Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Emblemas

O ex-internacional português Neno faleceu na quinta-feira, aos 59 anosO Barreirense lamentou esta sexta-feira a morte do ex-futebolista internacional de Portugal Neno, que assinou pelo Benfica em 1983, que concluiu a formação nos «alvi-rubros» e irá ser lembrado como um «excelente homem, de carisma e com um sorriso contagiante». «Entrou para os juniores do Barreirense com 16 anos, acabado de chegar do Santoantoniense, o seu primeiro clube em Portugal, e durante seis anos, os últimos quatro já na equipa sénior, agarrou com unhas e dentes as balizas de Barbados e auxiliou na subida à II Divisão nacional», escreveu o clube do Barreiro nas redes sociais.O ex-internacional português Neno faleceu na quinta-feira, aos 59 anos, informou o Vitória de Guimarães, clube no qual jogou e concluiu a carreira de futebolista, antes de exercer as funções de treinador de guarda-redes e, nas últimas épocas, de dirigente.»A partir daqui todos conhecem a história de vida Adelino Augusto Graça Barbosa Barros, mais conhecido por Neno, o guarda-redes cantor, que tinha no seu sorriso a sua imagem de marca e que por todos soube granjear a sua boa disposição», notou o Barreirense., mas satisfez a época seguinte no símbolo da margem sul do Rio Tejo por empréstimo das «águias», que encarnaria em duas períodos, além de três passagens pelo Vitória de Guimarães e outra pelo Vitória de Setúbal.»Aos 59 anos, a vida decidiu pregar-lhe uma partida e levou-o deste mundo. Uma perda para o nosso desporto, para a nossa sociedade e para todos aqueles que com ele privaram. Neste momento de dor, a direção e os sócios do Barreirense querem sentidos pêsames à família e amigos do nosso Neno. Que descanses em paz!», concluiu.Nascido na Cidade da Praia, em Cabo Verde, Neno ganhou três campeonatos e três Taças de Portugal pelo Benfica, além de uma Supertaça pelo Vitória de Guimarães, e amealhou nove internacionalizações pela seleção das «quinas», entre 1989 e 1996.

Tinha 59 anos de idade e estava intimamente ligado ao símbolo vimaranense e à cidadeFaleceu Neno, antigo internacional pde Portugal ligado há muitos anos ao Vitória de Guimarães.Adelino Augusto Graça Barbosa Barros, conhecido no mundo do futebol como Neno, tinha 59 anos de idade. A anunciou-se sua morte em a página oficial de o símbolo vimaranense, indicada com » profunda amargura «.»Antigo guarda-redes, o internacional de Portugal encarnou o Vitória em três momentos da sua carreira, integrando o grupo que conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira em 1988. Foi também no Vitória que deduziu um longo e belo caminho enquanto futebolista, conservando-se ligado ao clube em variadas funções, que foram desde os relvados até à representação institucional», refere a nota.De acordo com o Guimarães Digital, Neno faleceu na sua residência, vítima de enfermidade abrupta.Neno foi, também, guarda-redes, do Benfica, V. Setúbal e Barreirense. E vestiu nove vezes a camisola da Seleção Nacional.Presidente da Liga enalteceu as características do antigo guarda-redes, que morreu aos 59 anos.Pedro Proença recorreu esta sexta-feira à sua página oficial no Facebook para enaltecer as qcaracterísticasde Neno, antigo guarda-redes internacional português que fmorreuna noite de quinta-feira, aos 59 anos.»Esta é uma daquelas notícias que não desejamo, nem jamais vamo estar preparados para receber. O Neno era um homem bom, íntegro, gentil, solidário e com uma enorme habilidade. Um exemplo para todos de como se tem que estar no futebol e na vida. O Neno era embaixador da Liga Portugal, porque foi alguém cujas características e qualidades nos transportavam para os melhores valores», pode ler-se na mensagem deixada pelo líder do organismo que tutela o futebol profissional.»Mas mais do que um embaixador, ou glória do futebol de Portugal, o Neno era, vai ser sempre, um bom amigo. É com muita amargura que escrevo estes vocábulos, e vou fazer questão que a sua memória e o seu bom exemplo perdurem no tempo. À família, amigos e a todos os que da sua vida tiveram o privilégio de fazer parte, deixo um abraço solidário neste momento de dor. O mundo fica mais pobre, bastante mais pobre. Nunca vou esquecer o teu abraço e sorriso fácil. Até já amigo, Neno!», rematou Proença.Dragões recorreram ao Twitter para lamentar a morte do antigo guardião.O FC Porto recorreu às redes sociais para lamentar a iimprevistamorte de Neno, antigo internacional português, que, entre outros, rencarnouV. Guimarães e Benfica, tendo estado ligado ao esímbolominhoto nos últimos anos.»O FC Porto diz as mais sentidas condolências à família e amigos de Neno, com quem tantas vezes nos catravessámodentro e fora do campo. Que a memória dos momentos, das histórias e do seu sorriso tão característico traga o conforto necessário neste momento difícil», pode ler-se no Twitter dos dragões.Neno foi vítima de enfermidade abrupta, aos 59 anos.

O Vitória Sport Clube, conhecido pelo acrónimo VSC, trata-se de um clube multidesportivo de Portugal fundado a uma Sexta-Feira, 22 de Setembro de 1922 e acolhido na cidade de Guimarães.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Portugal, Cape Verde

Cities: Praia, Barreiro

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Barreirense lamenta perda de «excelente homem e sorriso contagiante»
>>>>>Futebol português de luto: faleceu Neno, antigo guarda-redes de V. Guimarães e Benfica – June 10, 2021 (ojogo-pt)
>>>>>Proença reage à morte de Neno: «Jamais esquecerei o teu abraço e sorriso fácil» – June 11, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>«Neno tinha para todos um gesto amigo e um sorriso verdadeiro» – June 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Fernando Gomes fala em «legado quase incomparável» deixado por Neno – (ojogo-pt)
>>>>>FC Porto lamenta morte de Neno e lembra «sorriso caraterístico» – June 11, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Neno 0 270 PERSON 16 O ex-internacional português Neno: 2, (tacit) ele/ela (referent: Neno): 3, Neno: 11
2 eu 0 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
3 Vitória de Guimarães 0 0 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: o Vitória_de_Guimarães): 1, o Vitória_de_Guimarães: 3, o (referent: o Vitória_de_Guimarães): 1
4 clube 0 0 NONE 5 seu primeiro clube: 1, clube: 2, o clube: 1, um clube multidesportivo português fundado: 1
5 nós 0 0 NONE 5 nos: 2, (tacit) nós: 3
6 O FC_Porto 0 0 PLACE 4 O FC_Porto: 2, (tacit) ele/ela (referent: O FC_Porto): 2
7 Neno 410 0 ORGANIZATION 3 O Neno era embaixador de a Liga_Portugal: 1, O Neno era um homem bom íntegro afável solidário e com um enorme talento: 1, o Neno: 1
8 Proença 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Proença): 1, Proença: 2
9 Santoantoniense 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o Santoantoniense): 3
10 Vitória 0 0 ORGANIZATION 3 o Vitória: 3