Por: SentiLecto

A de Brasil Rayssa Leal, de somente 13 anos e amavelmente apelidada de Fadinha, conquistou nesta segunda-feira, na modalidade street do skate que também teve bons resultados no surfe. A modalidade street do skate é a segunda medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio para o Brasil.

Essa é a segunda medalha de Brasil no skate, que faz sua estreia em Tóquio. No masculino, Kelvin Hoelfer, ficou com a prata.Japão fez esta segunda-feira o pleno nas provas de rua de skate.O Japão fez esta segunda-feira o pleno nas provas de rua de skate, com Momiji Nishiya, de somente 13 anos, a converter-se na primeira campeã olímpica da modalidade, diante de Rayssa Leal, a mais jovem medalhada de Brasil.Num duelo entre meninas de 13 anos, Momiji Nishiya​​​​​​​, que adicionou 15,26 pontos, levou a melhor frente à skater brasileira, prata com 14,64. A também de Nipani Funa Nakayama, de 16 anos, foi bronze, com 14,49.A jovem de Japon seguiu os passos do seu compatriota Horigome Yuto, que na véspera triunfou na primeira final de skate na história olímpica, e garantiu o segundo ouro para o país organizador dos Jogos numa das modalidades em estreia em Tóquio2020.Mas também Rayssa Leal fez história para o Brasil, unindo o regulamento de mais jovem representante olímpica do seu país ao de mais jovem medalhada.As medalhadas na prova de rua constituem ainda o mais jovem pódio individual da história olímpica, com a idade das três «skaters» a dar uma média de 14 anos e 191 dias.Portugal esteve presente na estreia do skate em Jogos Olímpicos no domingo, com Gustavo Ribeiro a ser oitavo na prova conquistada por Horigome Yuto, diante do brasileiro Kelvin Hoefler e do de Noruega Jagger Eaton.A skatista Rayssa Leal, que aos 13 anos se tornou nesta segunda-feira a medalhista olímpica mais jovem brasileira, alegou que jamais deu escutados a quem declarava que as meninas não podem praticar o esporte.

Jhulia Rayssa Mendes Leal é uma skatista brasileira. Conhece-se Jhulia Rayssa Mendes Leal é mais conhecida como Rayssa Leal.

No Parque de Esportes Urbanos de Ariake, em Tóquio, a maranhense formou o pódio mais jovem da história do acontecimento poliesportivo. A japonesa Momiji Nishiya, também de 13 anos, que cinco meses mais velha de Rayssa, ficou com o ouro, , mas, e outra skatista do país-sede dos Jogos, Funa Nakayama, de 16, faturou o bronze.

Rayssa se classificou à final na terceira posição, entre 20 competidoras. Outras duas brasileiras, que também eram promessa de pódio, ficaram na etapa classificatória. Letícia Bufoni ficou na 9ª posição e Pamela Rosa na 16ª. Somente as primeiras oito colocadas foram à final.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fadinha conquista 2ª medalha de prata para o Brasil nos Jogos Olímpicos
>>>>>Olimpíadas: Rayssa Leal é prata no skate – July 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Olimpíadas: Leticia Bufoni e Pamela Rosa são eliminadas no Skate Street; Rayssa Leal avança à final – July 26, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Momiji Nishiya: a menina de 13 anos leva a medalha de ouro para casa – (ojogo-pt)
>>>>>»Nunca escutei quem dizia que meninas não podem andar de skate», diz Fadinha – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Rayssa Leal 110 0 PERSON 11 Rayssa_Leal: 3, Rayssa: 2, (tacit) ele/ela (referent: A brasileira Rayssa_Leal de apenas 13 anos e): 1, (tacit) ele/ela (referent: A skatista Rayssa_Leal): 2, A skatista Rayssa_Leal: 2, A brasileira Rayssa_Leal de apenas 13 anos e: 1
2 O Japão 0 0 PLACE 5 (tacit) ele/ela (referent: O Japão): 2, O Japão: 1, Japão: 1, a (referent: Japão): 1
3 Momiji Nishiya 0 25 PERSON 3 Momiji_Nishiya: 1, (tacit) ele/ela (referent: A japonesa Momiji_Nishiya também de 13 anos): 1, A japonesa Momiji_Nishiya também de 13 anos: 1
4 Horigome Yuto 170 0 PERSON 3 seu compatriota Horigome_Yuto: 2, Horigome_Yuto: 1
5 Jogos Olímpicos de Tóquio para o Brasil 160 0 ORGANIZATION 2 os Jogos_Olímpicos_de_Tóquio_para_o_Brasil: 2
6 brasileiras 100 0 NONE 2 Outras duas brasileiras: 2
7 Funa Nakayama 0 0 PERSON 2 Funa_Nakayama de 16: 1, nipónica Funa_Nakayama de 16 anos: 1
8 Tóquio 0 0 PLACE 2 Tóquio: 2
9 as provas de rua de skate 0 0 NONE 2 as provas de rua de skate: 2
10 bronze 0 0 NONE 2 o bronze: 1, bronze: 1