Por: SentiLecto

O Instituto Nacional do Seguro Social informou nesta quinta-feira que irá ampliar de 30% para 40% o percentual de servidores destinados à análise de bvantagensprevidenciários. Vai implementar-se a medida já a partir de este mês de janeiro. Com isso, a autarquia espera diminuir o estoque e o tempo de espera pela concessão de aposentadorias, pensões e ajudinhas, reduzindo também as correções monetárias pagas pelo instituto pelo atraso no prazo legal de resposta para esses pedidos.

Se escalonam os percentuais de ampliação porque as vantagens de esses segurados não padeceram as perdas inflacionárias ao longo de todo o ano. São pagamentos recentes. Portanto, não fazem jus à mesma correção de quem já era aposentado ou recebia pensão há muito tempo.

Na terça-feira 05 de janeiro a Federação Nacional dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social informou que mandou profissões ao Ministério da Saúde, à Secretaria Especial de Previdência Social e à presidência do Instituto Nacional do Seguro Social , pedindo que osinclua-se os servidores de a base de essas categorias em os grupos prioritários para recebimento de a vacinaontra a Covid-19.

Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, culpado pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outras vantagens, pertencentes ao núcleo das Atividades Exclusivas de Estado, para aqueles que comprarem o direito a estas vantagens segundo o calculado pela lei.

O deslocamento desses servidores, que atuavam nas áreas de meio e de atendimento nas agências da Previdência Social, vai ser possível com a chegada dos aposentados e militares inativos contratados pela autarquia em regime provisória, e que irão trocar os profissionais do INSS em suas antigas funções. Por fim, o INSS, que também vai investir em desburocratização e simplificação de processos para agilizar a análise, além de implementação automática da concessão de vantagens judiciais, informou que irá melhorar os processos de análise das vantagens, com avaliações mais criteriosas, para diminuir o número de pedidos em pré-requisito.

O pagamento dos beneficiários do INSS que recebem somente o piso nacional será feito entre os cinco últimos dias úteis de janeiro e os primeiros cinco de fevereiro .O plano facultativo de baixa renda é uma maneira de contribuição ao INSS com o valor diminuído de 5% do salário mínimo. Essa modalidade é exclusiva para homem ou mulher de famílias de baixa renda e que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito da sua residência e não tenha renda própria.Plano facultativo

Previdência social ou seguro social é o programa de seguro público que oferece proteção contra vários riscos econômicos, sendo a participação compulsória.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>INSS amplia para 40% o quantitativo de servidores destinados à análise de bvantagens
>>>>>Se aposentou pelo INSS ao longo de 2020? Veja quanto você terá de reajuste proporcional no seu benefício – January 13, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Veja qual será o valor da sua aposentadoria após reajuste – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Contribuições dos trabalhadores do INSS sobem a partir de agora; confira como ficam – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Contribuições dos trabalhadores do INSS vão subir; confira como ficam – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 INSS 260 0 ORGANIZATION 4 o INSS: 3, (tacit) ele/ela (referent: o INSS): 1
2 o deslocamento de esses servidores 80 100 NONE 2 O deslocamento de esses servidores: 2
3 o programa de seguro público 160 0 NONE 2 o programa de seguro público: 2
4 Instituto Nacional do Seguro Social 0 0 ORGANIZATION 2 Instituto_Nacional_do_Seguro_Social: 1, O Instituto_Nacional_do_Seguro_Social: 1
5 Ministério da Economia 0 0 ORGANIZATION 2 o Ministério_da_Economia: 2
6 o pagamento de os beneficiários de o inss 0 0 NONE 2 O pagamento de os beneficiários de o INSS: 2
7 aqueles 0 0 NONE 2 aqueles: 2
8 autarquia 0 0 NONE 2 a autarquia: 2
9 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
10 pensão 0 0 NONE 2 pensão: 2