Por: SentiLecto

Quando vai haver anúncio de nova edição do Boletim Epidemiológico, que deve acontecer na parte da manhã, bares, restaurantes e outras atividades suspensas com a prorrogação das medidas restritivas na última semana, voltam a funcionar nesta sexta-feira, dia 9. Em 7 dias, a flexibilização acontecerá de maneira escalonada, no entanto conforme decreto de o último dia 2 de abril. Mas um relatório da Fiocruz divulgado ontem assinala que o conseqüência positivo do distanciamento social no Rio, que , era de 90,8%, de Janeiro só pode ser observado depois de, no mínimo, 14 dias de adoção das medidas e com adesão da população. Para os pesquisadores, ainda é cedo para sugeri qualquer medida de relaxamento. Pelo contrário, indicadores mostram que é fundamental intensificar a fiscalização nas áreas de lazer e praias. Nas clínicas públicas da capital era de 95%. A fila de espera por um leito de UTI teve a primeira queda depois de três dias de alta: passou de 674 para 643 pacientes, um número ainda alto.

Das nove regiões de Saúde do Rio, somente uma exibe taxa de profissão inferior a 80%.Historicamente somente parte dos municípios do Rio têm vagas de UTI, sendo dirigidas principalmente em cidades maiores. Das 92 cidades, somente 44 têm vagas de terapia intensiva para tratar o coronavírus. Já são 17 municípios que estão sem vagas para atender pacientes graves, sendo a pior situação em Rio das Ostras, que exibe uma superlotação de 118%.

Na segunda-feira 22 de março a Defensoria Pública do Rio de Janeiro encaminhou, na última quinta-feira , uma recomendação à Secretaria Estadual de Saúde e à Secretaria da Casa Civil para que sejam adotadas medidas de contenção da mobilidade social em todo o estado «de forma proporcional ao grau de em cada Região de Saúde, e não como estabelecido de maneira genérica no Decreto Estadual 47518/21», que determinava novas limitações contra a Covid-19 em todo o Rio. O prazo para a resposta do governo, de 72 horas, se concluía na tarde d.

Se a estipulou uma hora de tolerância para o efetivo fechamento de os serviços em estes locais.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bares, restaurantes e outras atividades voltam a funcionar nesta sexta-feira; pesquisadores da Fiocruz recomendam prorrogar
>>>>>Rio tem maior média móvel de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia; 647 pacientes estão na fila por UTI – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 municípios 120 320 NONE 2 17 municípios: 2
2 cidades 0 0 NONE 2 cidades maiores: 1, as 92 cidades: 1
3 forma 0 0 NONE 2 forma escalonada: 1, forma genérica: 1
4 o Decreto_Estadual 0 0 PLACE 2 (tacit) ele/ela (referent: o Decreto_Estadual): 1, o Decreto_Estadual: 1
5 todo o Rio 0 0 PLACE 2 o Rio: 1, todo o Rio: 1
6 atender pacientes graves a pior situação em rio_das_ostras 60 160 NONE 1 atender pacientes graves a pior situação em Rio_das_Ostras: 1
7 taxa de ocupação inferior 0 80 NONE 1 taxa de ocupação inferior: 1
8 Bares restaurantes e outras atividades suspensas 0 60 PERSON 1 Bares restaurantes e outras atividades suspensas: 1
9 a prorrogação de as medidas restritivas 0 60 NONE 1 a prorrogação de as medidas restritivas: 1
10 novas restrições 0 60 NONE 1 novas restrições: 1