Por: SentiLecto

Os servidores estaduais ativos do Rio de Janeiro têm que entregar até esta quinta-feira a declaração on-line de bens e valores ao Sistema de Controle de Bens Patrimoniais dos Agentes Públicos do Poder Executivo Estadual, o Sispatri. Segundo a CGE, os servidores que não entregarem a declaração vão estar sujeitos a sanções administrativas que incluem, inclusive, a chance de demissão.

“A Corregedoria Geral do Estado, através de suas Superintendências, vem realizando apuração no sentido de responsabilizar os servidores que não fizeram suas declarações no sistema Sispatri. Atualmente, existem processos instaurados e em período final, para os servidores que não disseram o exercício de 2019, conforme calculado pelo Decreto n° 42.553, de 2010 que regulamenta a aplicação da Lei Federal n° 8.429/1992 no Estado do Rio”, informou o órgão.

A entrega da declaração on-line é compulsória para todos os servidores ativos do Executivo, inclusive para as posições comissionadas e aqueles que têm algum vínculo ativo. Consiste em informar todos os bens e as fontes de renda do servidor, como imóveis, dinheiro, títulos de ações, bens móveis, investimentos financeiros, participações societárias, entre outros.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o dinheiro arreacadado com a taxa de Incêndio para a aquisição de materiais, além do aparelhamento e da manutenção das viaturas utilizadas na prevenção e na guerrazinha a incêndios, nos serviços de ajudinha e emergência em vias públicas, e nas buscas e nos salvamentos terrestres, aéreos e marítimos. Os recursos também permitem capacitar os profissionais, incluindo os da Defesa Civil.Aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência física que sejam donos ou inquilinos de somente um imóvel residencial no estado, com até 120 metros quadrados, cuja renda mensal seja de até cinco salários mínimos podem pedir isenção do pagamento da taxa.

Na segunda-feira 18 de janeiro concluía no dia 4 de fevereiro o prazo para os servidores estaduais ativos do Rio de Janeiro entregarem a declaração on-line de bens e valores ao Sistema de Controle de Bens Patrimoniais dos Agentes Públicos do Poder Executivo Estadual, o Sispatri. A Corregedoria Geral do Estado informou que a data limite não seria protelada. Faz 1 mês, foram realizadas 52.524 declarações, o correspondente a cerca de %27 de os servidores de o estado, até o dia 4 de janeiro.

No ano passado, 93% dos cerca de 190 mil funcionários ativos entregaram a prestação de contas anual sobre seus patrimônios.

1) Acesse o site www.servidor.rj.gov.br. Na aba do lado direito introduza sua ID funcional e senha.

2) Na página inicial do portal, no índice que aparece na parte de cima, clique em Sispatri. Clique em “Mande sua declaração” logo abaixo do emblema do Sispatri.

4) Caso o servidor escolha preencher todos os dados desde o início, basta inserir as informações solicitadas e clicar em “confirmar” e “avançar” ao final de cada etapa. É possível conferi os dados introduzidos clicando em «verificar».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Estado do Rio: concluas nesta quinta-feira o prazo para entrega da declaração de bens do Sispatri
>>>>>Corpo de Bombeiros começa a enviar Taxa de Incêndio para contribuintes do Estado do Rio – February 03, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 servidores 0 0 NONE 6 os servidores: 6
2 declaração 0 0 NONE 4 a declaração: 3, sua declaração: 1
3 Sispatri 0 0 ORGANIZATION 3 o Sispatri: 2, Sispatri: 1
4 Aposentados pensionistas e pessoas com deficiência física com até 120 metros quadrados 0 80 PERSON 2 Aposentados pensionistas e pessoas com deficiência física com até 120 metros quadrados: 2
5 valores 150 0 NONE 2 valores: 2
6 aqueles 60 0 NONE 2 aqueles: 2
7 os servidores estaduais ativos de o rio 60 0 NONE 2 os servidores estaduais ativos de o Rio: 1, Os servidores estaduais ativos de o Rio: 1
8 A Corregedoria_Geral_do_Estado 0 0 PLACE 2 A Corregedoria_Geral_do_Estado: 2
9 Sistema de Controle de Bens Patrimoniais dos Agentes Públicos do Poder Estadual 0 0 PERSON 2 o Sistema_de_Controle_de_Bens_Patrimoniais_dos_Agentes_Públicos_do_Poder_Executivo_Estadual: 2
10 bens 0 0 NONE 2 bens: 2