Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ecuador, Anden, Antisana a Cotopaxi

Não havia dúvidas de que o favoritismo era argentino partida contra o Equador. Porém, o triunfo de 3 a 0 não veio tão fácil assim quanto o placar tenta transparecer. Apesar de um bom primeiro tempo de Messi e empresa, os equatorianos não se entregam, dominaram a partida no segundo tempo e deixaram a Copa América após cometerem dois erros primários nos minutos finais do jogo, no Olímpico, em Goiânia.

Destaque da seleção colombiana na Copa América, o avançado do FC Porto é destaque no jornalismo de Brasil.Autor do golo assinalado como o mais belo da Copa América até aqui, o avançado Luíz Dias, do FC Porto, ganhou destaque no jornalismo brasileiro após as boas exposições pela seleção de Colombia. O porto UOL realçou que o jogador de 24 anos encarnou a Colômbia na Copa América dos Povos Indígenas, disputada em 2015.Com somente 18 anos, o atacante credenciou-se para o torneio pois pertencia à etnia Wayuu, grupo indígena do nordeste do país, também presente na Venezuela. Observou-se o jogador capitão e autor de dois golos em o torneio, de perto por o ídolo de o país, o histórico ex-médio Vanderrama. Foi ele quem mencionou Díaz ao Baranquilla FC.Em seguida, o desportista passou pelo Junior de Barranquilla e chegou à principal seleção cde Colombia antes de se transferir para o FC Porto. Pelos dragões, o avançado já marcou 25 golos em 97 jogos. Pela seleção, adiciona três golos em 20 jogos.Díaz volta a jogar no próximo sábado, diante do Uruguai, nos quartos de final da Copa América. Caso avance, poderá defrontar Argentina ou Equador nas meia-finais.

Na terça-feira 15 de junho em uma das principais rivalidades recentes da Copa América, Argentina e Chile se enfrentaram no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro, na abertura do grupo A do torneio continental, e empataram em 1 a 1.

Equador, oficialmente República do Equador, é uma república democrática representativa localizada na América do Sul restringida a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Peru e a oeste pelo mar Pacífico.

Argentina, oficialmente República Argentina, é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires, capital do país.

Na primeira etapa, os argentinos mandaram na partida. Messi organizou o andamento da seleção. Aos 22 minutos chegou a perder um gol daqueles que não costume desperdiçar. Deslocou o goleiro e chutou com firmeza, mas a bola bateu na trave. Foi dos pés dele também que saiu o bonito passe para De Paul abrir o placar, aos 39 minutos.

Os equatorianos, que deixam a competição sem terem vencido uma partida sequer , tiveram poucos momentos dignos de nota no primeiro tempo e recorreram a um jogo um pouco truculento. Somente nos primeiros 45 minutos, o Juiz de Brasil Wilton Pereira Sampaio castigou três jogadores do Equador com o cartão amarelo.

Porém, no segundo tempo a situação mudou. O Equador passou a dominar a partida e instituiu diversas jogadas ofensivas que deram muito trabalho ao goleiro Emiliano Martínez. A Argentina recuou e passou sufoco para conseguir parar os equatorianos. Porém, os argentinos têm em ter Messi, se os jogadores do Equador não tiveram sorte em converter seus ataques em gols.

Com o triunfo, a Argentina vai enfrentar a Colômbia na semifinal. O jogo vai ser na terça-feira, no Mané Garrincha, em Brasília.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil, Colombia

Cities: Goiania, Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Copa América: ao contrário do que o placar de 3 a 0 propõe, Argentina padece para passar pelo Equador
>>>>>Luis Díaz é destaque no Brasil pelo desempenho na Copa América e origem indígena – (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Copa América 0 0 ORGANIZATION 4 a Copa_América: 4
2 Argentina 75 0 ORGANIZATION 3 Argentina: 1, A Argentina: 1, a Argentina: 1
3 seleção 50 0 NONE 3 a seleção colombiana: 1, a seleção: 1, a principal seleção colombiana: 1
4 Equador 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: O Equador): 1, o Equador: 1, O Equador: 1
5 a Colômbia 0 0 PLACE 3 a Colômbia: 3
6 partida 0 0 NONE 3 a partida: 2, partida: 1
7 jogadas 0 160 NONE 2 diversas jogadas ofensivas: 2
8 vitória 185 0 NONE 2 a vitória: 1, a vitória de 3: 1
9 República Argentina 80 0 PERSON 2 República_do_Equador: 1, República_Argentina: 1
10 eu 15 0 NONE 2 (tacit) eu: 2