Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – {{{caption}}}

O JOGO levou a votos 10 grandes golos do FC Porto neste milénio e os leitores selecionaram o calcanhar de Falcao ao Benfica. A bicicleta de Taremi, que ficou em segundo lugar no prémio da FIFA de melhor golo de 2021 nem sequer concluiu no pódio, onde há espaço para um golaço de Hulk na Luz e o «tacon» de Jackson ao SportingHá pouco mais de uma semana, Taremi viu ruir, por bastante pouco, o sonho de vencer o prémio de melhor golo de 2021 para a FIFA. A bicicleta ao Chelsea chegou aos três finalistas, mas o de Iran foi «tramado» pelo painel de experts, que preferiu um remate de Erik Lamela, na altura ao serviço do Tottenham.À boleia deste e de outros grandes golos de jogadores do FC Porto, O JOGO selecionou 10 marcados neste milénio, promovendo uma eleição no seu site em que os resultados não deixam dúvidas: o calcanhar com que Falcao abriu percurso para uma das goleadas históricas dos dragões – o famoso 5-0 ao Benfica na era de Villas-Boas – foi selecionado como o «Puskas» do FC Porto.Falcao , deduziu o arremesse esboçado por Belluschi que passou David Luiz antes de meter em a área , , de costas para a baliza , em um gesto técnico que mereceu a preferência de um quinto de os votantes.»Já tinha marcado a todos os clubes, mas na Liga, ao Benfica, ainda não. Realço o primeiro golo que fiz, de calcanhar. Ainda fico arrepiado», atirou «El Tigre» alguns meses depois do tal gesto técnico que lhe vale agora, 11 anos depois, a votação de melhor golo da FC Porto neste milénio para os leitores de O JOGO, quando o vejo.Golos belos ao longos dos últimos 21 anos foram muitos e escolher aqueles cuja nota artística justificava a candidatura ao prémio «Puskas» – a que somente Taremi conseguiu chegar – não foi uma tarefa fácil, havendo sempre o risco de alguma injustiça na escolha dos 10 que foram a votação.O golo de Kelvin ao Benfica, que deu o título de 2013, será, seguramente, o mais emotivo de todos os que foram marcados por jogadores do FC Porto e, mesmo tendo sido na sequência de uma excelente realização técnica, não está no lote final por lhe faltar a tal nota artística.O Benfica, curiosamente, é o oponente a quem os portistas marcaram mais golos belos. Faz 10 meses, e o de Hulk, em o Estádio da Luz, a 2012, quando atirou uma uma bomba a o ângulo desde o bico de a área, acabou por ser o segundo mais votado.Seis anos depois, outra bomba no mesmo palco, mas numa zona mais central do terreno: agora saída do pé direito de Herrera, gelando a Luz ao minuto 90 e embalando o FC Porto para o primeiro título de Sérgio Conceição, também foi bastante votada, ficando com o quinto lugar, um pouco atrás da bicicleta de Taremi ao Chelsea que encantou a Europa e o Mundo no ano passado.A completar o pódio, outro grande golo de calcanhar, este assinado por Jackson Martínez ao Sporting: de costas, recebeu na coxa direita e, todo no ar, atirou sem suposições para Patrício.Lembre o golo:

Avançado do FC Porto esteve retido em Dalaman, na Turquia, desde segunda-feira, devido a um forte nevão que o impediu de entrar num voo de ligação para Teerão. Ser titular no jogo desta tarde contra o IraqueMehdi Taremi já se encontra no Teerão, apesar de improvável, o avançado pode até vir a. O avançado do FC Porto aterrou na capital iraniana na madrugada desta quinta-feira, fez o teste à covid-19, no qual testou negativo e está livre para ir a jogo pela seleção iraniana, às 14h30, diante do Iraque, a contar para a qualificação asiática para o Mundial’2022.Com Sardar Azmoun, companheiro na posição, infetado com covid-19 e a não poder ser alternativa, a chegada de Taremi é uma boa notícia para Dragan Skocic ainda que a titularidade do dianteiro do FC Porto seja muito improvável, tendo em conta a natural fadiga que a viagem vai ter provocado ao dianteiro de 29 anos. Dragan Skocic é selecionador de Iran.Lembre-se que Taremi ficou retido na cidade turca de Dalaman desde segunda-feira, após um forte nevão ter cortado as ligações aéreas e ter impedido a entrada do portista no voo de ligação para o Teerão.Sérgio Conceição ganha margem de manobra na defesa, nomeadamente nos corredores, com a recuperação do jovem de Lusaka e o retorno antecipado do nigeriano. Mas perde poder de fogo na frenteCom o triunfo sobre o Famalicão no retrovisor, o FC Porto começa na quarta-feira a preparação para a receção ao Marítimo. Sérgio Conceição concedeu dois dias de folga ao plantel, mas, entretanto, vai ter começado a fazer contas às oalternativaspara domingo, sabendo de antemão que pode respirar de alívio em relação ao setor defensivo, nomeadamente nas laterais: salvo algum iinesperado João Mário, Pepe e Zaidu evão estardisponíveis para o embate com os insulares.Zaidu entra nas contas para o Marítimo após eliminação da Nigéria na CAN, assim como João Mário e Pepe, que já estão adequados. Uribe, Luis Díaz e Taremi rumaram às seleções e são baixasAndebolista faz 20 anos em março, joga no Águas Santas e é o melhor marcador do Campeonato Placard. Estava em final de contrato, mas já renovou com os bicampeões.É um dos jovens jogadores de Portugal mais cobiçados, mas o FC Porto já garantiu a permanência de André Sousa, central de 19 anos – fará 20 no dia 3 de março – que estava em final de contrato e encarna, por empréstimo, o Águas Santas. Na temporada anterior, na mesma condição, esteve no Avanca.Benfica e Sporting, adversários dos azuis e brancos, estavam atenciosos à situação do adesportista tendo até corrido o brumorde que André Sousa já se teria comprometido com os encarnados. Tal não é verdade e, sabe O JOGO, o central continuará a encarnar os dragões e vai ter lugar garantido no plantel de Magnus Andersson em 2022/23.

