Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Praia de Copacabana – Rio de Janeiro, Brasil

Áreas de lazer da cidade, como o Aterro do Flamengo, e vias da orla carioca, como as de Copacabana, Ipanema e Leblon, continuam fechadas para pedestres neste domingo. A prefeitura do Rio chegou a acenar com uma possível reabertura, mas voltou atrás e conservou as áreas fechadas. O estacionamento na orla também segue proibido. Faz 1 mês, o encerramento aconteceu ainda em a administração de Marcelo Crivella para evitar aglomerações e travar o contágio de a Covid-19.

Quando as vias voltassem, no começo da semana, experts advertiram sobre a necessidade de ações claras de fiscalização sobre o cumprimento das normas de ouro, como utilização de máscaras e distanciamento a ser fechadas para lazer. Na ocasião, a prefeitura garantiu que a SMS de recomeçar o encerramento de pistas para atividades a o ar livre respaldou a resolução e que os frequentadores deveriam seguir normas sanitárias. Na segunda-feira, a pasta soltou uma nota alegando que a interdição de lazer na orla não teve os resultados esperados e justificou que, no último fim de semana, só levou as pessoas a se aglomerarem no calçadão.

Na quarta-feira 23 de dezembro a prefeitura do Rio decidiu que o bairro de Copacabana seria «fechado» durante a virada do ano. Somente habitantes poderiam ter acesso ao bairro. A resolução era do prefeito em exercício da Rio Jorge Felippe para evitar aglomerações.

Copacabana é um bairro situado na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

Ipanema é um bairro da Zona Sul do município do Rio de Janeiro, fundado em 1894 por José Antônio Moreira, conde de Ipanema.

A reabertura, que ocorreria neste fim de semana, foi suspensa para que a prefeitura conclua um plano de conscientização da população para o uso desses espaços. Em nota, a prefeitura elucidou que a campanha está sendo feita pela Secretaria Municipal de Saúde e que se a vai anunciar uma nova data para a reabertura .

A prefeitura informou, na tarde desta quinta-feira, que decidiu protelar a reabertura das areas de lazer e a volta da licença do estacionamento na orla aos domingos e feriados, conforme havia sido anunciado já para este fim de semana. O pilar antecipou a informação de Ancelmo Gois.

— Na praia, existe uma situação bastante especial. A gente deseja fazer na praia uma orientação maior para as pessoas a utilizar o espaço. Tem que ser mais cuidadoso, fazer campanha, adverti. Não havia condições adaptadas para fazer uma campanha neste fim de semana — alegou o prefeito na ocasião.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Colombia

Cities: Copacabana

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Áreas de lazer da cidade continuam fechadas neste domingo
>>>>>Prefeitura volta atrás e adia reabertura de áreas de lazer na orla do Rio – January 07, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Copacabana 40 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Copacabana): 3, Copacabana: 1
2 reabertura 40 0 NONE 4 A reabertura: 2, a reabertura: 1, uma possível reabertura: 1
3 prefeitura 0 0 NONE 4 A prefeitura: 1, a prefeitura: 3
4 Ipanema 0 0 PERSON 3 Ipanema: 2, (tacit) ele/ela (referent: Ipanema): 1
5 fim_de_semana 0 0 NONE 3 o último fim_de_semana: 1, este fim_de_semana: 2
6 a prefeitura de o rio 0 0 NONE 2 A prefeitura de o Rio: 1, a prefeitura de o Rio: 1
7 bairro 0 0 NONE 2 um bairro situado: 1, o bairro: 1
8 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
9 nota 0 0 NONE 2 uma nota: 1, nota: 1
10 ocasião 0 0 NONE 2 a ocasião: 2