Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – João Doria em março de 2017

– O Estado de São Paulo irá começar a vacinação da população local em janeiro do ano que vem, declarou nesta quinta-feira o governador João Doria, que criticou o plano de vacinação do governo federal, calculado para iniciar em março e para vacinar contra a Covid-19 exclusivamente um terço da população em 2021, , garantindo que o Estado não vai aguardar março, conforme calcula o plano anunciado na véspera pelo Ministério da Saúde. Faz 11 meses, Oria em entrevista coletiva em o Palácio dos Bandeirantes, sede de o governo paulista isse : » Desejo reafirmar que, em São Paulo de maneira responsável,, seguindo a lei e observando rigorosamente a lei, nós satisfazendo o protocolo com a Anvisa e obedecendo aos princípios de proteção à vida, nós vamos icomeçara imunização dos brasileiros de São Paulo em janeiro»,.»Não aguardaremos março e nem vamos sepultar mais brasileiros para aguardar aquilo que podemos fazer resgatando mais de 60 mil vidas a partir de janeiro.» Mais cedo, Doria esteve no aeroporto de Guarulhos para receber 600 litros, o equivalente a 1 milhão de doses, da CoronaVac, candidata a vacina contra Covid-19 da companhia de China Sinovac que está sendo testada no Brasil pelo Butantan. Ainda não há dados sobre a efetividade da CoronaVac para prevenir a Covid-19. O Butantan espera divulgar esta informação até o dia 15 deste mês. Como não há dado de efetividade do imunizante, tampouco foi feito um pedido de registro da potencial vacina junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária . Autoridades de São Paulo têm a expectativa de que, com os dados de efetividade esperados para este mês, o registro da vacina seja obtido junto à Anvisa em janeiro. Até lá, o acordo entre Butantan e Sinovac calcula a chegada ao Brasil de 46 milhões de doses da CoronaVac. O imunizante de China não tem sido indicado pelo Ministério da Saúde em seus planos de imunização contra a Covid-19 e também é alvo de uma disputa política entre Doria e o presidente Jair Bolsonaro, que são desafetos.

A carga com a vacina a granel, que será envasada e rotulada em uma fábrica do Butantan, chegou no aeroporto de Guarulhos e é a segunda remessa da CoronaVac a chegar ao país, após as 120 mil doses prontas da vacina que vieram da China no dia 19 de novembro.De acordo com dados já disponíveis de etapas anteriores dos ensaios clínicos, o Butantan e a Sinovac alegam que a candidata a vacina se mostrou segura e induziu resposta imune em 97% dos voluntários. A efetividade, no entanto, só pode ser medida após um mínimo de voluntários dos testes contraírem Covid-19 para que seja feita uma análise de quantos desses voluntários receberam a vacina e quantos receberam um placebo.

Na quinta-feira 19 de novembro – As primeiras 120 mil doses da CoronaVac, potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela chinesa Sinovac e que está sendo testada no Brasil pelo Instituto Butantan, chegaram ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã desta quinta-feira. A carga, que chegou em sete contêiners refrigerados, fazia parte de um lote de 6 milhões de doses prontas que estavam sendo importadas da China e que ficariam armazenadas no Estado de São Paulo aguardando o posterior pedido de registro da vacina e aprovação dela pelava Agência Nacional de Vigilância Sanitária . O Butantan também importaria insumos da China para a formulação e envase da vacina em suas instalações e começou obras em uma fábrica para, futuramente, realizar a produção integral do imunizante. «Esse era o momento mais próximo que nós tínhamo que voltar ao nosso normal. Só com a vacina poderíamos garantir que o Brasil recupere todos os seus sonhos e deixe de perder vidas para uma enfermidade como essa», declarou Jean Gorinchteyn de acordo com vídeo divulgado pelo governo paulista. Jean Gorinchteyn é o secretário de Saúde de São Paulo. Gorinchteyn foi receber o carregamento no aeroporto ao lado do governador de São Paulo, João Doria e do presidente do Butantan, Dimas Covas. A CoronaVac estava em Fase 3, a última antes do pedido de registro junto a autoridades regulatórias, no Brasil. De acordo com Dimas Covas, era necessário que 61 voluntários do estudo clínico que conta com mais de 10 mil participantes sejam contagiados pela Covid-19 para que se possa fazer uma primeira análise do grau de efetividade da vacina. Não era possível calcular quando isso irá ocorrer, mas de acordo com presidente do Butantan isso podia acontecer «a qualquer momento». Resultados dos estudos em Fases 1 e 2, inicial e intermediária, mostraram que ela induziu uma resposta imune entre os mais de 700 participantes desses testes na China. A análise da efetividade da vacina, entretanto, só seria possível com os dados da Fase 3 do estudo, que estava em andamento, além do Brasil, na Indonésia e na Turquia.

João Agripino da Costa Doria Junior ComMM é um empresário filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira desde 2001, que é o atual Governador de São Paulo. Se conhece João Agripino da Costa Doria Junior ComMM é mais conhecido como João Doria. Um empresário é jornalista.

A Sinovac Biotech Ltd. é uma companhia biofarmacêutica que se concentra na pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de vacinas contra enfermidades infecciosas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>São Paulo começará vacinação contra Covid-19 em janeiro, declara Doria
>>>>>Butantan recebe 1 milhão de doses da CoronaVac – December 03, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 80 0 NONE 6 (tacit) nós: 3, nós: 3
2 João Doria 0 0 PERSON 6 João_Doria: 1, o governador João_Doria: 2, Doria: 3
3 vacina 70 0 NONE 5 potencial vacina: 1, vacina: 1, a vacina: 3
4 a China 0 0 PLACE 5 a China: 5
5 Brasil 0 0 PLACE 4 o Brasil: 2, o Brasil de 46_milhões de doses de a CoronaVac: 1, Brasil: 1
6 Butantan 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: o Butantan): 1, o Butantan: 1, O Butantan: 2
7 Sinovac 0 0 PERSON 4 Sinovac: 3, chinesa Sinovac: 1
8 eu 4 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
9 a carga com a vacina a granel e rotulada em uma fábrica de o butantan e após as 120_mil doses prontas de a vacina 0 0 NONE 3 A carga com a vacina a granel e rotulada em uma fábrica de o Butantan e após as 120_mil doses prontas de a vacina: 3
10 empresa 0 0 NONE 3 a empresa chinesa: 1, uma empresa biofarmacêutica: 2