Por: SentiLecto

Realizada em formato inédito, com a grande maioria dos mencionados em suas respectivas casas, a 72ª edição do Emmy ocorreu na noite deste domingo, em Los Angeles. O apresentador Jimmy Kimmel comandou a celebração da TV de America de uma Staples Center praticamente vazia . Apesar das obstáculos, o formato inusitado fez da cerimônia menos engessada do que em anos anteriores.

A noite contou com grandes domínios. «Succession» foi eleita melhor série de drama e ficou com outras seis estatuetas; «Watchmen» levou dez Emmys nas categorias voltadas às minisséries ou filmes para TV; já a canadense «Schitt’s Creek» venceu todas as principais disputas entre as séries de comédia, com oito estatuetas recebidas — um recorde de premiações numa única temporada de comédia.

Os triunfos de “Succession” e “Watchmen” ilustram a vitória da HBO, ganhadora de 30 Emmys, sobre a concorrente Netflix .

As surpresas ficaram para as séries dramáticas, apesar de «Succession» fazer valer o favoritismo, premiando também Jeremy Strong , roteiro e direção . Mas Zendaya, de 24 anos, superou artistas experientes como Jennifer Aniston, Olivia Colman e Sandra Oh para vencer o Emmy de melhor atriz em série dramática, por «Euphoria» — tornando-se a mais jovem a vencer a categoria. E, em atriz coadjuvante, Julia Garner , de 26, passou pela concorrência de ninguém menos que Meryl Streep .

Também vão azarão, Billy Crudup, de «The Morning Show», venceu como ator coadjuvante, categoria que tinha três representantes de «Succession» — incluindo o favorito Kieran Culkin.

Em seu discurso de abertura, Kimmel brincou com o sarcasmo de se fazer uma celebração de premiação em meio a uma pandemia global, mas justificou que, apesar de não ser prioritário, «é divertido». «Desejava pedir palmas para mim. é melhor exibi este prêmio do que exibi sintomas», declarou. E, ao falar sério, reforçou o protagonismo da TV como uma «amiga que está ao seu lado até nos momentos difíceis».

Os produtores do Emmy declaram que descartaram o manual do programa de premiação e estão buscando algo divertido e imprevisto, embora cientes dos incêndios florestais, da pandemia e de uma campanha eleitoral presidencial divisiva.

Grande ganhador:’Watchmen’ vai ter ou não uma segunda temporada?

Ao longo da premiação, representantes de categorias profissionais pouco valorizadas e ainda mais fundamentais durante a pandemia, como caminheiros, entregadores e fazendeiros, fizeram discursos emocionantes e anunciaram os ganhadores de algumas estatuetas. Médicos e enfermeiros, claro, também tiveram seus espaços.

Outro marco importante neste Emmy é que das 12 categorias de atuação, quatro foram vencidas por atores negros: Zendaya, Regina King, Yahya Abdul-Mateen e Uzo Aduba. O mesmo percentual visto nas indicações. Nas primeiras categorias anunciadas, as voltadas às séries de comédia, o domínio total ficou por conta da sitcom cde Canada»Schitt’s Creek»., que ainda ficou com o Emmy de melhor elenco de comédia, Foram sete triunfos consecutivos, incluindo a principal, de melhor série de comédia. Catherine O’Hara e Eugene Levy venceram os troféus de melhor atriz e ator de série de comédia, respectivamente, e Annie Murphy ficou com o de atriz coadjuvante. Já Dan Levy recebeu os Emmys de melhor ator coadjuvante, roteiro e direção no segmento. Dan Levy é filho de Eugene.

Em seu discurso, Eugene Levy fez questão de parabenizar o filho e companheiro de trabalho: «Eu desejo agradecer este jovem homem que pegou nossa trama peixe fora d’água e a modificou numa festa à inclusão e ppenalizaçãoà homofobia».

Criada por Eugene e Dan Levy, «Schitt’s Creek» jamais tinha vencido um Emmy até este domingo de domínio nas categorias de comédia. A sitcom, que chegou ao fim após seis temporadas, gira em torno da família Rose que perde toda a fortuna após um de seus sócios cometer uma fraude financeira milionária. Família Rose é talento de uma rede de videolocadoras. Quebrados, eles se mudam para a pequena Schitt’s Creek, cidade que haviam adquirido como uma brincadeira. No Brasil, ela pode ser vista no serviço de streaming Paramount+.

