Por: SentiLecto

A Assembleia Legislativa do Rio votará, junto com o pacote de austeridade exibido pelo Estado anteontem em virtude do novo Regime de Recuperação Fiscal, uma proposta de recomposição salarial para o funcionalismo fluminense. Projetos de lei dos deputados André Ceciliano , presidente da Casa, e Luiz Paulo devem ser anexados para debate, pelo plenário, da correção dos salários dos servidores de 20% a 22%, com base no índice de inflação IPCA.

— Tentar chegar a um entendimento com os demais poderes é louvável. Mas, se tiver um preço de diluir uma reforma administrativa, isso deixa de valer a pena. Pelo que vejo, a reforma real se aplica aos futuros servidores, que não estão aqui para reclamar. É bastante mais palatável e evita preços políticos. Mas, como fazer um omelete sem quebrar os ovos? Não vi em nenhuma linha anunciada um projeto de avaliação de performance efetiva do funcionalismo — declara.A expectativa é de que com a aprovação, o estado tenha um alívio de caixa de R$ 40,2 bilhões que vai de 2022 até 2032, quando acaba o regime.O pacote do Governo sugere que se calculem os reajustes periódicos a os servidores com base em o IPCA. Além disso, os funcionários também terão um acréscimo que deve variar entre 2 a 4% dos valores calculados sobre a inflação. O índice padecerá ajustes de acordo com a arrecadação do Estado e visa recompor as perdas salariais registradas desde 2017.

Na quinta-feira 02 de setembro bombeiros militares do Estado do Rio poderiam receber complementar de 20% na remuneração pelo trabalho noturno superior ao diurno. A Assembleia Legislativa do Rio aprovou em segundo debate, , o projeto de lei 3.555/21, do deputado Márcio Gualberto , que autorizava o governo do Estado a conceder o adicional aos servidores. O governador Cláudio Castro teria 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

Viu isso? De professor a policial: veja as mudanças na idade mínima para servidor se aposentar no projeto do governo do Rio

A ideia é repor as perdas que se acumulam desde 2017. O reajuste do servidor poderia ser parcelado: 50% até janeiro de 2022; 25% em janeiro de 2023 e 25%, em 2024.

Paridade na Polícia Civil tem que ser assunto de emenda

À pilar, Ceciliano declarou que as conversas dentro da Alerj estão bem encaminhadas para que, na eleição do plano de austeridade do governo, sejam conservados os direitos dos servidores ao abono continuidade , ao triênio e à paridade salarial entre ativos e pensionistas da Polícia Civil. Alegou: “Emendaremos as mensagens para garantir isso”.

Por outro lado, o texto ainda acaba com as licenças-prêmio e licenças especiais e cria a “licença-capacitação”, pela qual servidores poderão se afastar dos cargos por três meses, a cada cinco anos de serviço, para realizar cursos técnicos. Calcula-se a conversão de essa vantagem em dinheiro não .

Professores se programam para manifestação na Alerj

Indignados com o plano de recuperação fiscal do Executivo, professores marcaram uma manifestação na Alerj para terça-feira, às 16h. Faz 8 meses, a coordenadora geral de o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio Izabel Costa avaliou : » Se a Alerj aprovar o pacote como está, teremos fim de a carreira de o servidor público, rasgando direitos de décadas «.

Líder sindical declara que Estado escapou do diálogo

O deputado Luiz Paulo declarou que as sessões, na semana que vem, vão buscar equilíbrio entre necessidades do Estado e interesses do funcionalismo, para moderar perdas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Se vai votar proposta de recomposição salarial para servidores de o Estado do Rio junto com pacote de austeridade de o governo
>>>>>De professor a policial: veja as mudanças na idade mínima para servidor se aposentar no projeto do governo do Rio – September 10, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Pacote de austeridade: fim do triênio para novos concursados deve passar na Alerj – September 08, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Pacote de austeridade é apresentado à Alerj; texto muda política salarial e altera tempo para aposentadoria de servidores – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 5 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
2 nós 40 50 NONE 3 (tacit) nós: 3
3 servidores 24 0 NONE 3 os servidores: 1, os futuros servidores: 2
4 Alerj 0 0 ORGANIZATION 3 a Alerj: 3
5 Luiz Paulo 0 0 PERSON 3 O deputado Luiz_Paulo: 2, Luiz_Paulo: 1
6 professores 0 80 NONE 2 professores: 1, Professores: 1
7 expectativa 100 0 NONE 2 A expectativa: 2
8 A Assembleia_Legislativa_do_Rio 0 0 PLACE 2 A Assembleia_Legislativa_do_Rio: 2
9 base 0 0 NONE 2 base: 2
10 discussão 0 0 NONE 2 segunda discussão: 1, discussão: 1