Por: SentiLecto

– O momento político não é o mais favorável para o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, avaliou nesta terça-feira Roberto Azevêdo recomendando Roberto Azevêdo é o diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio ., no entanto, que ambas as partes conservem o senso de urgência e pensem no longo prazo para a chance não ser perdida. Ele declarou: «Com pandemia em curso, com a desaceleração tão dramática das economias, vai haver pressões imagino que dos dois lados para evitar choques de oferta e procura, sobretudo de oferta, bastante fortes neste momento». Em acontecimento online promovido pela ICC Brasil e a Confederação Nacional da Indústria , Azevêdo alegou que o Brasil precisa fazer dever de casa para se introduzi de forma mais efetiva às cadeias gmundiaisde produção e drealçouque o acordo Mercosul-UE dá «excelente ochancepara se aprogredirnesse sentido». Azevêdo, que está de saída da posição, pontuou ter aprendido ao longo dos seus sete anos à frente da OMC que a conjuntura política e econômica pode se amodificarde uma hora para outra. Ele, frisando que isso pode vir a complicar a negociação declarou: «Podem aparecer inesperados de todo lado, como pressões na área ambiental, por exemplo, ou na área de normas trabalhistas, coisas que não estavam tão evidentes no radar». «Então eu não perderia o sentido de urgência, acho que essa seria a minha principal mensagem.» MEIO AMBIENTE Em outro ponto do discussão Azevêdo frisou que a questão ambiental «está aí para ficar» nas relações comerciais, e que na OMC já se debatem negociações que levem o assunto em consideração. Alegou: «A questão ambiental está aí para ficar, não adianta ficar imaginando que é uma coisa circunstancial, conjuntural, isso mudará a gente explicar melhor, não é isso». «Qualquer grande acordo global que vier no futuro eu acho que esse debate vai estar sendo debatida, não tem como escapar dela.»

– Roberto Azevêdo alegou nesta terça-feira que a entidade vê hoje uma retração do comércio em 2020 mais próxima de seu cenário otimista, com queda de %13, que havia sido traçado em abril. Roberto Azevêdo é o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio . No cenário pessimista, a OMC havia calculado uma queda de cerca de 32%. De qualquer maneira, Azevêdo pontuou que as medidas para conter o coronavírus provocaram choques dramáticos tanto de oferta quanto de procura, o que imporá ao comércio um «grande baque» neste ano. Em acontecimento online promovido pela ICC Brasil e a Confederação Nacional da Indústria , Azevêdo, que está de saída da posição, alegou que neste momento há certa preocupação da OMC com os mais recentes discursos em favor de busca de autossuficiência como resposta às vulnerabilidades expostas pela pandemia. Ele argumentou que a concentração da produção num país o expõe «a todas as espécies de choques» e defendeu que a melhor solução seria pulverização e diversificação de fontes de suprimento. Segundo Azevêdo, seguramente vai haver uma reconfiguração das cadeias mundiais de valor, já que a pandemia expôs riscos da concentração da produção.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Momento político não é o mais favorável para acordo Mercosul-UE, declara Azevêdo da OMC
>>>>>OMC vê retração do comércio por crise mais próxima de cenário otimista, diz Azevêdo – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>OMC falha em chegar a acordo sobre chefe interino antes de escolher novo diretor-geral – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Roberto Azevêdo 180 0 PERSON 14 (tacit) ele/ela (referent: Azevêdo): 2, Roberto_Azevêdo (apposition: o diretor-Geral de a Organização_Mundial_do_Comércio): 1, o (referent: Azevêdo): 1, Ele (referent: Azevêdo): 1, Roberto_Azevêdo (apposition: O diretor-geral de a Organização_Mundial_do_Comércio): 1, ele (referent: Azevêdo): 1, Azevêdo: 7
2 eu 0 2 NONE 8 (tacit) eu: 6, eu: 2
3 pandemia 0 150 NONE 3 a pandemia: 2, pandemia: 1
4 acordo 190 0 NONE 3 o acordo comercial: 1, Qualquer grande acordo mundial: 2
5 ficar 0 0 NONE 3 ficar: 3
6 cenário 70 80 NONE 2 o cenário pessimista: 1, seu cenário otimista: 1
7 oportunidade 170 0 NONE 2 a oportunidade: 1, excelente oportunidade: 1
8 coisas 14 0 NONE 2 coisas: 2
9 ICC Brasil 0 0 ORGANIZATION 2 a ICC_Brasil: 2
10 OMC 0 0 ORGANIZATION 2 a OMC: 2