Por: SentiLecto

Clube azul e branco deixou mensagem de suporte a Mouctar Diakhaby.O FC Porto recorreu este domingo às redes sociais para reagir ao caso de aafirmadoracismo registado no Cádiz-Valência, em Espanha, que levou Diakhaby e restantes jogadores da equipa «che» a abandonarem o relvado à passagem da meia-hora de jogo.»Todos pertencem aqui. Estamos juntos, Diakhaby», escreveu o clube azul e branco no Twitter.Os jogadores do Valência retornaram ao relvado ao cabo de cerca de 20 minutos, exceção feita ao central francês, que vai ter sido alvo de injúrias racistas por parte de Juan Cala, jogador do Cádiz.Faz 1 ano, de lembrar que Moussa Marega também foi alvo de injúrias racistas durante um duelo entre o V. Guimarães e o FC Porto, em o Estádio D. Afonso Henriques. Na altura, também o avançado de Mali dos dragões deixou o terreno de jogo.

Jogadores dos Valência abandonaram relvado após afirmados injúrias racistas contra Mouctar Diakhaby. Recomeçou-se a partida, mas o central de Francia não retornou.Nova polémica a envolver um afirmado caso de racismo no futebol, desta feita na Liga de Espanha: este domingo, o duelo entre Cádiz e Valência esteve suspendido durante cerca de 20 minutos na sequência de uma suposta injúria racista de Juan Cala a Mouctar Diakhaby, central da formação «che».O caso levou os jogadores do Valência a abandonarem o terreno de jogo – com 1-1 no marcador -, seguidos dos atletas do Cádiz. Cerca de 20 minutos depois, os futebolistas das duas equipas retornaram ao relvado e, de acordo com o Valência, Diakhaby pediu aos companheiros de equipa para voltarem ao jogo.O francês, por sua vez, não retornou: Hugo Guillamón trocou ele , arremessado por Javi Gracia aquando do reatamento de o encontro. O Valência, através das redes sociais, afirmou mesmo que Diakhaby «foi alvo de injúrias racistas» e demonstrou-se, naturalmente, «contra todo e qualquer ato» do género.De referir que dois portugueses foram titulares no Valência: Thierry Correia e Gonçalo Guedes.Aos 33 minutos do jogo com o Cádiz, os jogadores do Valência abandonaram o relvado em solidariedade para com Mouctar Diakhaby.Estalou a polémica na Liga de Espanha numa atitude sem precedentes por parte de uma equipa: este domingo, aos 33 minutos do jogo entre Cádiz e Valência, os jogadores da formação «che» abandonaram o terreno de jogo depois de uma troca de vocábulos entre Juan Cala e Mouctar Diakhaby, central dos visitantes.Em causa vão ter estado afirmadas vocábulos de cariz racista conduzidas ao francês por parte do central do Cádiz. Diakhaby não escondeu o motim, os ânimos exaltaram-se e os jogadores do Valência deixaram o relvado.Pouco depois, os jogadores do Cádiz também seguiram para os balneários, ficando o encontro em suspenso.EM ATUALIZAÇÃOEquipas voltaram ao terreno de jogo cerca de 15 minutos depois de recolherem aos balneários, devido a afirmadas vocábulos racistas contra Diakhaby, central valenciana.O Cádiz-Valência deste domingo, referente à 29.ª jornada da Liga de Espanha, ficou marcado por uma interrupção devido ao desamparo do relvado por parte dos jogadores da equipa visitante, à passagem do minuto 30, em solidariedade para com o defesa Mouctar Diakhaby.Em causa vão ter estado afirmadas vocábulos racistas dirigidos ao central francês por Juan Cala, jogador dos anfitriões. Diakhaby não se deixou ficar e até se o admoestou , deixando o terreno de jogo, seguido dos seus companheiros de equipa.Os desportistas do Cádiz também se encaminharam para o balneário logo depois. Volvidos cerca de 15 minutos, os jogadores das duas equipas subiram novamente ao campo, exceção feita a Diakhaby, trocado por Hugo Guillamón no Valência. O jogo seria, consequentemente, recomeçado.

Na quarta-feira 10 de março «Tweet» do lateral formado nos dragões estimulou centenas de observações.Cedido ao Milan pelo Manchester United, Diogo Dalot preparava-se para reencontrar a equipa com a qual conservava contrato nos oitavos de final da Liga Europa, mas, antes, ainda «festejou» o apuramento do FC Porto, clube no qual se formou, para os quartos de final da Champions.No Twitter, o lateral português reagiu com somente um vocábulo: «Memorável», acompanhada de um coração azul. seguiram-se milhares de reações e centenas de observações à publicação de Dalot, desde adeptos do FC Porto a adeptos do Milan, scumpridoscom a «farpa» do jogador à riadversáriouventus. Os apoiantes da equipa de Cristiano Ronaldo também se fizeram «escutar», não poupando o ex-FC Porto a críticas e até injúrias.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Portugal, Venezuela, Spain

Cities: Valencia, Porto, Guimaraes, Cadiz

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>FC Porto reage ao caso de afirmado racismo no Cádiz-Valência
>>>>>Alegado racismo no Cádiz-Valência: o que se sabe da polémica – April 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Valência alega racismo contra Diakhaby e revela pedido do central aos colegas – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>Equipa do Valência deixou relvado após alegado insulto racista. Veja o vídeo – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>Polémica no Cádiz-Valência: equipa visitante deixou o relvado e Diakhaby não regressou – April 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Equipa do Valência abandona relvado após alegado insulto racista a Diakhaby – April 04, 2021 (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Diakhaby 0 40 PERSON 9 (tacit) ele/ela (referent: Diakhaby): 1, (tacit) ele (referent: Diakhaby): 1, Diakhaby: 7
2 Valência Jogadores dos 0 0 PERSON 7 Valência: 2, O Valência: 1, Jogadores_dos_Valência: 1, o Valência: 3
3 Mouctar Diakhaby 0 0 PERSON 6 defesa Mouctar_Diakhaby: 1, Mouctar_Diakhaby: 4, a (referent: Mouctar_Diakhaby): 1
4 jogo 0 0 NONE 6 O jogo: 1, o jogo: 3, jogo: 2
5 relvado 0 180 NONE 5 o relvado: 4, relvado: 1
6 central 0 0 NONE 4 central francês: 1, o central: 3
7 o Cádiz 0 0 PLACE 4 o Cádiz: 2, Cádiz: 2
8 alvo de insultos racistas 0 420 NONE 3 alvo de insultos racistas: 3
9 palavras 0 120 NONE 3 alegadas palavras racistas: 1, alegadas palavras racistas dirigidas: 1, palavras: 1
10 Diogo Dalot 25 0 PERSON 3 Diogo_Dalot: 1, (tacit) ele/ela (referent: Diogo_Dalot): 2