Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Praia das Caxinas, Vila do Conde, Portugal (Unsplash)

Faz 2 meses, Rafael Lira, que acredita que realizou todos os sonhos, chegou a o Caxinas, com uma longa carreira por a Europa. O caminho faz dele uma inspiração para os companheiro de equipa, que até lhe chamam tio.Aos 38 anos, e O último deles em Portugal, no Caxinas.Nasceu no Brasil, mas grande parte da carreira é na Europa. Como é que tudo iniciou?-A minha tia também jogava e foi nela que encontrei a minha maior inspiração. No Brasil, joguei durante pouco tempo, a minha pretensão sempre foi chegar à Europa. Faz 14 anos, tive a chance de ir jogar para o Kairat em o Cazaquistão,, em 2007. Foi a minha primeira experiência fora do Brasil. Foi aí que comecei a construir uma carreira sólida.se o complicou em essa primeira mudança, o que foi mais difícil ? – Em o começo, devido em a cultura, em a língua e em a comida.tudo bastante diferente. Já para não falar do tempo… eu estava habituado a 38 graus na minha cidade e, de repente, havia temperaturas negativas. Mas foi uma experiência bastante boa.Posteriormente mudou-se para a Rússia. A adaptação aí já foi mais fácil?-Fui para a Sibéria, na Rússia, quando sai do Kairat. Na altura, o treinador já tinha interesse no meu trabalho. Foi uma ótima experiência, foi o clube onde estive mais tempo. O mais complicado são as saudades de casa, mas a minha minha esposa e os meus filhos estiveram sempre comigo. Eles são o meu património.»Não tinha noção da característica e da competitividade da Liga Placard»Depois de outras experiências, mudou-se para o Caxinas. Como surgiu essa mudança?-Aqui, realizei o sonho que faltava. É uma realidade bastante diferente. Mas há uma pessoa bastante importante no processo, o treinador Paulo Tavares. Faz 11 anos, atravessei me com ele em a Rússia ou 2012, e há mais ou menos três anos tive uma proposta bragançana, mas na altura não consegui vir para Portugal. Recentemente, falou-me da chance do Caxinas, falou com a presidente que posteriormente me contactou, e a mudança concretizou-se.Está a gostar desta nova experiência?-Não tinha a noção da característica e da competitividade da Liga Placard. Jamais trabalhei com desportistas com 16/17 anos, foi sempre com mais velhos. Soube do protagonismo que tinha para eles como fonte de inspiração, quando cheguei. Há miúdos que me chamam de tio. Está a ser um privilégio para mim.Até ao final da temporada, que pretensões tem?- Desejo auxiliar a equipa a permanecer na Liga Placard. Com trabalho, temos todas as condições para conseguir.

