Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Barnier, Michel-9568

A União Europeia e o Reino Unido declararam nesta sexta-feira que ainda têm diferenças substanciais em relação a um acordo comercial pós-Brexit, e o negociador-chefe do bloco se preparava para viajar a Londres para uma tentativa de última hora de evitar um desfecho tumultuado para a crise de cinco anos da desfiliação britânica.

Faz 11 meses, os negociadores comerciais recomeçaram as conversas sobre a maneira que o novo relacionamento entre a UE e o Reino Unido vai tomar depois que o acordo de transição pós-Brexit

Na quinta-feira 19 de novembro Michel Barnier declarou que vai interromper as negociações comerciais com seu colega britânico David Frost «por um curto fase» depois que um dos membros de sua equipe testou positivo para o coronavírus. Michel Barnier é o negociador do Brexit da União Europeia.

Faltando só cinco semanas para o Reino Unido finalmente sair da órbita da UE, no dia 31 de dezembro, os dois lados estão pedindo ao outro concessões na pesca, na assistência estatal e em uma maneira de resolver quaisquer disputas futuras.

As duas partes recomeçarão em breve as negociações presenciais, suspensas na semana passada porque se diagnosticou Michel Barnier com coronavírus. Michel Barnier é um membro da equipe do negociador-chefe do bloco.

Michel Barnier, é um político francês que serve como a Comissão Europeia e Chefe do Grupo de Trabalho pós Brexit para as relações com o Reino Unido desde novembro de 2019.

«Está claro que existem diferenças substanciais e importantes ainda a serem superadas, mas estamos lidando com isto», declarou Boris Johnson aos repórteres. Boris Johnson é o primeiro-ministro britânico.

Na sua vez, «Com uma atitude construtiva e boa vontade de todos os lados, podemos chegar lá», declarou Rishi Sunak na Sky. Rishi Sunak é o ministro das Finanças.»Está claro o formato do acordo.»Londres e Bruxelas permanecem frear em negociações antes do prazo final de transição do Brexit, em 31 de dezembro.

«A probabilidade de um acordo é em grande parte determinada por nossos amigos e parceiros na UE – se eles desejarem fazê-l, existe um acordo a ser feito alio».

Barnier declarou no Twitter que vai viajar a Londres na noite desta sexta-feira para conversar com seu equivalente britânico, David Frost.

Barnier declarou: «As mesmas divergências expressivas persistem».

As conversas continuam frear em três assuntos principais – pesca, assistência estatal e determinação de disputas.

Faz 10 meses, o Reino Unido saiu de o bloco formalmente, mas desde então passa por um fase de transição no qual as normas sobre comércio, viagens e negócios continuam vigorando. A partir do final do ano, ele vai ser tratado por Bruxelas como um terceiro país.

Um diplomata da UE declarou que só há «mais alguns dias de sobra» para as tratativas, que anteriormente prosseguiram mesmo violando diversos prazos finais.

Um diplomata da UE, uma terceira fonte que também pediu anonimato, confirmou que tal ideia está em discussão, mas adicionou que o bloco insistiu em atrelá-la ao acordo comercial como um todo – o que significa que os direitos de pesca só poderiam ser renegociados com as outrasnormass comerciais.

O diplomata após um informe dado por Barnier a diplomatas nacionais a portas fechadas no tocante aa melhoria das negociações. declarou: «As lacunas quanto a igualdade de condições, governança e pesca continuam grandes».

«Sem Londres tomando as resoluções necessárias depressa, chegar a um acordo vai ser quase inimaginável. O tempo está acabando depressa. Só há mais alguns dias de sobra para mais negociações».

REUTERS CMO

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United Kingdom

Cities: London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Reino Unido e UE declaram ainda ter grandes diferenças sobre o Brexit
>>>>>Negociador da UE diz que ‘divergências fundamentais’ no comércio persistem com Reino Unido – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Negociador do Brexit na UE suspende negociações comerciais por contato com Covid-19 – November 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Pode ser tarde demais para acordo comercial do Brexit, diz autoridade da UE – November 16, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Reino Unido diz que acordo comercial do Brexit pode ser alcançado, mas não a qualquer custo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Brexit sem acordo teria efeito mais duradouro no Reino Unido do que Covid, diz presidente do BC britânico – November 23, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 O Reino_Unido 100 0 PLACE 6 (tacit) ele/ela (referent: O Reino_Unido): 1, O Reino_Unido: 1, ele (referent: O Reino_Unido): 1, o Reino_Unido: 3
2 Michel Barnier 0 0 PERSON 6 Michel_Barnier: 1, Michel_Barnier (apposition: o negociador de o Brexit_da_União_Europeia): 1, Michel_Barnier (apposition: um membro de a equipe de o negociador-chefe de o bloco): 1, Barnier: 3
3 negociações 0 0 NONE 4 as negociações comerciais: 1, mais negociações: 1, as negociações presenciais suspensas: 1, negociações: 1
4 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
5 forma 0 0 NONE 3 a forma: 2, uma forma: 1
6 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
7 tratativas 0 160 NONE 2 as tratativas: 2
8 acordo 60 0 NONE 2 um acordo: 1, um acordo comercial: 1
9 Londres 0 0 PLACE 2 a Londres: 1, Londres: 1
10 UE 0 0 ORGANIZATION 2 a UE: 2