Por: SentiLecto

O antigo internacional português Neno faleceu na quinta-feira, aos 59 anosO secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, lamentou esta sexta-feira a morte do antigo internacional português Neno, realçando o ex-guarda-redes como um «ser humano extraordinário».»Ontem (quinta-feira], infelizmente, vimos partir um grande craque, sob todos os pontos de vista. O Neno foi um ser humano extraordinário. Deixo um sentido abraço à sua família, aos seus amigos e ao Vitória Sport Clube», referiu o governante, numa mensagem nas redes sociais.O antigo internacional de Portugal Neno faleceu na quinta-feira, aos 59 anos, informou o Vitória de Guimarães, clube em que o guarda-redes jogou e onde acabou a carreira, tendo depois sido treinador de guarda-redes e dirigente do clube vimaranense.

Tinha 59 anos de idade e estava intimamente ligado ao símbolo vimaranense e à cidadeFaleceu Neno, antigo internacional pde Portugal ligado há muitos anos ao Vitória de Guimarães.Adelino Augusto Graça Barbosa Barros, conhecido no mundo do futebol como Neno, tinha 59 anos de idade. A anunciou-se sua morte em a página oficial de o símbolo vimaranense, indicada com » profunda amargura «.»Antigo guarda-redes, o internacional de Portugal encarnou o Vitória em três momentos da sua carreira, integrando o grupo que conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira em 1988. Foi também no Vitória que deduziu um longo e belo caminho enquanto futebolista, conservando-se ligado ao clube em variadas funções, que foram desde os relvados até à representação institucional», refere a nota.De acordo com o Guimarães Digital, Neno faleceu na sua residência, vítima de enfermidade abrupta.Neno foi, também, guarda-redes, do Benfica, V. Setúbal e Barreirense. E vestiu nove vezes a camisola da Seleção Nacional.V. Guimarães honra o antigo guarda-redes, que morreu esta quinta-feira.O futebol de Portugal está de luto com a morte de Neno, antigo internacional de Lusaka que se realçou nas balizas de V. Guimarães e Benfica.Nas redes sociais, o clube vimaranense deixou uma mensagem de homenagem ao ex-guarda-redes, vítima de enfermidade abrupta.»Faltam-nos os vocábulos num momento como este. É com profunda amargura e coletivo sentimento de enorme afliçãozinha que o Vitória informa sobre o falecimento de Neno. Carismático, gentil e sempre disponível, Neno não foi somente uma figura do Vitória, mas um ícone da cidade, conhecido de todos e que para todos tinha um gesto amigo e um sorriso verdadeiro. A morte de Neno encarna uma enorme perda coletiva, mas em especial para a sua família e amigos, a quem o Vitória demonstra as suas mais sentidas condolências», pode ler-se na mensagem publicada pelo Vitória.Figura histórica do futebol de Portugal, Neno estava ligado há vários anos ao V. Guimarães. Morreu aos 59 anos, vítima de enfermidade abrupta.

Na sexta-feira 28 de maio João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, falava sobre o retorno dos adeptos às competições.O secretário de Estado da Juventude e do Desporto assumiu que «muito brevemente» haveria adeptos nos recintos e explicou que a recusa de público na final de râguebi era uma resolução da Direção-Geral da Saúde .»O que podia declarar, e o que tenho declarado, era que o público merecia estar nos espetáculos esportivos, o público pertencia também ao próprio espetáculo esportivo e eu estava em crer que bastante, mas bastante brevemente, teríamos condições reunidas para que isso possa ocorrer», assumiu João Paulo Rebelo.O governante adicionou que esperava que tal venha a ocorrer em breve em «todas as modalidades e em todos os escalões», algo que beneficiaria os adeptos e o próprio desporto.João Paulo Rebelo, questionado sobre a recusa da DGS a um pedido da Federação Portuguesa de Rugby para autorizar a presença de 500 adeptos na final do campeonato, que se disputava sábado, no Estádio Nacional, referiu que essa era uma resolução das autoridades de saúde.»O que era inegável era o que o Governo tem estado a fazer. A instituir condições, lutando esta pandemia, não dando espaço a esta pandemia, com os processos de vacinação, com a testagem, com tudo o que estava a ser feito para que, o mais rapidamente possível, a nossa realidade possa ser a mais parecida com a que conhecíamos antes desta pandemia, nomeadamente, ter público nos recintos esportivos, que era absolutamente imprescindível para os clubes, para as pessoas, para o desenvolvimento esportivo», reforçou.O governante acreditava que a presença de público estava «bastante próxima» de ocorrer, mas realçou que a «saúde pública estava em primeiro lugar».João Paulo Rebelo falava à agência Lusa à margem da cerimónia de inauguração da requalificação do Campo de Saltos do Centro Hípico Montebelo, a que foi dado o nome de Campo António Matos Almeida, um dos cavaleiros mais premiados no país que é eraa região de Viseu e se incomeçoueste espaço na modalidade.

O Vitória Sport Clube, conhecido pelo acrónimo VSC, trata-se de um clube multidesportivo de Portugal fundado a uma Sexta-Feira, 22 de Setembro de 1922 e acolhido na cidade de Guimarães.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Secretário de Estado realça «ser humano extraordinário»
>>>>>Futebol português de luto: faleceu Neno, antigo guarda-redes de V. Guimarães e Benfica – June 10, 2021 (ojogo-pt)
>>>>>«Neno tinha para todos um gesto amigo e um sorriso verdadeiro» – June 10, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>As mensagens e as reações à morte de Neno, antigo guarda-redes – (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Neno 0 210 PERSON 11 (tacit) ele/ela (referent: Neno): 2, Neno: 9
2 eu 252 0 NONE 9 (tacit) eu: 8, eu: 1
3 Desporto 0 0 ORGANIZATION 7 o Desporto: 3, (tacit) ele/ela (referent: o Desporto): 4
4 Vitória 0 0 ORGANIZATION 6 o Vitória: 6
5 internacional 0 0 NONE 6 o internacional português: 1, antigo internacional luso: 2, antigo internacional português ligado: 1, O antigo internacional português: 2
6 clube 0 0 NONE 5 o clube vimaranense: 1, clube: 2, o clube: 1, um clube multidesportivo português fundado: 1
7 guarda-redes 140 140 NONE 4 o antigo guarda-redes: 2, o guarda-redes: 1, Antigo guarda-redes: 1
8 João Paulo Rebelo 0 35 PERSON 4 João_Paulo_Rebelo: 3, (tacit) ele/ela (referent: João_Paulo_Rebelo): 1
9 era 100 0 NONE 4 era: 3, era inegável: 1
10 vítima de doença súbita 0 180 NONE 3 vítima de doença súbita: 3