Por: SentiLecto

– Roberto Azevêdo alegou nesta terça-feira que a entidade vê hoje uma retração do comércio em 2020 mais próxima de seu cenário otimista, com queda de %13, que havia sido traçado em abril. Roberto Azevêdo é o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio . No cenário pessimista, a OMC havia calculado uma queda de cerca de 32%. De qualquer maneira, Azevêdo pontuou que as medidas para conter o coronavírus provocaram choques dramáticos tanto de oferta quanto de procura, o que imporá ao comércio um «grande baque» neste ano. Em acontecimento online promovido pela ICC Brasil e a Confederação Nacional da Indústria , Azevêdo, que está de saída da posição, alegou que neste momento há certa preocupação da OMC com os mais recentes discursos em favor de busca de autossuficiência como resposta às vulnerabilidades expostas pela pandemia. Ele argumentou que a concentração da produção num país o expõe «a todas as espécies de choques» e defendeu que a melhor solução seria pulverização e diversificação de fontes de suprimento. Segundo Azevêdo, seguramente vai haver uma reconfiguração das cadeias mundiais de valor, já que a pandemia expôs riscos da concentração da produção.

O chefe interino normalmente seria um dos quatro vice-diretores-gerais, que são de China, Alemanha, Nigéria e EUA. A OMC declarou nesta sesta-feira que eles vão permanecer em seus posições atuais.A Reuters informou na quarta-feira que seria improvável que a OMC selecionasse o chefe após a insistência dos Estados Unidos em um candidato de Noruega.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>OMC vê retração do comércio por crise mais próxima de cenário otimista, declara Azevêdo
>>>>>OMC falha em chegar a acordo sobre chefe interino antes de escolher novo diretor-geral – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Roberto Azevêdo 120 0 PERSON 8 Ele (referent: Azevêdo): 1, Roberto_Azevêdo (apposition: O diretor-geral de a Organização_Mundial_do_Comércio): 1, o (referent: Azevêdo): 1, Azevêdo: 4, (tacit) ele/ela (referent: Azevêdo): 1
2 OMC 0 0 ORGANIZATION 3 a OMC: 2, A OMC: 1
3 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 2
4 cenário 70 80 NONE 2 o cenário pessimista: 1, seu cenário otimista: 1
5 eu 80 2 NONE 2 (tacit) eu: 2
6 Reuters 0 0 ORGANIZATION 2 A Reuters: 2
7 chefe 0 0 NONE 2 O chefe interino: 1, o chefe: 1
8 queda 0 0 NONE 2 queda de %13: 1, uma queda: 1
9 sesta-feira 0 0 NONE 2 esta sesta-feira: 2
10 vice-diretores-gerais 0 0 NONE 2 vice-diretores-gerais: 2