Treinador dos dragões falou sobre o protagonismo de se fazer uma observação sobre o tempo útil de jogo no futebol português.se questionou Sérgio Conceição em conferência de Imprensa de antevisão a o segundo jogo de as meias-finais de a Taça de Portugal, frente a o Braga, sobre se é crucial fazer uma observação sobre o tempo útil de jogo e sobre a calendarização de o futebol português. Sérgio Conceição é treinador do FC Porto.»Penso que sim, é importantíssimo, não só sobre a calendarização. Não é por acaso que em duas reuniões [da UEFA] o assunto principal foi mesmo esse, o tempo útil de jogo. Reunião promovida pela UEFA, entre treinadores presentes na Champions, o VAR obviamente foi debatido também, e depois foi o tempo útil de jogo», iniciou por declarar, lembrando os vocábulos de André Horta após a eliminação bragançana.»Aquilo que o André Horta declarou, mas quando chegamos a Europa, também outros treinadores declaram, de [as equipas de Portugal terem obstáculos], se calhar tem a sua razão. Não é fácil, o Braga defrontou uma equipa que nos instituiu obstáculos inacreditáveis na Champions há bem pouco tempo, clube de top-5 em Itália, não é fácil. Encontramos um ritmo acima da média, é tudo diferente nesta maneira de abordar o jogo», continuou, falando depois do clássico com o Sporting.»Confessarei, no último jogo, fui ver o jogo outra vez, eram 4h00 e estávamos a trocar mensagens, porque desejava que analisassem o tempo útil de jogo. Em cada 15 segundos, o jogo parava. Para meu assombro de manhã, através de várias pesquisas que fizemos, o tempo de jogo útil oficial foram cerca 46 minutos. É baixíssimo. E depois mais grave é, não sei… Não desejo entrar bastante por aqui. Falei aqui uma vez que se tivessem de dar 10 minutos, 12, davam e levei um processo por causa disso. Por acaso o marítimo foi jogar contra nós e houve mesmo 10 minutos de compensação e não é que levei um processo por causa disso? Porque acertei no tempo de compensação. Tem de ser ver o tempo de compensação que se tem de dar, não acredito que com três tempos de substituição para cada uma das equipas, cinco paragens, duas vezes que o árbitro foi ao banco, entradas das equipas médicas em campo, dá três minutos? Três minutos devia ser só pelas substituições», disse ainda, para depois concluir:»Tem de haver uma reflexão de toda a gente. Intervenientes diretos e indiretos. É bastante importante falar sobre isto, para haver competitividade em Portugal e para fazermos boas figuras na Europa. Há reunião agendada para amanhã para começar a discuti estes assuntos que são imprescindíveis.»

As ‘Caxinas’ são uma zona piscatória, que faz parte de Vila Do Conde.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Portugal, Russian Federation, Brazil

Cities: Braga

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>»Em Portugal realizei o sonho que me faltava»
>>>>>Conceição e o tempo útil de jogo no FC Porto-Sporting: «Eram 4h00 e estávamos a trocar mensagens…» – March 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>«Em Portugal não se quer jogar e depois qualquer equipa de meia tigela…» – February 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Conhecido o árbitro do clássico entre FC Porto e Sporting – February 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>FC Porto já prepara clássico com o Sporting: as notas do regresso aos treinos – February 23, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>FC Porto vence Marítimo com golo aos 93 minutos e mantém distância para o Sporting – February 22, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Sporting prepara clássico frente ao FC Porto com baixa de peso – February 23, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Adeptos do Sporting decidiram: Palhinha foi o MVP da jornada 20 – February 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Onze ideal da 20.ª jornada da I Liga representado por seis clubes diferentes – February 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>O vídeo que mostra o carro de Tiger Woods capotado. Golfista já foi operado – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Francisco Conceição: «Claro que é diferente ser homem do jogo da I ou da II Liga» – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Exclusivo Mercado interno rende mais ao FC Porto: a comparação com o rival Sporting – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Sérgio remete para André Horta e diz: «Também estamos preocupados com os gritos» – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>»Quem é apaixonado pelo futebol fala do jogo, quem é subserviente e quer tachinho…» – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>O elogio de Sérgio Conceição ao Braga: «Quando têm bola, para mim….» – (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 235 60 NONE 29 (tacit) eu: 24, eu: 1, me: 4
2 nós 80 0 NONE 6 nos: 1, (tacit) nós: 5
3 a Europa 0 0 PLACE 6 a Europa: 4, ela (referent: a Europa): 2
4 experiência 290 0 NONE 3 uma experiência muito boa: 1, uma ótima experiência: 1, minha primeira experiência: 1
5 o tempo útil de jogo 210 0 NONE 3 o tempo útil de jogo: 3
6 mudança 60 0 NONE 3 essa mudança: 1, essa primeira mudança: 1, a mudança: 1
7 Caxinas 0 0 ORGANIZATION 3 As Caxinas: 1, o Caxinas: 2
8 Rafael Lira 0 0 PERSON 3 ele (referent: Rafael_Lira): 1, Rafael_Lira: 2
9 a Rússia 0 0 PLACE 3 a Rússia: 3
10 equipa 0 0 NONE 3 uma equipa: 2, a equipa: 1