Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Praia de Copacabana – Rio de Janeiro, Brasil

Tardou, mas chegou. Finalmente turistas e cariocas puderam aproveitar as praias em manhãs ensolaradas no Rio desde o Natal. Um céu azul, com sol e muito calor permitiu um domingo de praias cheias na cidade. Com o risco por conta da circulação da variante Ômicron do coronavírus, alguns frequentadores reforçaram os cuidados para conseguirem curtir o dia típico do verão. Foi somente lá pelo fim da tarde que a chuva voltou em alguns pontos da Zona Oeste, deixando o município em estágio de mobilização a partir das 17h35, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte nas próximas horas.

— Estamos aproveitando o dia belo depois de uma fase mais chuvoso. Utilizando a máscara sempre que possível porque nós estamos em uma pandemia ainda, então é importante conservar os cuidados — declara o professor de biologia Pietro, de 27 anos, que é de São Paulo e estava acompanhando uma amiga de Francia em uma caminhada no famoso calçadão de Copacabana.

Copacabana é um bairro situado na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

Assim como os amigos que estavam no calçadão, o advogado Miguel Vieira, de 47 anos, aproveitou o tempo aberto para andar na orla com a máscara na facezinha, mesmo sem a obrigatoriedade da utilização em locais abertos.

— Acho melhor não arriscar. Eu estava com Covid e saí sexta-feira da clínica. Tive pneumonia depois da enfermidade e Faz 13 dias, internei. Estava chovendo direto, mas eu nem vi né, estava na clínica. Saí de lá e trouxe o sol — brinca.

Além da máscara, o distanciamento também é uma manobra utilizada por alguns cariocas e turistas. Em meios às muitas barraquinhas na areia, Vera Lucia do Carmo, de 57 anos, tirou o domingo para beber uma cerveja gelada e colocou sua cadeira mais afastada do resto do pessoal.

— Fiquei muito tempo sem sair de casa por causa da pandemia. Hoje vim aproveitar a praia, mas com cuidados. Não só por mim, mas também por pessoas que estão a minha volta, como minha mãe. Temo que proteger quem amamos. Fico aqui afastada de todo mundo, saio da praia e coloco minha máscara. Estou com muito medo dessa nova variante. Mas estou gostando do dia hoje, o sol faz falta né? É saúde também — explica Vera.

A atual taxa de positividade continua alta e atingiu esta semana a casa dos 50%, o que não acontecia desde agosto de 2020.

Segundo últimos dados divulgados pela prefeitura, o novo pico de casos de Covid-19 provocados pela variante Ômicron no Rio já é três vezes maior que o prévio, no auge da onda provocada pela cepa Delta na cidade. Enquanto aproveitava o domingo no Arpoador, a publicitária Carina Baptista, de 31 anos, falou sobre essa nova realidade :

Os dados se referem ao total de pacientes que relataram ter começado a sentir os sintomas da infecção no dia 3. Mas esse número tem que subir, já que outros casos atendidos nos dias seguintes ainda devem ser introduzidos no sistema.

— Depois de tanto tempo a gente meio que aprendeu a conviver. Esse é o novo cenário, acho que a gente precisa continuar com os cuidados, utilizar máscara. Eu estou sempre aqui com o meu álcool, higienizando as mãos, vacinada e aguardando a data da dose de reforço. A pedagoga Juliana Andrade, que conta que nem sempre é possível conservar todos os cuidados em dias de praias lotadas:, foi a praia de Copacabana na expectativa somente de um mormaço e se assombrou com o calorão.

— Tem gente que chega e vai se aproximando, mas a gente tenta ao maximo conservar a distância, nem sempre consegue. Caminho sempre com álcool na bolsa também.

Para segunda-feira, o Climatempo calcula um dia parecido com este domingo, sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde, com temperatura mínima de 23 graus, e máxima, de 37. Já terça e quarta-feira têm que dar trégua às chuvas, mconservandoo calorão. Esperam-se novas pancadas de chuva para quinta-feira, em a tarde e em a noite, assim como em a sexta-feira.uanto ao próximo fim de semana, a meteorologia calcula dias ensolarados e quentes.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo, Natal

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Apesar do progressão da Ômicron, cariocas e turistas lotam praias na manhã ensolarada deste domingo
>>>>>Ômicron: Novo pico de casos de Covid-19 já é três vezes maior que o da variante Delta no Rio – January 14, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Ômicron: Veja as cidades do Rio que já registram aumento de casos de Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ômicron: Com fila para internação, Rio reativará leitos de Covid-19 no Ronaldo Gazolla – January 11, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Número de internados por Covid-19 na rede pública do Rio dobra em 24 horas – January 10, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Ômicron impulsiona vacinação na cidade do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ômicron: Rio já vive uma nova onda da Covid, alerta secretário municipal de Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Testes de Covid-19: veja quando fazer a testagem, onde ser atendido no Rio e os horários – January 10, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Alta procura por exames: veja onde fazer testes de Covid no Rio de Janeiro – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Explosão de casos de Covid no Rio adia discussão sobre apresentações de blocos no Parque Olímpico e em Madureira – January 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: com aumento de 500% no número de testes, clínica particular em shopping já parcela pagamento em dez vezes sem juros – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>‘Só quem passa na pele sabe o que é’, diz pai de menino de 8 anos que venceu a Covid após 87 dias na UTI – January 07, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Casos diários de Covid -19 no Rio saltam de 21 para mais de 450 em duas semanas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Gamma, Delta e Ômicron: Entenda o atual cenário da Covid-19 no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Prefeitura inaugura centro de atendimento e testagem para Covid na Zona Sul; Maracanã terá unidade na próxima semana – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ômicron: Procura por vacinas da Covid-19 no Rio cresce em meio a alta de casos – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 300 100 NONE 21 (tacit) eu: 17, Eu: 2, eu nem: 1, mim: 1
2 nós 185 0 NONE 5 nós: 1, (tacit) nós: 4
3 gente 80 0 NONE 5 gente: 3, a gente: 2
4 Juliana Andrade 70 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: A pedagoga Juliana_Andrade que nem e): 2, A pedagoga Juliana_Andrade que nem e: 2
5 sol 0 50 NONE 3 o sol: 2, sol: 1
6 máscara 40 0 NONE 3 minha máscara: 1, a máscara sempre_que possível: 1, máscara: 1
7 0 50 PERSON 2 né: 1, falta né: 1
8 amigos 160 0 NONE 2 os amigos: 2
9 cuidados 160 0 NONE 2 cuidados: 1, os cuidados: 1
10 Carina 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: A publicitária Carina_Baptista de 31 anos): 1, A publicitária Carina_Baptista de 31 anos: 1