Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Mercado Central de Valencia1

Jogadores dos Valência abandonaram relvado após afirmados injúrias racistas contra Mouctar Diakhaby. Recomeçou-se a partida, mas o central de Francia não retornou.Nova polémica a envolver um afirmado caso de racismo no futebol, desta feita na Liga de Espanha: este domingo, o duelo entre Cádiz e Valência esteve suspendido durante cerca de 20 minutos na sequência de uma suposta injúria racista de Juan Cala a Mouctar Diakhaby, central da formação «che».O caso levou os jogadores do Valência a abandonarem o terreno de jogo – com 1-1 no marcador -, seguidos dos atletas do Cádiz. Cerca de 20 minutos depois, os futebolistas das duas equipas retornaram ao relvado e, de acordo com o Valência, Diakhaby pediu aos companheiros de equipa para voltarem ao jogo.O francês, por sua vez, não retornou: Hugo Guillamón trocou ele , arremessado por Javi Gracia aquando do reatamento de o encontro. O Valência, através das redes sociais, afirmou mesmo que Diakhaby «foi alvo de injúrias racistas» e demonstrou-se, naturalmente, «contra todo e qualquer ato» do género.De referir que dois portugueses foram titulares no Valência: Thierry Correia e Gonçalo Guedes.

Jogadores da equipa «che» deixaram o relvado e o jogo esteve suspendido durante cerca de 20 minutos.O Valência reagiu oficialmente através das redes sociais ao caso de afirmado racismo contra Mouctar Diakhaby no jogo com o Cádiz, este domingo, em que o central de Francia vai ter sido alvo de injúrias por parte de Juan Cala, caso que governou à saída dos jogadores do relvado.»A equipa reuniu-se e decidiu voltar para combater pelo símbolo, mas condena firmemente o racismo em todas as suas maneiras», iniciou por referir o símbolo «che» no Twitter, revelando logo depois o pedido de Diakhaby aos companheiros de equipa:»O jogador, que foi alvo de uma injúria racista, pediu aos seus companheiros que voltassem ao campo para combaterem. Todos contigo, Mouctar», adicionou o Valência.Em causa vão ter estado afirmadas vocábulos de cariz racista conduzidas ao francês Diakhaby por parte do central do Cádiz, Juan CalaEstalou a polémica na Liga de Espanha numa atitude sem precedentes por parte de uma equipa: este domingo, aos 33 minutos do jogo entre Cádiz e Valência, os jogadores da formação «che» abandonaram o terreno de jogo depois de uma troca de vocábulos entre Juan Cala e Mouctar Diakhaby, central dos visitantes.Em causa vão ter estado afirmadas vocábulos de cariz racista conduzidas ao francês por parte do central do Cádiz. Diakhaby não escondeu o motim, os ânimos exaltaram-se e os jogadores do Valência deixaram o relvado.Pouco depois, os jogadores do Cádiz também seguiram para os balneários, ficando o encontro em suspenso numa altura em que o marcador registava 1-1.Equipas voltaram ao terreno de jogo cerca de 15 minutos depois de recolherem aos balneários, devido a afirmadas vocábulos racistas contra Diakhaby, central valenciana.O Cádiz-Valência deste domingo, referente à 29.ª jornada da Liga de Espanha, ficou marcado por uma interrupção devido ao desamparo do relvado por parte dos jogadores da equipa visitante, à passagem do minuto 30, em solidariedade para com o defesa Mouctar Diakhaby.Em causa vão ter estado afirmadas vocábulos racistas dirigidos ao central francês por Juan Cala, jogador dos anfitriões. Diakhaby não se deixou ficar e até se o admoestou , deixando o terreno de jogo, seguido dos seus companheiros de equipa.Os desportistas do Cádiz também se encaminharam para o balneário logo depois. Volvidos cerca de 15 minutos, os jogadores das duas equipas subiram novamente ao campo, exceção feita a Diakhaby, trocado por Hugo Guillamón no Valência. O jogo seria, consequentemente, recomeçado.

Valência é um município espanhol, capital da província homónima e da Comunidade Valenciana.

Gonçalo Manuel Ganchinho Guedes é um futebolista de Portugal que atua como atacante no clube de Espanha Valencia.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Spain

Cities: Cadiz

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Afirmado racismo no Cádiz-Valência: o que se sabe da polémica
>>>>>Valência alega racismo contra Diakhaby e revela pedido do central aos colegas – (ojogo-pt)
>>>>>Equipa do Valência deixou relvado após alegado insulto racista. Veja o vídeo – (ojogo-pt)
>>>>>Polémica no Cádiz-Valência: equipa visitante deixou o relvado e Diakhaby não regressou – April 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Equipa do Valência abandona relvado após alegado insulto racista a Diakhaby – April 04, 2021 (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Valência Jogadores dos 0 0 PERSON 11 Valência: 3, O Valência: 2, Jogadores_dos_Valência: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Valência): 1, o Valência: 4
2 Diakhaby 0 40 PERSON 8 o francês Diakhaby: 1, (tacit) ele (referent: Diakhaby): 1, Diakhaby: 6
3 jogo 0 0 NONE 6 O jogo: 1, o jogo: 3, jogo: 2
4 Mouctar Diakhaby 0 0 PERSON 5 defesa Mouctar_Diakhaby: 1, Mouctar_Diakhaby: 3, Todos contigo Mouctar: 1
5 o Cádiz 0 0 PLACE 4 o Cádiz: 2, Cádiz: 2
6 palavras 0 120 NONE 3 alegadas palavras racistas: 1, alegadas palavras racistas dirigidas: 1, palavras: 1
7 Juan Cala a Mouctar Diakhaby 0 0 PERSON 3 Juan_Cala: 3
8 caso 0 0 NONE 3 caso: 2, O caso: 1
9 causa 0 0 NONE 3 causa: 3
10 central 0 0 NONE 3 central francês: 2, o central: 1