Por: SentiLecto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realçou o comprometimento de Diego Armando Maradona, que faleceu nesta quarta-feira, aos 60 anos, com a soberania latino-americana e a solidariedade do craque argentino com causas populares.

Diego Armando Maradona morreu aos 60 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.Maradona, considerado um dos melhores futebolistas da história, faleceu esta quarta-feira na sua residência, na Argentina, aos 60 anos.A seleção de Argentina de futebol recordou Diego Armando Maradona, que faleceu esta quarta-feira aos 60 anos, como um futebolista «eterno» que ficará para sempre na memória do «planeta futebol».»Até sempre, Diego. Serás eterno em cada coração do planeta futebol», lê-se numa curta mensagem no Twitter oficial da seleção argentina.Também a Federação Argentina , «através do seu presidente Claudio Tapia, demonstra a mais profunda dor pelo falecimento» da «lenda» Diego Armando Maradona.O Boca Juniors, clube em o qual jogou antes de O Boca Juniors clube de for mudado para a Europa e em o qual concluiu a carreira, lamentou a morte de Maradona com uma curta e sentida mensagem:» Reconhecimento eterno. Eterno Maradona».»Não há vocábulos», considera o Newell’s Old Boys, outro dos clubes pelo qual passou o «astro» argentino.Maradona começou a carreira no Argentino Juniors, que fala em «Diego Eterno», numa mensagem acompanhada por imagem com um 10, número sempre usado pelo astro, e o seu ano de nascimento, 1960, e um emblema de infinito.Maradona, considerado um dos melhores futebolistas da história, faleceu hoje na sua residência, na Argentina, aos 60 anos, anunciou o seu agente e amigo Marias Morla.Segundo o jornalismo de Argentina, Maradona, que treinava os argentinos do Gimnasia y Esgrima, padeceu uma paragem cardíaca na sua vivenda na província de Buenos Aires.A sua carreira de futebolista, de 1976 a 2001, ficou marcada pela conquista, pela Argentina, do Mundial de 1986, no México, e os dois títulos italianos e a Taça UEFA arrebatada ao serviço dos italianos do Nápoles.Alberto Fernandez decretou três dias de luto oficial pela morte de Diego Maradona, acontecida nesta quarta-feira. Alberto Fernandez é o presidente argentino.

Luiz Inácio Lula da Silva, nascido Luiz Inácio da Silva e mais conhecido como Lula GCTE • GColL, é um político, ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro, principal fundador do Partido dos Trabalhadores e o 35º presidente do Brasil, tendo exercido a posição de 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2011.

«Diego Armando Maradona foi um gigante do futebol, da Argentina e de todo o mundo, um talento e uma personalidade única. A sua genialidade e paixão no campo, a sua intensidade na vida e seu compromisso com a soberania latino-americana marcaram nossa época», alegou o perfil oficial do ex-mandatário.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Lula relembra compromisso de Maradona com a soberania latino-americana
>>>>>As reações à morte de Diego Maradona: «Deus voltou ao céu» – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Os melhores golos de Maradona em cada uma das equipas que representou – (ojogo-pt)
>>>>>O adeus da seleção argentina a Maradona: «Eterno» – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>Fernández decreta 3 dias de luto na Argentina por morte de Maradona – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Barcelona lamenta morte de Maradona: ‘Obrigado por tudo’ – November 25, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Jornais argentinos lamentam perda de Maradona: ‘Com ele, se leva o futebol’ – November 25, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Diego Maradona 0 570 PERSON 12 Diego: 1, (tacit) ele/ela (referent: Maradona considerado um): 1, Maradona considerado um: 2, Maradona: 3, Diego_Armando_Maradona: 5
2 Argentina 0 0 PLACE 3 Argentina: 1, a Argentina: 2
3 Boca Juniors 0 0 ORGANIZATION 3 O Boca_Juniors clube de: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Boca_Juniors clube de): 2
4 futebolistas 200 0 NONE 2 os melhores futebolistas: 2
5 futebolista 80 0 NONE 2 um futebolista eterno: 2
6 mensagem 30 0 NONE 2 uma mensagem acompanhada: 1, sentida mensagem: 1
7 Argentino Juniors 0 0 ORGANIZATION 2 o Argentino_Juniors: 2
8 astro 0 0 NONE 2 o astro: 2
9 carreira 0 0 NONE 2 a carreira: 1, carreira: 1
10 esta 0 0 NONE 2 esta: 2