Por: SentiLecto

Com o novo decreto da prefeitura do Rio como prevenção contra o coronavírus, bares e restaurantes só poderiam funcionar até às 17h e, com a liminar concedida pela justiça, seguiriam até às 20h. Ainda assim, estabelecimentos desrespeitaram as normas e equipes de vigilância fizeram 230 autuações no sábado, dia 6.

RESTRIÇÕES NO RIO: Veja tudo o que você precisa saber sobre as novas medidas na guerrazinha à Covid-19A loja chegou a ficar com meia porta fechada e parte dos clientes esperando do lado de fora, mas depois da confirmação da prefeitura aos agentes, reabriu para o público. Entretanto, a maioria dos estabelecimentos recebeu a notícia somente após o encerramento, inviabilizando uma reabertura ainda nesta sexta.— Faz 1 dia, recebemos com indignação a publicação de o decreto, ontem. A medida de encerramento às 17h é iinofensivae de eefetividadenão comprovada, seja técnica ou cientificamente. Precisamos lutar a pandemia de forma eficaz, conjunta e com diálogo. Esse triunfo na Justiça é bastante especial, vem num momento que os bares e restaurantes mais padecem.

Na sexta-feira 26 de fevereiro o projeto de armar a Guarda Municipal do Rio era um dos pontos exibidos pelo prefeito Eduardo Paes num pacote do município divulgado durante um almoço na tarde desta sexta-feira, dia 26, no Palácio da Cidade. Autor do projeto, o vereador Jones Moura recordava que no ano passado o ex-prefeito Marcelo Crivella fechou um pacto com a Polícia Rodoviária Federal para treinar os agentes da prefeitura. Segundo ele, também foram cedidas 150 armas para o começo do programa, que permanecem acauteladas na PRF. O treinamento ainda não iniciou. O pacto foi articulado com suporte do senador Flávio Bolsonaro.

— Dentro dessas autuações, em relação a bares e restaurantes, foram 50 multas e 13 proibições. No geral, o saldo é positivo, até o momento. Houve uma obediência ao decreto e objetivo principal era evitar aglomerações. Fica também o reconhecimento aos comerciantes, que apesar das obstáculos que esse momento encarna, cooperaram com o cumprimento das normas. Ao mesmo tempo, a fiscalização continua e é necessária, porque infelizmente alguns estabelecimentos insistem em descumprir as normas — declarou Brenno Carnevale em entrevista ao «RJ1». Brenno Carnevale é secretário de ordem pública municipal.

Faz 1 dia, em Copacabana, em a Zona Sul de a cidade, um restaurante chegou a fechar as portas de sexta-feira, dia 5, mas continuou com clientes no interior, como revelou a reportagem da Rede Globo. O local foi interditado e multado.

Um dos principais pleitos dos manifestantes é o de tentar, pelo menos, aumentar o horário de funcionamento permitido. Segundo representantes do setor, o faturamento é maior justamente no fase noturno, sobretudo com a adoção do home office por diversas companhias da cidade.

Rede Globo é uma rede de TV comercial aberta de Brasil com sede na cidade do Rio de Janeiro.

— Contamos, inclusive, com acusações da população, combinadas com informações de inteligência. Esse exemplo encarnou isso. Flagramos estabelecimentos com portas fechadas, mas pessoas atendidas presencialmente. Reforçamos que a cidade não está parada. Se permite a entrega de comida, por exemplo — explicou o secretário.

Manhã mais tranquila

Com o dia amanhecendo nublado, com direito a um leve chuvisco o movimento nas orlas do Leblon, Ipanema e Copacabana ainda era tímido até mesmo entre os pedestres e banhistas, por volta das 8h. Os quiosques estavam fechados e os ambulantes ainda não tinha aparecido.

