Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Retrato oficial João Pinho de Almeida

Ruben Guerreiro declara que tinha marcado este dia e que deseja conservar a camisola azul na Volta a Itália.O ciclista de Portugal Ruben Guerreiro assumiu que tinha marcado agredi na nona etapa da Volta a Itália, que ganhou hoje, e que quer conservar a liderança da montanha.»Tinha marcado este dia no livro da corrida. Foi mesmo difícil ir para a escapada. Parecia que toda a gente queria ir para a fuga. Levámos 80 quilómetros até se formar um grupo. Com muito sorte e sacrifício lá consegui o grupo. Sabíamos que as equipas que estavam a combater pelo triunfo na geral não se iam importar bastante. O grupo era muito forte, mas consegui entrar e assim disputar a etapa», assumiu.Uando foi o primeiro a cortar a meta em Roccaraso, em declarações à agência Lusa, o ciclista do Montijo assumiu que eestatvitóriaera há mbastanteesperado e que por isso fcelebroutão intensamente, qem 5:41.20 horas, 208 quilómetros após a saída de San Salvo.»O festejo foi uma coisa de instinto, foi uma afeição bastante forte. Há quatro anos que tentava um triunfo internacional. Já tinha sido campeão nacional e tinha tido vários segundos. Finalmente [ganhei] uma etapa numa grande volta, saiu tudo dentro de mim. Foi um festejo que jamais mais esquecerei», referiu.Sobre a escapada, Guerreiro revelou que tentou «buscar ao máximo os companheiros de escapada, porque eles estavam bastante fortes».»Sabia que devia esperar pela última subida, porque o vento estava de frente. Havia muitos bons contrarrelogistas e bons trepadores. Eu fiz um pouco bluff, mas o ciclismo é assim. No final soube bem o triunfo», alegou.Além da triunfo, Ruben Guerreiro vestiu ainda a camisola azul, emblema de líder do prémio do montanha, que deseja conservar até à derradeira etapa.»Esta camisola é bastante bela e bastante importante para os italianos. E porque não para os portugueses também? Espero conseguir [levar] esta camisola até Milão. O [Giovanni] Visconti é segundo, a seis pontos [são oito], será difícil, mas sinto-me bem. Amanhã [segunda-feira] é o dia de descanso, recuperarei energia e combater por esta camisola».Uma vez que João Almeida conservou a liderança, que conquistou na terceira etapa, a chegada a Roccaraso foi histórica para o ciclismo de Portugal.»Foi um dia espetacular. Vou vir costas e dei com o João líder, só lhe perguntei se era líder. Ele não tinha percebido quando percebeu, que eu tinha ganhado a etapa abraçámo-nos os dois bastante contentes e aos saltos. Parecíamos dois miúdos que tinham tido boas notas na escola», brincou.Ruben Guerreiro assumiu que o ciclismo de Portugal «está bastante bem encarnado» e tem um grande futuro.»O João [Almeida] é um grande ciclista, temos também os gémeos [Ivo e Rui Oliveira]. Há alguns sub-23 que também podem dar deleites. O Rui Costa também continua a ganhar e o Nelson [Oliveira] é um dos melhores contrarrelogistas do mundo. Estamos bem encarnados, porque não ambicionamos a ganhar qualquer corrida no calendário?», questionou.

