Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Refinaria Petrobras – panoramio (1)

Nesta segunda-feira, as ações da Petrobras desvalorizaram 21,5%, e os analistas estão revisando suas recomendações para os papéis e inclusive recomendando a sua venda. Quando vai ser necessário o recurso antes de sacá-los, no entanto, para os cotistas dos fundos FGTS- Petrobras, os experts orientam pensar em.

Petróleo Brasileiro S.a. é uma companhia de capital aberta, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, sendo, portanto, uma companhia estatal de economia mista.

Quem sacar os recursos dos fundos que investem em ações da Petrobras vai ter esse capital depositado novamente no FGTS. Por isso, investidor tem que pensar prefere continuar investindo na estatal ou ter os recursos dirigidos pelo fundo do trabalhador.

Faz 21 anos, o governo implementou um programa em que os cotistas de o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço tinham a alternativa de colocar parte de os recursos de o fundo em um fundo de investimento em que investe em ações de a Petrobrás, em o ano 2000. Enquanto o FGTS acumulou cerca de 150% de alta, de lá para cá, esses fundos renderam em média 743% , segundo dados da companhia de informações financeiras Economática.

Mas nos últimos anos a lucratividade dos fundos FGTS-Petrobras deixaram a querer. Nos últimos 10 anos o fundo teve regresso de -7,9%, e o FGTS, considerando somente o rendimento de 3% ao ano , de 46,31%. E nos últimos 12 meses, os fundos que investem em ações da Petrobras tiveram um regresso médio de -7%, enquanto, o FGTS valorizou 3,12%.

Para experts, decidir estar ou não em um fundo que investe em ações tem que passar primeiro por analisar se aceita oscilações, e depois, se acredita que a companhia tem potencial.

— O investidor tem que sair da renda fixa e ir para a renda mutável quando acredita que mesmo a ação de uma companhia vai dar mais regresso no longo prazo que a renda fixa. Então, tudo depende do tempo que a pessoa tem para esse investimento e a sua perspectiva dele — alega Valter Police, Planejador financeiro CFP.

Outra avaliação é que mesmo que o investidor decida que não deseja mais estar investido na Petrobras, esse pode não ser o melhor momento para sair, já que a queda já ocorreu e não há informações novas para saber o que será daqui para frente.

— Acredito que qualquer movimentação por conta do desgaste com a Petrobras já parece um tanto tardio. O ideal seria acompanhar como será a condução da empresa agora. Usualmente, o mercado reage no início de maneira mais intensa do que o movimento se confirma no final — alega Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos.

E apesar de ter tido um rendimento atrativo frente a atual Selic em 2% ano, comparando com a opção do FGTS a expectativa é que o rendimento não fique mais tão interessante assim, pois a inflação tende a subir e a corroer a lucratividade de 3% do FGTS.

— Agora é o momento do maior estrago, e olhando para o longo prazo, ainda não há nada que nos leva a achar que a Petrobras vai ser uma companhia menos competitiva com as reservas do pré-sal que ela tem. E se a opção é ir para o FGTS, com regresso bastante baixo, que não tem que cobrir a inflação, é melhor ficar e não realizar a perda — alega Pedro Paulo Silveira, Economista-Chefe da Nova Futura Investimentos.

A perspectiva geral é que a Petrobras ainda dê mais regresso do que o FGTS no longo prazo. A empresa se reestruturou, vendeu ativos e ficou mais eficiente e tem boas perspectivas para o pré-sal. Para alguns analistas, o mercado está exagerando e a precificação ainda não tem um motivo claro. E, talvez, as intenções de intervenção mudem ao longo do tempo.

— Ficou barato demais. A companhia está avaliada em cerca de 50 bilhões de dólares e está calculado de gerar de caixa 28 bilhões de dólares. Como em dois anos ela gerará mais do que vale? E precisamos ver de fato o que pode haver de intervenção. O combustível está caro por causa do dólar, não do custo do petróleo. Recuar, esse problema pode ser resolvido sozinho, se os juros subirem e o dólar. Precisamos esperar o que vai ocorrer — avalia Ricardo Campos da Reach Capital.

