Por: SentiLecto

A operação de venda do Newcastle, clube que disputa a primeira divisão do Campeonato Inglês, para o Public Investment Fund , fundo controlado pelo governo da Arábia Saudita, foi deduzida, após o sinal verde dado pela Premier League.

Clube de St James Park tem proprietário mais rico do planeta do futebolEstá consumada a venda do Newcastle. Vendeu-se o clube de o norte inglês a um fundo de investimento de a Arábia Saudita, em uma operação que vai rondar os 350 milhões de euros.Ao fim de 14 anos, acaba o reinado de Mike Ashley e inicia um novo com Mohammad bin Salman, que vai ser o dono mais rico do mundo do futebol, com uma fortuna 10 vezes superior ao proprietário do Manchester City, por exemplo.O Newcastle, antigo candidato ao título em Inglaterra, tenta com esta operação um novo rumo, depois de presenças já nesta última década no Championship e de sete temporadas abaixo dos nove primeiros lugares da Premier League.os torcedores de a equipe de a finalização de o processo de compra de o Newcastle receberam com muita celebração a notícia em esta quinta-feira. Centenas de fãs se reuniram na porta do St. James Park, estádio do clube, para aguardar o anúncio oficial da transação.Organização recorda desrespeito pelos direitos humanos.A venda do Newcastle a um fundo saudita está a instituir alguma polémica no mundo do futebol. A Amnistia Internacional já veio a público criticar a Premier League por permitir que o negócio seja feito entre o clube e uma entidade com ligações à Arábia Saudita.Segundo a organização, a Premier League não tinha que ter validado a venda, dada a relação entre o fundo de investimento e o país, que tem estado na mira pelo não cumprimento de direitos humanos básicos, como a igualdade de género ou a liberdade de jornalismo.Amnistia Internacional, em comunicado.D screveu: «Em vez de permitir que os implicados em violações dos direitos humanos entrem no futebol de Inglaterra só porque têm dinheiro, pedimos à Premier League que mude as políticas do seu pdonoe presidente para as alinhar com os direitos humanos»,.urante a tarde desta quinta-feira ficou consumada a venda do Newcastle ao fundo saudita, numa operação feita por 350 milhões de euros.

Premier League é uma liga profissional de futebol inglesa e está no topo do sistema de ligas do futebol de Inglaterra, sendo a principal competição de futebol do país.

Se considera Newcastle o United Football Club, também conhecido como The Magpies, The Toon e The Geordies ou simplesmente , um de os maiores clubes de futebol de Inglaterra, com sede em upon Tyne.

A negociação havia sido recusada pela entidade que coordena a competição nacional em abril deste ano, devido a suspeita de transmissões piratas de jogos do Inglês para o Oriente Médio, através de uma emissora de TV saudita.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Saudi Arabia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Premier League dá sinal verde para venda do Newcastle a fundo saudita
>>>>>Acabou o reinado de Mike Ashley e o Newcastle tem um novo dono… bilionário – October 07, 2021 (ojogo-pt)
>>>>>Torcedores lotam arredores do St. James Park para comemorar compra do Newcastle; assista – October 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Newcastle coloca prazo de cinco-dez anos para chegar ao título inglês – (ojogo-pt)
>>>>>Amnistia Internacional critica Premier depois da venda do Newcastle a um fundo saudita – October 07, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Newcastle 0 0 ORGANIZATION 5 o Newcastle: 2, Newcastle upon: 1, O Newcastle: 1, Newcastle: 1
2 operação 0 0 NONE 5 esta operação: 1, uma operação: 2, A operação: 1, uma operação feita: 1
3 Amnistia 0 0 PERSON 4 A Amnistia_Internacional: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Amnistia_Internacional): 2, a Amnistia_Internacional: 1
4 Premier League 0 0 ORGANIZATION 4 a Premier_League: 4
5 clube 0 0 NONE 4 clube: 2, O clube: 1, o clube: 1
6 a venda de o newcastle 0 0 NONE 3 A venda de o Newcastle: 1, a venda de o Newcastle: 2
7 entidade 0 0 NONE 3 a entidade: 2, uma entidade: 1
8 James Clube de St Park 80 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Clube_de_St_James_Park): 1, Clube_de_St_James_Park: 1
9 Inglaterra 0 0 PLACE 2 Inglaterra: 2
10 a Arábia_Saudita 0 0 PLACE 2 a Arábia_Saudita: 2