— Acho injusto os barraqueiros e ambulantes serem impedidos de trabalhar se os bares e restaurantes podem funcionar. Acredito que o contágio seja bastante mais difícil em um ambiente aberto do que em um interno. Muitas famílias dependem desse sustento — declara Luiz Morgado, de 22 anos, aluno de economia.

— Aglomeração é aglomeração em qualquer lugar, não importa se é na praia, na rua ou no bar. Acho que sem as atividades comerciais, muitas pessoas vão deixar de frequentar a praia e por mais que seja um espaço aberto, as pessoas estavam aglomerando. Nos dias de sol a areia estava ficando lotada de banhistas, nem parecia que estávamos vivendo uma pandemia — declara o aposentado Ângelo Gomes.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bares e restaurantes são multados e interditados pela prefeitura após decreto mais rígido de funcionamento
>>>>>Trabalhadores e comerciantes de bares e restaurantes protestam contra decreto de Paes em São Conrado – March 05, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>‘Evitar que se repita o genocídio de 2020’, diz Paes sobre novas medidas restritivas no combate à Covid-19 – March 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Após nota da Fiocruz sobre agravamento da pandemia, Paes diz que poderá endurecer medidas no Rio – March 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Casos de variante do coronavírus fazem cidade do Rio se manter em risco alto para Covid-19 – February 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rio retoma vacinação de idosos contra a Covid-19; veja calendário e locais – February 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paes confirma retomada da vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira, dia 25 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação de idosos é retomada nesta quinta-feira no Rio; saiba quem pode entrar na fila e onde há postos de imunização – February 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Nova remessa de insumos de vacina contra a Covid-19 chega ao Rio de Janeiro – February 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Entrave na importação de insumo atrasou análise de pedido de registro de vacina da Fiocruz – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>No dia que apresenta pacote fiscal à Câmara dos Vereadores, Paes afirma que medida é ‘proteção para o cidadão’ – March 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Deu quórum: almoço com Paes tem 40 vereadores. Inclusive do PSOL – February 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio aprova cessão de 231 servidores para a Câmara – February 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Prefeitura do Rio divulga calendário de vacinação atualizado para idosos – March 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação contra a Covid-19 para idosos com mais de 79 anos é feita até quarta-feira; veja horários e locais – March 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>À espera de novas doses, cidades da Baixada adotam posturas diferentes em relaçao à vacinação – February 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>À espera de novas doses, cidades da Baixada adotam posturas diferentes em relação à vacinação – February 24, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio apresenta à Câmara pacote fiscal para economizar R$ 8,3 bilhões – March 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Covid-19: Paes diz que novas restrições são para ‘não repetir genocídio de 2020’ e evitar o lockdown – March 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Decreto de Paes sobre medidas restritivas prevê multa de R$ 566,42 a pessoas físicas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Em liminar, justiça do Rio amplia horário de funcionamento de bares e restaurantes até às 20h – March 05, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Paes limita horário de bares e fecha comércio da orla por uma semana – March 04, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Cidades do Rio endurecem restrições de circulação por causa da Covid; confira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Em liminar, Justiça do Rio amplia horário de funcionamento de bares e restaurantes até as 20h – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 80 80 NONE 7 (tacit) nós: 7
2 Rio Restrições No 0 0 PERSON 5 Restrições_No_Rio: 2, (tacit) ele/ela (referent: Restrições_No_Rio): 3
3 estabelecimentos 0 90 NONE 3 estabelecimentos: 2, alguns estabelecimentos: 1
4 eu 0 50 NONE 3 (tacit) eu: 3
5 pessoas 80 0 NONE 3 as pessoas: 1, muitas pessoas: 1, pessoas atendidas presencialmente: 1
6 dificuldades 0 80 NONE 2 dificuldades: 2
7 era 0 50 NONE 2 era tímido: 1, era: 1
8 justiça 50 0 ORGANIZATION 2 a Justiça: 2
9 17h 0 0 NONE 2 as 17h: 2
10 aglomeração 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: Aglomeração): 2