Por: SentiLecto

– A 3R Petroleum, companhia especializada na operação de campos maduros de petróleo, precificou nesta segunda-feira sua oferta inicial de ações a 21 reais cada, abaixo da faixa estimada pelos coordenadores, de 24,50 a 31,50 reais por papel. A operação, que agitou 690 milhões de reais, consiste somente da emissão de ações novas, recursos que serão utilizados pela empresa para adquiri mais campos de petróleo da Petrobras, pagar por aquisições já feitas e aumentar a posição de caixa no polo de Macau. Faz 6 anos, a 3R posteriormente agregou como acionistas um grupo de executivos brasileiros e noruegueses de a indústria de petróleo por meio do veículo de investimentos DBO, formada em fevereiro de 2014 por os sócios Ricardo Savini e Daniel Soares. O fundo Starboard tem 52,3% do capital da 3R. O veículo da Starboard que tem participação no negócio tem entre os sócios o fundo de private equity Apollo. Faz 6 meses, sócios de a companhia emitiram 708 milhões de reais em debêntures, adquiridas por o BTG Pactual, em maio. Com os recursos, a empresa adquiriu da Petrobras campos de exploração no Rio Grande do Norte: Macau, Aratum, Serra, Salina Cristal Lagoa Aroeira. Salina Cristal é porto Carão.

– A produtora de pás para turbinas de energia eólica Aeris precificou nesta segunda-feira sua oferta inicial de ações a 5,5 reais por ação, abaixo da faixa estimada pelos coordenadores, de 6,50 a 8,10 reais cada. A oferta de ações novas agitou 834,6 milhões de reais, recursos que a empresa deve utilizar para modernizar suas duas fábricas e aumentar sua habilidade, hoje de cerca de quatro mil pás por ano, parte disso para exportação. Além disso, acionistas pessoa física venderem fatias correspondentes a 294,6 milhões de reais na oferta secundária. Com isso, a transação agitou 1,13 bilhão de reais. Instituída em 2010, a Aeris tem duas fábricas no complexo de Pecém . Ela alega que cerca de 70% do potencial eólico do Brasil está a menos de 500 quilômetros dessas unidades, onde produz equipamentos para Vestas, General Electric, Nordex e WEG. A Aeris tem que estrear no pregão da B3 na quarta-feira , negociada sob o ticker AERI3.

Na terça-feira 13 de outubro – A Rede D’Or São Luiz, maior grupo hospitalar privado do país, pretende aumentar a oferta de leitos de sua rede em cerca de 80% nos próximos cinco anos, informou a empresa em seu pedido de oferta inicial de ações nesta terça-feira. Trecho do documento mandado à Comissão de Valores Mobiliários ddeclarava «A cempresapretendia incrementar sua chabilidadeoperacional em mais de 5,2 mil novos leitos até o fim de 2025, além da pchancede expansão em hclínicasem mais de 1,7 mil leitos».Faz 2 meses, em o fim a Rede D’Or tinha 8.505 leitos totais, sendo 6,9 mil operacionais, distribuídos em 51 clínicas próprias, um sob gestão e 32 projetos em desenvolvimento. Além da expansão orgânica, o grupo alegou que pretendia utilizar parte dos recursos da oferta primária de ações para construir mais clínicas e adquiri clínicas, hospitais de oncologia, corretoras de seguros, entre outros negócios. O prospecto preliminar declarava: «A empresa compreendia haver expressivas chances para expandir ainda mais seus negócios e sua participação de mercado em um setor extremamente fragmentado». A operação serviria também para venda de ações detidas por atuais sócios da empresa, incluindo o fundo de private equity Carlyle, o FIP Delta e investidores pessoa física. O bastante aguardado IPO da Rede D’Or seria organizado por Bank America, BTG Pactual, JPMorgan, Bradesco BBI, XP, BB-Banco de Investimento, Citi, Credit Suisse, Safra e Santander Brasil. Faz 2 meses, a empresa informou em o documento que teve receita líquida de 9,86 bilhões de reais de janeiro a, praticamente estável em relação a igual fase de 2019. Mas os efeitos da Covid-19 fizeram a margem Ebitda cair de 26,6% para 14,8%. A companhia anunciou da última sexta-feira que havia pedido registro para IPO.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil, Macau

Cities: Serra, Rio Grande

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>3R Petroleum precifica IPO abaixo da faixa estimada, agita R$690 mi
>>>>>IPO da Aeris sai abaixo da faixa indicativa, movimenta R$1,13 bilhão – November 10, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 companhia 60 0 NONE 7 A companhia: 3, a companhia: 3, A empresa: 1
2 Aeris 25 0 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: a Aeris): 2, A Aeris: 1, Ela (referent: a Aeris): 1, a Aeris: 1
3 operação 160 120 NONE 3 A operação: 3
4 Rede D’Or 0 0 ORGANIZATION 3 a Rede_D’Or: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Rede_D’Or): 2
5 documento 160 0 NONE 2 o documento: 2
6 o veículo de a starboard 0 0 NONE 2 O veículo de a Starboard: 2
7 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
8 recursos 0 0 NONE 2 recursos: 1, os recursos: 1
9 última 0 0 NONE 2 a última: 2
10 cair de %26,6 para %14,8 0 60 NONE 1 cair de %26,6 para %14,8: 1