Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Salón de los bustos, Casa Rosada

Uma multidão de torcedores e de personalidades do esporte e da política passou nesta quinta-feira pela Casa Rosada, em Buenos Aires, para se despedir do ícone do futebol Diego Armando Maradona, que faleceu aos 60 anos devido a uma insuficiência cardíaca.

Luigi de Magistris admitiu nesta quarta-feira o desejo de colocar o nome de Diego Maradona, ex-jogador de Argentina que levou o clube local, Napoli, a dois títulos nacionais e que faleceu hoje, em Buenos Aires, no estádio da cidade, em que ocorrem os jogos da equipe. Luigi de Magistris é o prefeito de Nápoles. que faleceu hoje, em Buenos Aires, no estádio da cidade, em que ocorrem os jogos da equipe.O líder local, em postagem no Twitter escreveu: «Rebatizaremos o Estádio San Paolo em homenagem a Diego Armando Maradona».Gimnasia y Esgrima lamentou o falecimento do antigo craque de Argentina.O Gimnasia y Esgrima, clube que era treinado por Diego Armando Maradona, lamentou a morte do antigo futebolista de Argentina, garantindo que o «vínculo de afeição incondicional» entre ambos ficará na sua história.»Jamais pensamos que deveríamos escrever esta notícia. Do fundo de nossos corações, lamentamos a morte de Diego Armando Maradona, nosso técnico», refere o clube de La Plata, na província de Buenos Aires, em comunicado.Faz 1 ano, Maradona assumiu o comando técnico de o clube de Argentina, com o Gimnasia y Esgrima a garantir vínculo de afeição incondicional Deus de o futebol com » profunda dor «. que o » » vai permanecer em a história de o Gimnasia de La Plata, despedindo se de o » «profunda dor».»Vamos estranhar a tua ausência a orientar os treinos, ver-te feliz em cada homenagem que te fizeram nos diversos estádios de futebol argentinos, os gritos de golo e estamos orgulhosos por te ter dado esta oportunidade», acrescenta.Maradona, considerado um dos melhores futebolistas da história, faleceu hoje na sua residência, na Argentina, aos 60 anos, anunciou o seu agente e amigo Matías Morla.Segundo o jornalismo de Argentina, Maradona padeceu uma paragem cardíaca na sua vivenda na província de Buenos Aires.A sua carreira de futebolista, de 1976 a 2001, ficou marcada pela conquista, pela Argentina, do Mundial de 1986, no México, e os dois títulos italianos e a Taça UEFA arrebatada ao serviço dos italianos do Nápoles.Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira, aos 60 anos, em sua casa na província de Buenos Aires após enfrentar diversos problemas de saúde e vícios.

Na quinta-feira 05 de novembro No entanto, o médico pretendia que o antigo astro do futebol global permaneça internado até, pelo menos, sexta-feira.O antigo futebolista de Argentina Diego Armando Maradona, que foi operado a um hematoma no cérebro, estava com uma recuperação «excelente» e já desejava ter alta hospitalar, revelou o seu médico.» estávamo bastante contentes. Ele conseguia caminhar e, notava, quando falava comigo-se que estava bastante lúcido», progrediu à ijornalismoLeopoldo Luque, que liderou a equipa de neurocirurgiões responsáveis pela operação.Ainda assim, e apesar de Maradona ter dito o desejo de deixar já o hospital de Buenos Aires onde foi operado, Luque declarou que pretendia que o antigo astro do futebol global permaneça internado até, pelo menos, sexta-feira.operou-se o ex-futebolista que atualmente treinava os argentinos de o Gimnasia de la Plata,, com êxito em a noite a um hematoma subdural, detetado durante um check-up.aradona, que completou 60 anos npassada, tinha sido internado na segunda-feira, anémico, desidratado e deprimido.Faz 34 anos, a seleção argentina o campeão global em o México, operou em um hospital em a província de Buenos Aires. Várias pessoas reuniram-se junto à porta da chospitalpara dprovara afascíniopelo agora treinador do Gimnasia de la Plata, com bandeiras e cânticos.

Casa Rosada é a sede da presidência argentina, em Buenos Aires, assim chamada pela cor aproximadamente rosa.

A morte de um dos melhores e mais carismáticos jogadores da história, ocorrida na quarta-feira em sua casa no subúrbio de Buenos Aires, desencadeou reações profundas e homenagens em todo o mundo, inclusive de presidente e do papa Francisco.