Críticas: Bolsonaro questiona característica do combustível vendido no Brasil e defende gasolina 15% mais barata— É preciso olhar o momento acima do tensão e das pesares: ‘Jamais na história deste país’, um Poder Executivo abriu mão de tamanho poder como a criação de um banco central independente — alegou no Twitter, adicionando:

Que a mudança pode significar para a empresa, as ações devem padecer especulação, enquanto o mercado financeiro está aguardando informações sobre o novo presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, para decidir o.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira a demissão do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.A dois anos, do atual Presidente, senhor Roberto Castello Branco», declara a nota reproduzida por Bolsonaro, assinada pela assessoria de comunicação social do Ministério de Minas e Energia declara: «O Governo decidiu mencionar o Senhor Joaquim Silva e Luna para satisfazer uma nova Missão, como Conselheiro de Administração e Presidente da Petrobras, após o fechamento do Ciclo, superior a dois anos, do atual Presidente, senhor Roberto Castello Branco».

— A gente não sabe o quanto essa crise de incerteza e um novo executivo pode impactar na companhia de fato. Ainda vai haver um fase de transição e é preciso ver se de fato o novo presidente desejar intervir o que ele vai conseguir fazer. O mercado está penalizando a incerteza. E nos próximos três meses pelo menos ainda vai haver muita volatilidade. A ação pode tanto subir quanto cair mais – alega Simone Pasianotto, que quando se pretende utilizar os recursos no curto prazo, também não se tem que ficar em renda mutável — alega Valter Police, economista-chefe da Reag Investimentos. — se o recomenda geralmente não sair quando se tem uma grande força de queda, mas

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Com queda das ações da Petrobras, vale a pena sacar os recursos do Fundo FGTS-Petrobras?
>>>>>Bolsonaro demite presidente da Petrobras; General Silva e Luna é o substituto – (Extraoglobo-pt)
>>>>>‘Semana que vem teremos mais’, diz Bolsonaro após indicar general para presidir a Petrobras – February 20, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Bolsonaro questiona qualidade do combustível vendido no Brasil e defende gasolina 15% mais barata – February 20, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro critica Petrobras, e diz que vai zerar imposto federal sobre diesel e gás de cozinha – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Petrobras reajusta preços de gasolina e diesel a partir de sexta-feira – February 18, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Governo Bolsonaro busca estratégia para melhorar imagem ambiental no exterior – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Lira minimiza troca na Petrobras e diz que autonomia do BC é ‘sinalização econômica com impacto profundo’ – February 20, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 3 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
2 Petróleo Brasileiro S. 80 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Petróleo_Brasileiro_S. a): 4, Petróleo_Brasileiro_S. a: 1
3 companhia 70 0 NONE 5 uma empresa menos competitiva: 1, a companhia: 1, A companhia: 1, a empresa: 1, A empresa: 1
4 Petrobras 0 0 ORGANIZATION 5 ela (referent: a Petrobras): 1, a Petrobras: 3, Petrobras: 1
5 Valter Police 0 35 PERSON 4 Valter_Police: 2, (tacit) ele (referent: Valter_Police): 1, (tacit) ele/ela (referent: Valter_Police): 1
6 mercado 15 0 NONE 4 o mercado financeiro: 1, o mercado: 2, O mercado: 1
7 O Governo 90 0 PERSON 3 O Governo: 1, o (referent: O Governo): 1, (tacit) ele/ela (referent: O Governo): 1
8 FGTS 0 0 ORGANIZATION 3 o FGTS considerando apenas o rendimento de %3 a o ano de %46,31: 1, o FGTS: 2
9 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 3 Bolsonaro: 2, O presidente Jair_Bolsonaro: 1
10 investidor 0 0 NONE 3 o investidor: 1, O investidor: 1, investidor: 1