastante habitual ver corredores parando em diversos pontos das provas para bater fotografias e festejar a vista. Com o canhão das redes sociais, além de tudo, as imagens ainda impelem amigos e familiares se não for para correr, a viajarem para a cidade , pelo menos para conhecer as belezas da capital fluminense.

* O repórter viajou a convite da Olympikus

“Estamos cada vez mais formando uma comunidade. Uma comunidade que ama o esporte, deseja praticar atividade física e vê na corrida a melhor chance”, alegou Márcio Callage num jantar na noite da sexta-feira , que serviu de boas-vindas a influenciadores e convidados da marca. Márcio Callage é diretor de marketing da Olympikus.se pensou o projeto de acordo com a Olympikus, ” para democratizar a corrida e o esporte com provas em lugares únicos, treinos e ativações com experts, “. A primeira parada desse circuito vai ser no Jalapão , e as outras duas, que ainda não tiveram os locais divulgados, prometem seguir a mesma linha.

Na terça-feira 11 de junho a Maratona do Rio, maior festival de corridas da América Latina, havia divulgado mudanças no caminho da Meia Maratona Olympikus e da Maratona do Rio Cosan , necessárias por conta da proibição da Avenida Niemeyer por resolução judicial após constantes episódios de deslizamentos na via. O acontecimento ocorria nos dias 22 e 23 de junho.

Fonte: maquinadoesporte-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Colombia, Brazil

Cities: Corpus Christi, Copacabana

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Análise: Maratona do Rio é união rara de turismo com esporte
>>>>>Olympikus fortalece corrida de rua com Maratona do Rio – June 24, 2019 (maquinadoesporte-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 cidade 0 0 NONE 5 cidade: 2, a cidade: 2, uma outra cidade: 1
2 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 comunidade 0 0 NONE 3 uma comunidade: 1, Uma comunidade e: 2
4 corredores 0 0 NONE 3 os corredores inscritos: 1, Os corredores: 1, os corredores: 1
5 verdade 140 0 NONE 2 verdade: 2
6 Meia Maratona 40 0 ORGANIZATION 2 A Meia_Maratona por_exemplo: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Meia_Maratona por_exemplo): 1
7 desconto 30 0 NONE 2 desconto: 2
8 AquaRio 0 0 ORGANIZATION 2 o AquaRio: 2
9 Movida 0 0 ORGANIZATION 2 a Movida: 2
10 o festival de corridas 0 0 NONE 2 O festival de corridas: 2