«Maradona é a maior coisa que me ocorreu na vida. Eu o amo tanto quanto meu pai, e é como se meu velho tivesse falecido», declarou, em prantos, Cristian Montelli, funcionário administrativo, de 22 anos, que tem uma tatuagem com o facezinha de Maradona em uma perna.

Em meio às muitas homenagens, também houve incidentes violentos. Quando os admiradores, que formaram uma fila de mais de 2 quilômetros no centro de Buenos Aires, se afobaram, as forças de Polinesia Francesa dispararam balas de borracha e gás lacrimogêneo para se despedir de Maradona antes que o transferissem ao lugar de seu funeral.

Diante da mobilização imensa, a família e as autoridades decidiram aumentar o velório até as 22h, três horas mais do que o horário calculado originalmente.

Mas a sede do governo ficou cheia de torcedores exaltados, e as autoridades resolveram retirar o féretro do lugar por segurança, segundo a TV local.

Alguns meios de comunicação argentinos estimavam que até 1 milhão de pessoas poderia comparecer para se despedir de seu ídolo, apesar da pandemia de coronavírus.

Uma multidão ocupou durante toda a noite a Plaza de Mayo, que fica diante da Casa Rosada, para honrar o astro e esperar para lhe dar adeus. Na quarta-feira, dezenas de milhares de argentinos saíram às ruas e os estádios de futebol acenderam as luzes às 10 horas da noite – o número da camisa de Maradona – como tributo ao «Pelusa».

Muitos admiradores desenhavam alguns vocábulos tímidos de despedida ou arremessavam flores. Outros simplesmente choravam.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Argentina

Cities: Buenos Aires

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Com pranto e paixão, milhares de argentinos são despedidos de Maradona
>>>>>Prefeito de Nápoles quer rebatizar estádio da cidade com nome de Maradona – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Gabigol, do Flamengo, faz homanegem a Maradona dois dias depois de ida a Bombonera: ‘Sua presença foi sentida’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Conmebol lamenta morte de Maradona: «Melhor da história» – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>As reações à morte de Diego Maradona: «Deus voltou ao céu» – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Os melhores golos de Maradona em cada uma das equipas que representou – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>O adeus da seleção argentina a Maradona: «Eterno» – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Pelé lamenta morte da «lenda» Diego Maradona – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>REPERCUSSÃO-Veja reações à morte de Maradona – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Morre Diego Maradona, aos 60 anos – November 25, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Lineker diz que «era um prazer» estar com Marona e mostra imagem disso mesmo – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>OBITUÁRIO-Gênio do futebol, Maradona vivenciou o céu e o inferno – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Imprensa internacional repercute a morte de Maradona: ‘O maior do mundo’ – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Sporting lembra dia em que Maradona vestiu camisola dos leões – (ojogo-pt)
>>>>>Clube onde Maradona era treinador fala «vínculo de amor incondicional» – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Ivkovic, ex-Sporting, e o dia em que ganhou uma aposta a Maradona: «Inesquecível» – (ojogo-pt)
>>>>>Fora dos gramados, Maradona enfrentou vícios e vários problemas de saúde – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Diego Maradona 150 285 PERSON 16 (tacit) ele/ela (referent: Maradona): 1, o futebol Diego_Armando_Maradona: 1, Maradona: 4, (tacit) ele/ela (referent: O antigo futebolista argentino Diego_Armando_Maradona em o cérebro e): 1, Maradona npassada: 2, Diego_Armando_Maradona: 4, (tacit) ele/ela (referent: Maradona considerado um): 1, Maradona considerado um: 1, O antigo futebolista argentino Diego_Armando_Maradona em o cérebro e: 1
2 nós 70 0 NONE 5 (tacit) nós: 5
3 Leopoldo Luque 0 0 PERSON 4 a imprensa Leopoldo_Luque: 2, Luque: 1, (tacit) ele/ela (referent: Luque): 1
4 a província de buenos_aires 0 0 NONE 4 a província de Buenos_Aires: 4
5 Casa Rosada 0 0 PERSON 3 Casa_Rosada: 3
6 Esgrima 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: y Esgrima): 1, y Esgrima: 2
7 admiradores 0 0 NONE 3 Muitos admiradores: 1, os admiradores: 2
8 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
9 Luigi de Magistris 0 106 PERSON 2 Luigi_de_Magistris (apposition: O prefeito de Nápoles): 1, (tacit) ele/ela (referent: Luigi_de_Magistris): 1
10 eu 0 80 NONE 2 (tacit) eu: 1, me: 1