Na terça-feira 18 de janeiro Avançado participou em direto num programa de TV do Irão.Mehdi Taremi viu o Prémio Puskás rumar a Erik Lamela. Apesar da «derrota», o de Iran ficou orgulhoso com o top-3 e deixou uma mensagem aos adeptos, participando ainda, em direto, num programa de TV do seu país.Sobre o FC Porto, Taremi não escondia a pretensão: foco no título e uma boa caminhada na Liga Europa.»A equipa estava a trabalhar bastante bem e a obter grandes resultados. Espero que possamos manter o registo para sermos campeões e deixarmos os nossos adeptos felizes. A equipa estava no percurso certo. estávamo focados no título e em fazer algo interessante na Liga Europa», iniciou por declarar, antes de falar a nível mais pessoal.»A minha própria evolução tem sido bastante boa e daria tudo para continuar a melhorar. sentia-me mais confiante do que na época passada. Já levava um ano e meio no FC Porto e sentia que os colegas são a minha família. tenho um relacionamento bastante mais próximo com todos e isso era bom para o meu futebol», continuou, antes de ser questionado sobre o mercado de transferências.»Qualquer resolução sobre isso pertencia ao FC Porto. Eu estava bastante contente no clube, tudo estava a correr bem, tenho uma vida bastante boa e serena. veremos o que ocorria no futuro, sendo que só o FC Porto podia decidir essa matéria», deduziu.

O Sport Lisboa e Benfica ComC • MHIH • OB é um clube multidesportivo de Portugal, fundado em 1904 e acolhido na clientela de São Domingos de Benfica, em Lisboa.

O tigre [feminino: tigresa] é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, que povoa o continente de Asipovicy.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Portugal

Cities: Porto, Jackson

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Leitores de O JOGO selecionaram: melhor golo do FC Porto neste século é de Falcao
>>>>>Odisseia chegou ao fim: Taremi já chegou ao Irão e vai a jogo – (ojogo-pt)
>>>>>Exclusivo FC Porto perde trio para as seleções, mas defesa ganha «reforços» frente ao Marítimo – January 25, 2022 (ojogo-pt)
>>>>>Exclusivo Benfica e Sporting estavam atentos, mas FC Porto segura André Sousa – (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 130 40 NONE 10 (tacit) eu: 8, me: 1, Eu: 1
2 o FC_Porto 0 0 PLACE 9 o FC_Porto: 7, (tacit) ele/ela (referent: o FC_Porto): 2
3 golo 200 0 NONE 4 o primeiro golo: 2, melhor golo: 1, o golo: 1
4 Sérgio Conceição 80 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Sérgio_Conceição): 2, Sérgio_Conceição: 2
5 Benfica 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: O Benfica curiosamente): 1, O Benfica curiosamente: 1, o Benfica: 2
6 o golo de kelvin a o benfica 240 0 NONE 3 O golo de Kelvin a o Benfica: 3
7 nevão 240 0 NONE 3 um forte nevão: 3
8 Taremi 180 0 PERSON 3 Taremi: 3
9 qualquer decisão 170 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: Qualquer decisão): 3
10 Dragan Skocic 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Dragan_Skocic): 2, Dragan_Skocic (apposition: selecionador iraniano): 1