Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ícone de esboço

As chuvas que atingem o estado desde o primeiro dia do ano têm que dar uma trégua a partir da próxima semana, que vai ter máxima de 39 graus em alguns dias, segundo o Climatempo. Mas até domingo, apesar do ampliação na temperatura, é importante conservar o guarda-chuva na bolsa, já que pancadas devem acontecer à tarde e à noite.

No cuidado com a saúde, o cardiologista Alexandre Scotti assinala que é essencial se conservar hidratado, especialmente crianças abaixo de 5 anos e idosos, que têm maior potencial de desidratação. O cardiologista Alexandre Scotti é coordenador da Unidade Cardiointensiva do Hospital Badim. que têm maior potencial de desidratação. Segundo a Defesa Civil de Porto Alegre, os índices de radiação ultravioleta vão atingir níveis entre 11 e 16, marcadores que solicitam cuidado extremo. Entre as dicas para se proteger do calorão estão:

A zona de convergência do Atlântico Sul é uma faixa de nebulosidade de orientação noroeste-sudeste que se estende desde o sul da região amazônica até a região central do Atlântico Sul, identificável na composição de imagens de satélite.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, que estava provocando nebulosidade e chuva volumosa, já se desfez. Esta sexta, apesar da chance de chuva no final do dia, já será com uma temperatura mais alta e a máxima chega a 35 graus.

— Quando a cidade do Rio vai ter maiores fases com sol, o calor de janeiro vai ser sentido já nesta sexta-feira. Não dá para descartar completamente a possibilidade de algumas pancadas de chuva para o Rio nesta sexta e durante o fim de semana, mas essa chuva não deve provocar grandes transtornos. Não tem previsão de borrasca. Nos próximos dias, haverá mais sol, menos chuva, mais calor. O estado terá várias horas com sol forte — explica Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo.

A partir de segunda-feira, não há previsão de chuva no estado. No feriado de São Sebastião, dia 20, os termômetros têm que marcar máxima de 32 graus. Mas Josélia evidencia que a onda de calor não tem relação com a alta temperatura que atinge a região Sul do país:

Na sua vez, a Defesa Civil e a Comissão Permanente de Atuação em Emergência , integrada pelos órgãos municipais informam que estão em alerta e acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população.

— O Rio vai aquecer muito, o Sudeste do Brasil vai aquecer muito, mas não é a onda de calor que está lá na Argentina, no Rio Grande do Sul e no Uruguai que vem para o Sudeste. A Zona de Convergência do Atlântico Sul se dissipou. Uma massa de ar mais seca começa a ganhar força sobre a região Sudeste do país. Com a redução da nebulosidade e a entrada de ventos quentes vindos do Norte do Brasil sobre a região Sudeste, a temperatura no Rio subirá depressa nos próximos dias.

— No Rio e no Grande Rio, vai haver temperatura próxima dos 40 graus. Não dá para descartar completamente que bata nos 40 graus na segunda e na terça — adiciona Josélia.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil, Argentina

Cities: Rio Grande

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Após começo de ano com chuvas, Rio terá semana de calor e temperatura chega a 39 graus
>>>>>Onda de calor no RS pode causar desabastecimento hídrico, quebra na safra e problemas de saúde; veja como amenizar os efeitos – January 12, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Onda de calor de 43ºC no RS pode causar desabastecimento hídrico, quebra na safra e problemas de saúde; veja como amenizar os efeitos – January 12, 2022 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 temperatura 0 0 NONE 5 a temperatura: 2, uma temperatura: 1, a alta temperatura: 2
2 graus 0 0 NONE 4 39 graus: 1, os 40 graus: 1, 35 graus: 1, 32 graus: 1
3 o Rio 0 0 PLACE 4 o Rio: 3, O Rio: 1
4 Josélia 0 0 PERSON 3 Josélia_Pegorim: 1, Josélia: 2
5 Zona de Convergência do Atlântico Sul 0 0 ORGANIZATION 3 A Zona_de_Convergência_do_Atlântico_Sul: 3
6 a onda de calor 0 0 NONE 3 a onda de calor: 3
7 crianças 70 40 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: crianças): 2
8 cuidado 160 0 NONE 2 cuidado extremo: 1, o cuidado: 1
9 sua vez a Defesa_Civil e a Comissão_Permanente_de_Atuação 60 0 PERSON 2 sua vez a Defesa_Civil e a Comissão_Permanente_de_Atuação: 1, (tacit) eles/elas (referent: sua vez a Defesa_Civil e a Comissão_Permanente_de_Atuação): 1
10 a região Sudeste de o país 0 0 PLACE 2 o Sudeste: 1, a região Sudeste: 1