Uma das produções mais badaladas da temporada, «Watchmen», da HBO, fez valer a expectativa do público ao vencer o Emmy de melhor minissérie. A protagonista Regina King garantiu a estatueta de melhor atriz de minissérie ou filme para TV, Yahya Abdul-Mateen a de ator coadjuvante, e o criador Damon Lindelof recebeu a de melhor roteiro, ao lado do coautor Cord Jefferson. No total, contando as premiações técnicas, «Watchmen» levou dez Emmys.

Lindelof ao receber o principal prêmio junto com parte da equipe de «Watchmen» declarou: «Obrigado a todos que investiram nove horas para assistir a série». «Nós dedicamos esse prêmio às vítimas e sobrevivente doamcarnificinade Tulsa», completou, referindo-se a uma série de ataques racistas ocoordenadosna cidade do estado de Oklahoma em 1921, que inspira a série.

O domínio não foi absoluto, porém, porque Mark Ruffalo superou Jeremy Irons e saiu com o Emmy de melhor ator de minissérie ou filme para TV por «I know this much is true», também disponível na HBO Go. Ruffalo foi bastante comemorada o triunfo, mas principalmente por sua esposa, Sunrise Coigney, que dividiu a tela com o marido e não escondeu a afeição e o orgulho.

Uzo Aduba venceu como melhor atriz coadjuvante por «Mrs. America». E, num triunfo ainda mais admirável, «Nada ortodoxa», da Netflix, ficou com a estatueta de direção em minissérie ou filme para TV, recebida pela diretora Maria Schrader.

No primeiro anúncio de ganhador da noite — aquele que premiou Catherine O’Hara como atriz de comédia —, Kimmel e Jennifer Aniston brincaram com os procedimentos sanitários ao atearem fogo no envelope e apagarem com um extintor de incêndio antes da leitura do nome de Catherine.

Mais tarde, Aniston protagonizaria outro momento bastante comentado, ao aparecer de pijamas ao lado de Courteney Cox e Lisa Kudrow, suas companheiras em «Friends».

Os premiados receberam seus troféus em casa, e de lá discursaram, ao vivo. Alguns elencos optaram por se reunir, caso de «Schitt’s Creek» — vestindo máscaras, os atores fizeram um reunião interna na casa de Eugene Levy.

Abaixo, conheça os ganhadores das principais categorias :

Melhor série de drama

Melhor série de comédia

Melhor minissérie

Melhor atriz em série dramática

Melhor ator em série dramática

Melhor atriz coadjuvante em série dramática

Melhor ator coadjuvante em série dramática

Melhor atriz em minissérie ou filme para TV

«ATVo realmente tem dominado eauxiliadoo as pessoas nos últimos seis meses de pandemia. Portanto, talvez haja um sentimento de desejar ver como essas coisas que descobrimos durante a quarentena, ou assistimos novamente, se vão sair no domingo», declarou Gerrad Hall, editor sênior de TV da Entertainment Weekly.

Melhor ator em minissérie ou filme para TV

Melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme para TV

Melhor ator coadjuvante em minissérie ou filme para TV

Melhor atriz em série de comédia

Melhor ator em série de comédia

Melhor atriz coadjuvante em série de comédia

Melhor reality show de competição

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Brazil

Cities: Tulsa, Los Angeles

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Emmy 2020: ‘Succession’, ‘Watchmen’ e ‘Schitt’s Creek’ dominam a celebração; Zendaya assombra
>>>>>Premiação virtual do Emmy desperta curiosidade para domingo – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jimmy Kimmel 0 50 PERSON 5 O apresentador Jimmy_Kimmel: 1, Kimmel: 1, (tacit) ele (referent: Kimmel): 1, (tacit) ele/ela (referent: Kimmel): 2
2 eu 6 40 NONE 4 Eu: 1, (tacit) eu: 2, mim: 1
3 Watchmen 130 0 PERSON 4 Watchmen: 3, Watchmen de a HBO: 1
4 TV 0 0 PERSON 4 TV: 4
5 pandemia 0 150 NONE 3 a pandemia: 2, pandemia: 1
6 comédia 0 120 NONE 3 comédia: 3
7 Damon Lindelof 100 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Lindelof): 1, o criador Damon_Lindelof: 1, Lindelof: 1
8 Succession 100 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Succession): 1, Succession: 2
9 Kimmel e Jennifer_Aniston 80 0 PERSON 3 (tacit) eles/elas (referent: Kimmel e Jennifer_Aniston): 2, Kimmel e Jennifer_Aniston: 1
10 Schitt’s Creek 80 0 ORGANIZATION 3 Schitt’s_Creek: 3