Por: SentiLecto

Se essas pessoas têm conta na instituição ou em outros bancos, a Caixa Econômica Federal decidiu pagar a segunda parcela da ajudinha emergencial de R$ 600 exclusivamente em conta poupança digital para todos os trabalhadores com direito aa vantagem, independentemente. Se vai creditar o valor que deverão esperar por mais tempo para pôr a mão em o dinheiro no total, para 30 milhões de informais. A medida não afeta beneficiários do Bolsa Família.

De acordo com o programa, as pessoas que receberem o crédito na poupança virtual – que inicia em 20 de maio para nascidos em janeiro e fevereiro e conclui no dia 26 maio, para nascidos em novembro e dezembro – exclusivamente vão poder transferir os recursos para outras contas ou efetuar o saque entre os dias 30 de maio e 13 de junho, conforme o mês de nascimento.

— Quem nasceu em um mês superior não vai ter direito e nós vamo fazer as triagens nas filas, bastante forte, com toda tranquilidade. O que não pode ocorrer é ter metade da fila sem poder receber.Enquanto isso, muitos trabalhadores continuam com dúvidas de como transferir ou sacar o dinheiro. Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas.

Na quarta-feira 06 de maio embora o pagamento da segunda parcela da vantagem emergencial de R$ 600 dependa da liberação de recursos orçamentários e de um novo calendário por parte do Ministério da Cidadania, a Caixa informou que as pessoas que tiverem direito poderiam receber a primeira e a segunda parcelas acumuladamente, visto que o prazo para dar entrada na ajudinha era até o dia 02 de julho.

No primeiro momento, exclusivamente vai ser possível pagar contas, boletos e realizar compras pelo aplicativo da Caixa, via cartão de débito digital. O objetivo da Caixa é forçar a utilização do aplicativo e evitar filas e aglomeração de pessoas nas agências, durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo a Caixa, o aplicativo está preparado para o acesso de cinco mil usuários por minuto, com uma espera média máxima de somente um minuto.

Encerradas as datas calculada no calendário, se houver saldo nas se o vai transferir poupança digital, automaticamente para a conta em que o beneficiário houver recebido a primeira parcela.

Na sua vez, segunda parcela sai na semana que vem

O programa e as novas normas para a movimentação dos recursos constam de uma portaria do Ministério da Cidadania, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

No pagamento da primeira parcela da ajudinha, não havia limitação à movimentação dos recursos para quem recebeu o valor em conta digital. As pessoas podiam pagar contas e transferir o dinheiro para outras contas, em seu nome ou de outros, pelo aplicativo da Caixa, que recorda que o saque pode ser feito nos caixas eletrônicos do banco, nas unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui. A única limitação foi ao saque, que precisou obedecer um programa, conforme o mês de nascimento. É importante levar um documento de identificação para facilitar a retirada.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ajudinha emergencial: Caixa vai pagar segunda parcela exclusivamente por conta digital
>>>>>Caixa libera auxílio emergencial para mais 405 mil pessoas neste sábado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Governo vai pagar novo lote da primeira parcela do auxílio a partir de terça-feira – May 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Bolsonaro veta ampliação de auxílio emergencial a categorias como motoristas de aplicativos e ambulantes de praia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ministério da Defesa informa que 73,2 mil militares receberam o auxílio emergencial indevidamente – May 12, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Ministério da Defesa investiga pagamento indevido do auxílio emergencial a militares das Forças Armadas – May 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>‘Em análise’: milhões de brasileiros esperam há mais de um mês pelo pagamento do auxílio-emergencial – May 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Auxílio emergencial: Caixa aguarda autorização do governo para pagar a 6 milhões de pessoas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Auxílio emergencial: pouco mais de dois milhões de informais que receberam o crédito ainda não sacaram – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Auxílio emergencial: Prefeitura do Rio multa 25 agências da Caixa por não evitar aglomerações – May 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Auxílio emergencial: pagamento será organizado exclusivamente pelo mês de nascimento – May 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda começa a ser pago aos trabalhadores nesta segunda-feira – May 05, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda começa a ser pago aos trabalhadores – May 05, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Auxílio emergencial: Caixa diz que vai atender todos que estiverem na fila até as 14h, mesmo após fechamento das agências – May 05, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Auxílio emergencial: 17 milhões de pedidos estão represados, diz ministério – May 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Auxílio emergencial: Caixa abrirá duas horas mais cedo a partir de segunda-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Auxílio emergencial: Caixa abre as agências duas horas mais cedo para reduzir filas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Confira as respostas para as cinco principais dúvidas sobre auxílio emergencial – May 11, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pessoas 16 0 NONE 4 essas pessoas: 1, As pessoas: 1, as pessoas: 2
2 Caixa 0 0 ORGANIZATION 4 a Caixa: 4
3 conta 0 0 NONE 4 conta digital: 1, conta: 1, a conta: 2
4 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
5 valor 225 0 NONE 3 o valor: 3
6 saque 0 0 NONE 3 o saque: 3
7 restrição 0 120 NONE 2 restrição: 1, A única restrição: 1
8 dúvidas 50 0 NONE 2 as principais dúvidas: 1, dúvidas: 1
9 a movimentação de os recursos 0 0 NONE 2 a movimentação de os recursos: 2
10 auxílio 0 0 NONE 2 o auxílio: 1, o auxílio era: 1