Ciclista de Portugal conserva o primeiro lugar da geral após a sétima etapa da Volta a Itália.EM ATUALIZAÇÃOLíder da Volta a Itália vai fazer o possível para conservar a camisola rosa.O ciclista de Portugal João Almeida garantiu este sábado que vai «dar o melhor» na dura nona etapa de domingo para conservar a camisola rosa, emblema da liderança na Volta a Itália, que preserva desde a terceira tirada.»Será uma etapa importante para a classificação geral e tenho a certeza de que os ciclistas vão agredi para ganhar tempo, enquanto eu tentarei defender a minha maglia rosa. Juntamente com a equipa, trabalhámos bastante na última semana e darei o meu melhor para conservar a camisola», garantiu, ao site da sua equipa.O desportista das Caldas da Rainha continua líder no Giro, após a oitava etapa isolado, pelo britânico Alex Dowsett . A oitava etapa é vencida.»Hoje foi um dia tranquilo, durante o qual pudemos descansar as pernas para domingo, pois ninguém desejava ir atrás de quem agrediu», explicou, referindo-se a um sexteto que cedo progrediu na tirada e deixou o pelotão a quase 14 minutos do ganhador.João Almeida foi 17.º, integrando o pelotão liderado pelo australiano Michael Matthews , sétimo, a 13.56 minutos, e continua na frente do Giro, façanha que vai cimentando desde a terceira tirada.»Os últimos sete dias foram bastante difíceis e stressantes, por isso as equipas desejavam ter uma etapa mais fácil antes de domingo, que vai ser um dia muito difícil e com muita escalada», completou.O português tem 43 segundos de progressão sobre o espanhol Pello Bilbao e 48 sobre o holandês Wilco Kelderman , segundo e terceiro classificados, respetivamente.No domingo, véspera do primeiro dia de descanso, disputa-se a nona etapa, com 208 quilómetros a ligar San Salvo a Roccaraso, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria de 9,6 quilómetros e com subidas até 12% de declive.O líder italiano falou antes de arrancar para a nona etapa da prova, que lidera.João Almeida falou este domingo na Eurosport, antes do arranque da nona etaJoão Almeida falou este domingo na Eurosport, antes do arranque da nona etapa, traçando o objetivo de conservar a camisola rosa João Almeida é ciclista de Portugalde Portugalde Portugal que lidera a Volta a Itália. João Almeida é ciclista de Portugalde Portugal que lidera a Volta a Itália. mas garantindo também que espera «sempre o pior».»Conservar a camisola rosa? Acho que só descobriremos no fim [da etapa], espero sempre o pior e darei tudo o que tenho para dar», iniciou por referir o desportista da Deceuninck Quick-Step, que acredita que pode beneficiar com as subidas no caminho:»De certeza que darei tudo o que tenho, eu e a equipa, para conservarmo esta camisola. Talvez consigamos conservar-la hoje. Subidas? Penso que são boas para mim, consigo trepar, veremos como as outras equipas se saem», rematou Almeida.

João Rodrigo Pinho de Almeida é um jurista e político português.

Um guerreiro é uma pessoa com frequência envolvida em combate e-ou com talentos para engajar-se em guerrazinha.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Portugal

Cities: Montijo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ruben Guerreiro e o encontro com João Almeida: «Parecíamos dois miúdos na escola»
>>>>>Giro: outra etapa ultrapassada e João Almeida ainda com a camisola rosa – October 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Giro: João Almeida fala em «dia muito especial» com a camisola rosa vestida – October 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Giro: João Almeida foi sexto na segunda etapa e continua a 22 segundos da camisola rosa – October 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>João Almeida estreia-se em grandes Voltas com o sonho da camisola branca – October 02, 2020 (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>João Almeida só perdeu para o campeão do mundo e foi segundo no crono que abriu o Giro – October 03, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>João Almeida: «Estou muito feliz. Esta camisola é fantástica para mim» – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>João Almeida continua a vestir rosa no Giro – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Marcelo Rebelo de Sousa felicita Amaro Antunes e «feito» de João Almeida – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>Giro: um francês que bisa e João Almeida firme na liderança – October 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Giro: «Ainda não consigo acreditar, estou superfeliz», diz João Almeida – October 05, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Um dos favoritos à vitória abandona Giro antes da quarta etapa – October 06, 2020 (ojogo-pt)
>>>>>>>>>Susto para João Almeida no Giro: teve de parar e foi abalroado por outro ciclista – October 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Giro: João Almeida é 3.º na quinta etapa e reforça liderança da geral – (ojogo-pt)
>>>>>Giro: João Almeida deixa uma certeza e uma garantia para a próxima etapa – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>«Disse que se vencesse uma primeira etapa, venceria outras» – October 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>João Almeida sobre a liderança do Giro: «Espero sempre o pior» – October 11, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 250 0 NONE 32 (tacit) eu: 27, me: 1, eu: 2, mim: 2
2 nós 0 50 NONE 14 nos: 1, (tacit) nós: 13
3 etapa 70 100 NONE 11 a terceira etapa: 1, etapa: 1, a derradeira etapa: 1, uma etapa importante: 1, a etapa: 2, uma etapa mais fácil: 2, a nona etapa: 2, uma etapa: 1
4 João Almeida 260 0 PERSON 11 João_Almeida: 4, (tacit) ele/ela (referent: João_Almeida): 1, Almeida: 2, o João: 1, João_Almeida (apposition: ciclista português): 1, João_Rodrigo_Pinho_de_Almeida: 1, O João: 1
5 Ruben 0 0 PERSON 6 Ruben_Guerreiro: 4, (tacit) ele/ela (referent: Ruben_Guerreiro): 2
6 triunfo 310 0 NONE 4 este triunfo era: 1, a vitória: 1, vitória: 1, uma vitória internacional: 1
7 camisola 70 0 NONE 4 Esta camisola: 1, esta camisola: 1, a camisola azul: 2
8 ciclista 50 0 NONE 4 um grande ciclista: 1, Ciclista português: 1, O ciclista português: 2
9 equipas 3 0 NONE 4 as outras equipas: 1, as equipas: 3
10 a Volta_a_Itália 0 0 OTHER 4 a Volta_a_Itália: 4