Por: SentiLecto

O Conselho de Administração da Petrobras vai designar o general Joaquim Silva e Luna novo presidente da estatal. A reunião ainda não concluiu, mas o nome dele já teve a chancela do colegiado.

Hoje, mesmo com a venda desses gasodutos, a Petrobras tem contrato de utilização dessas redes com as companhias que adquiriram esses ativos, e as negociações com a Agência Nacional do Petróleo não progridem.Semana passada, quando a Petrobras anunciou alta de 39% no custo do gás canalizado para as distribuidoras, Bolsonaro voltou a criticar a ampliação.

No encontro, que acontece desde a manhã desta sexta-feira, o Conselho também aprovará a nova diretoria executiva da compahia. O conselheiro eleito Marcelo Gasparino, mencionado pelos acionistas minoritários, promete abdicar após o fim da reunião, declara uma fonte.

A intenção do general foi valorizar as «pratas da casa sem indicações políticas» de forma a fazer uma transição tranquila. Os diretores dessas áreas colocaram as posições à disposição em meio ao processo de demissão de Roberto Castello Branco, que foi destituído doacposiçãode presidente da estatal na última segunda-feira em assembleia de acionistas.

A intenção do general é adotar na estatal um modelo de administração profissional assim como foi feito em Itaipu, onde esteve nos últimos dois anos. Eleitos, presidente e os novos diretores terão que fazer uma cerimônia de posse interna entre esta sexta-feira e segunda-feira.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Conselho designa general mencionado por Bolsonaro para presidir Petrobras. Veja quem são os novos diretores da estatal
>>>>>Assembleia de acionistas elege presidente e conselheiros da Petrobras nesta segunda; veja o que está em jogo – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Marcelo Gasparino 0 0 PERSON 2 Marcelo_Gasparino: 1, (tacit) ele/ela (referent: Marcelo_Gasparino): 1
2 Petrobras 0 0 ORGANIZATION 2 a Petrobras: 2
3 empresas 0 0 NONE 2 as empresas: 2
4 presidente de a estatal 0 0 NONE 2 presidente de a estatal: 2
5 o aumento 0 60 NONE 1 o aumento: 1
6 Roberto Castello Branco 0 30 PERSON 1 Roberto_Castello_Branco: 1
7 renunciar após o fim de a reunião 0 30 NONE 1 renunciar após o fim de a reunião: 1
8 as negociações 0 12 NONE 1 as negociações: 1
9 a intenção de o general 130 0 NONE 1 A intenção de o general: 1
10 adotar em a estatal um modelo de gestão profissional 130 0 NONE 1 adotar em a estatal um modelo de gestão profissional: 1